Lugar no mundo possui características semelhantes que as tornam uma cidade, um país ou até mesmo um continente. Os povos ao redor do mundo são cada um com sua maneira especial, com culturas diferenciadas umas da outras, algumas delas estão tão próximas e ainda conseguem manter a harmonia, respeitando e adquirindo experiências.
Desse mesmo modo podemos falar das paisagens, cada uma delas sendo únicas, seja pelo clima, pela vegetação, relevo ou até mesmo as pessoas que vivem ali. Cada cultura possui uma relação com a natureza diferente, algumas as respeitam mais do que outras, enquanto algumas são somente querem obter toda os recursos possíveis para enriquecer, sem pensar no que pode acontecer em um futuro muito próximo.
Cada localização possui tantas características, você já reparou em como o Brasil é diferente de países europeus? E que até mesmo os europeus dos asiáticos que estão na mesma faixa de terra são bastante diferentes?
Entender um pouco de história e geografia as vezes é mais produtivo do que se parece. Para aqueles que viajam muito é mais importante ainda. Detalhes podem fazer muita diferença para saber o porquê de as paisagens serem assim no presente.
Continente
Grande porção de terra que normalmente é cercado por uma grande massa de água salgada. Pode não parecer, mas o planeta terra possui 75% da superfície coberta por água e em sua maioria salgada. Se formos parar para pensar existe muito pouco espaço para tanta gente.
O nome continente veio na tentativa de diferenciar menores porções que denominamos de ilhas e as grandes porções. Geógrafos passam bastante tempo estudando sobre como aconteceu a formação de como são os continentes hoje em dia. Muitas teorias são consideradas para essas transformações, mas todas elas aconteceram há milhares de anos.
Como sabemos, não é somente o espaço físico que contou na hora de dividir os continentes como conhecemos. Os critérios adotados foram basicamente o histórico do local, a cultura e política. Se fosse somente pela divisão física, hoje teríamos quatro continentes: América, Antártida, Austrália e Eurafrásia. Você já pensou em como a Europa e Ásia principalmente estão conectadas totalmente, mas ainda sim são totalmente diferentes umas das outras.
Com base em todos os estudos possíveis e levando em consideração outras critérios, a divisão dos continentes ficou em seis: América, Antártida, Oceania, África, Ásia e Europa. Quando estudamos história, quase nunca encontramos muitos detalhes dos continentes africanos e asiáticos, somente as versões que os europeus contam para o restante do mundo.
O Brasil, por ter sido colonizado por europeus, possui toda sua trajetória em ênfase de toda a história do velho mundo em que somente Europa, Ásia e África fizeram parte. Porém ainda sim, o que sabemos da África é bem básico, inclusive da Ásia. Durante muito tempo, os países da Europa tentaram colonizar o mundo todo.
A Ásia foi um dos poucos que sobrou sem muitos ataques. Apesar dos continentes serem ligados, há algumas falhas geográficas, formadas por cordilheiras e mares que impossibilitaram a fácil passagem de um para outro. Podemos ver que a cultura, povos e todo o resto é muito diferente do que vivemos do lado ocidental que sofreu quase por sua totalidade influência da Europa.
Durante as colonizações o novo mundo foi descoberto, dando começo a história que conhecemos da América. Já no novíssimo mundo diversas ilhas foram agrupadas em somente um continente, denominado de Oceania.
Ásia
Falando um pouco mais desse continente diferenciado, precisamos começar falando sobre o tamanho que ele apresenta, sendo o maior continente do mundo com cerca de cinquenta países fazendo parte de suas terras, chegando a ocupar um terço da superfície terrestre do nosso planeta. Chega acumular cerca de quatro bilhões de pessoas, mais da metade da população mundial com um espaço reduzido de 70 habitantes por quilômetro quadrado.
Isso acontece porque o território asiático é marcado por diversas falhas geológicas, como enormes cordilheiras, desertos e outros espaços que a tornam inabitável. Com isso 90% da população vive nas planícies que se encontram no lado leste do continente, sendo considerado quase dois quintos de todo o território desabitados.
Falando mais afundo dessas formações geográficas variadas, com certeza você já ouviu falar sobre o monte Everest, sendo considerado o ponto mais alto do planeta, formando diversas cordilheiras altíssimas, denominada Himalaia. A localização dessa cordilheira é entre a fronteira entre China e Nepal.
Ao mesmo tempo a Ásia possui uma das maiores depressões do planeta terra que é o Mar Morto. Há regiões também de muito frio como o Tibete e calores imensos como o oriente médio.
Em questões políticas o continente é o mais variado possível. Sendo a China e Coreia do Norte, países comunistas enquanto outros como a Arábia Saudita e Tailândia possuem instaurados Monarquia até os dias de hoje. Alguns países são democráticos como Japão e outros possuem xeique como os Emirados Árabes Unidos.
As línguas, as crenças, hábitos e todo resto é totalmente diferente entre países. Cada país possui seu próprio idioma, como na China é falado o chinês, já na Índia o hindu e o bengali. Em questões religiosas não conseguimos pensar, mas o Judaísmo e o Cristianismo foram fundados na Ásia, na região da Palestina e o Hinduísmo e o budismo na Índia, sendo consideradas as maiores religiões do mundo.
Sempre pensamos nos asiáticos com os olhos puxados e de raça amarela. Mas há muito povos além desses no continente, principalmente quando tratamos de Oriente Médio. Há tantos países que conhecemos mas que não fazíamos ideia que se encontram na Ásia como Maldivas, Singapura, Armênia, Rússia, Camboja, Vietnã, e outros vários.
As cidades mais populosas da Ásia é Bombaim na Índia com quase vinte milhões de habitantes e Xangai com quase dezoito milhões.
Flora E Fauna Asiática
É complexo pensar em padrões para esse tamanho de continente, como já foi dito cada pedacinho possui características diferentes. Totalmente influenciado pelos climas locais, podemos citar algumas vegetações mais predominantes.
Começando com o sul que possui um região coberta por taiga, lembrando que esse território é totalmente planície. Já no norte, com a planície Siberiana, a vegetação que sobrevive ao frio do local é a tundra. Nas regiões mais centrais existem florestas com características tropicais, além de contar com vegetações típicas de deserto no extremo oriente.