Por Dentro Da Vegetação Arbustiva

Tanto as árvores quanto os arbustos são plantas que são muito semelhantes na aparência. Os arbustos diferem das árvores, pois não possuem um único tronco, claro, mas vários pequenos troncos, que surgem perto do nível do solo. Os arbustos são geralmente mais curtos do que as árvores, com menos de 6 metros de altura, com os pequenos galhos possuindo um diâmetro inferior a 8 centímetros de diâmetro. Eles têm vários caules perenes, que podem ser eretos ou podem estar mais flexíveis, estando mais perto do chão, embora nenhum desses troncos seja o dominante na constituição da planta.

Por Dentro Da Vegetação Arbustiva

Por Dentro Da Vegetação Arbustiva

Tipos De Arbustos

Existe certo grau de diferenciação entre os grupos de arbustos. Certo número de plantas podem ser arbustos ou árvores, dependendo das condições de crescimento. A Syringa é um arbusto que cresce com seu tronco composto de haste única. Algumas árvores, como a Acer palmatum têm vários troncos. Os arbustos podem crescer até o tamanho de uma pequena árvore. Mas a espécie Cornus, mais conhecida como cereja cornalina, é descrita como um arbusto que cresce bastante, até cerca de 8 metros. Outra espécie que se desenvolve bastante é a Malus sargentii, que cresce até 4 metros, mas aí a espécie já é considerada uma árvore.

Os arbustos geralmente são plantas com folhas amplas, com a exceção de algumas coníferas pequenas, tais como o zimbro. Os pequenos arbustos baixos, como a Pervinca, a Lavanda e Thymes são espessas apenas na base e são denominadas como subarbustos.

Com suas flores perfumadas, frutas marcantes, caules, folhagens decorativas atraentes e hábitos de arquitetura, não é de se admirar que os arbustos sejam tão populares hoje em dia. Naturalmente eles crescem em um amplo espectro de habitats, e há um arbusto adequado para todos os tipos de solos e variedade de climas.

Tipos De Arbustos

Tipos De Arbustos

Espécies De Destaque

Alguns arbustos como a Hamamélis (Hamamelis) têm uma cor deslumbrante, que lembra bem o outono, com folhas que variam desde o amarelo, passando pelo laranja e também pelo vermelho. Outros arbustos que têm uma profusão de pequenas flores que cobrem as hastes completamente são o Ceanothus, enquanto outros têm flores gigantes, como por exemplo, a Paeonia. Alguns arbustos como o Azevinho e a Pyracantha ganham bagas decorativas durante o inverno. Já os arbustos da espécie Cornus apresentam hastes brilhantes, que vão do vermelho ao amarelo vivo brilhante.

A Poda

Muitos arbustos respondem bem a poda, e voltam logo a uma estrutura central. Eles também podem ser moldados em formas apertadas, pois eles têm folhagem densa e ramos estreitos. Eles podem ser usados como decoração, aplicadas em telas e plantações de fundo. Muitas vezes elas são cultivadas próximas a arbustos ou misturadas com várias plantas perenes.

O Tipo Físico Da Planta

Os arbustos são plantas com mais de um tronco e quando a espécie atinge a idade adulta possui menos de 15 metros de altura. Os arbustos podem variar em tamanho e rastejam pelo chão e tem menos de 15 metros de altura. Os arbustos podem ser deixados para crescer de forma natural ou podem ser podados e moldados. É uma espécie que se adapta a todo tipo de trato, e podem ser podadas de uma forma intensa, normal ou mais suave, deixando mais folhas.

O Que Seria Hedge?

Segundo os entendidos, um hedge é “uma cerca formada por arbustos que crescem perto uns dos outros”. Uma cobertura também pode ser feita por árvores. Eles consistem de mais de um arbusto e têm usos diferentes em decoração e jardinagem. Eles proporcionam privacidade em qualquer forma, seja em telas, cercas, decoração visual e diferentes formas para atender os interesses do paisagismo em geral. Eles normalmente são mantidos em diferentes espaçamentos e com bastante poda de arbustos.

A Decoração Com Arbustos

Ao plantar arbustos da maneira descrita logo acima, a decoração é importante para alcançar a aparência desejada. Um espaçamento de 6 a 8 centímetros para os espaços pequenos, jardins mais curtos e 18 a 30 centímetros para coberturas maiores é o ideal para se fazer uma boa decoração. Por outro lado, os arbustos plantados para crescer livremente exigem espaçamento diferente. Quando a plantação de arbustos atingir o tamanho esperado de arbusto adulto, o ideal é que seja deixado um espaço em torno do arbusto adulto e espaço suficiente para comportar as suas raízes.

Mantendo As Formas Dos Arbustos

A limpeza das plantações com arbustos é importante para manter a forma correta e visualmente agradável. Ideal que as coberturas densas que estejam distribuídas uniformemente, desde o topo até o chão. Podar de modo que o topo fique ligeiramente mais estreito do que a parte inferior, permite que as partes inferiores das plantas fiquem preenchidas corretamente. Se os arbustos forem aparados com o topo mais amplo do que a parte mais baixa, os galhos mais altos do arbusto vão sombrear as partes inferiores que estão mais baixas e deixar espaço aberto na cobertura.

Além disso, mantendo a forma habitual de algumas maneiras de decoração requer uma maior freqüência de corte. Dependendo da forma e também do tipo de planta utilizada na cobertura, é necessário que seja feito o corte duas vezes por estação de crescimento ou mais dependendo do clima. Há situações em que o volume da planta é tão grande que pode ser necessário cortar bastante ou até mesmo fazer o replantio da espécie. Tesouras de poda são boas ferramentas para usar em cercas vivas.

O Corte

Os  arbustos devem ser aparados em sua forma natural, a menos que estejam a ser utilizados como algum objeto de decoração ou de paisagismo. Eles não necessitam ser aparados frequentemente, normalmente, apenas uma vez por ano. Os procedimentos de poda podem variar bastante, dependendo do tipo de arbusto plantado, o grau de maturidade e a aparência desejada. Existem diversas ferramentas disponíveis para poda, e as tesouras de poda e aparadores não são para utilizar em arbustos quando o dono da paisagem quiser um visual natural para as suas plantas. O importante é que se mantenha a paisagem cuidada, seja para um visual mais natural ou para Ter uma área mais esculpida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *