Você já parou para pensar enquanto o Brasil é um país privilegiado? às vezes não percebemos a quantidade de recursos naturais que temos à nossa disposição de uma maneira tão fácil Se torna até boba. Enquanto em outros países alguns deles já começam a fazer parte de disputas entre povos, causando guerras e consequentemente mortes.
O principal recurso que o Brasil possui em abundância é a água, o território todo dispõe de alguns rios e represas que em sua maioria geram energia e ainda abastece milhares de pessoas.Não podemos esquecer também das matas e grandes florestas espalhadas, formando uma das maiores biodiversidades do mundo.
A Grandeza Do Brasil
O nosso país por ser muito grande, possui suas vantagens e desvantagens, principalmente na área ambiental. Existem estados que suas medidas equivalem a países da Europa. E isso Nos mostra o quanto a diversidade do Brasil é grande não somente em clima ou vegetação, mas também cultura, religião e até mesmo posição política.
As vantagens do Brasil ser desse tamanho é exatamente essa grande diversidade e a possibilidade de se conseguir conhecer diversos ambientes estando ainda dentro do mesmo país: com a mesma moeda e com a mesma língua. Para quem já visitou o extremo Sul e o extremo Norte, percebeu realidades totalmente diferentes e claro se surpreendeu em poder chamar tudo ainda de Brasil.
Pesquisas em todas as áreas no Brasil em quesito diversidade são bem-vindas, mas principalmente de seres vivos, pois cada um dos cantos possui um clima e vegetação diferente que abriga novas vidas.
A grande desvantagem é que controlar todo esse território não é nada fácil, os governantes já são corruptos, mas conseguir alcançar todos os cantos fica ainda mais complicado com a distância. Para combate aos problemas ambientais também é difícil, pois em cada canto vemos um problema: Na Amazônia desmatamento, São paulo poluindo, em outras regiões queimadas e por assim vai as dificuldades.
Sustentabilidade
Como é de conhecimento da maioria, a amazônia é a maior floresta do rio e o seu rio é um dos maiores do mundo também. Porém com a exploração do homem ela vem diminuindo cada dia mais. Como citado acima, são tantas ações que o ser humano faz contra a natureza e todas poderiam ser evitadas, repensadas e remanejadas.
A sustentabilidade busca exatamente isso, continuar um desenvolvimento da humanidade de maneira tranquila, porém pensando nas gerações futuras, em como elas irão viver se os recursos naturais de agora estão acabando. Nessa pegada, já existem diversas ONGs, institutos e até mesmo empresas que querem melhorar a situação não só do Brasil, mas do mundo todo.
As atividades que envolvem sustentabilidade podem variar com diminuição de desmatamento, com menor emissão de gases poluentes e claro a utilização do 3Rs. Reciclar, Reutilizar e Reduzir, são parâmetros muito abrangentes que fazem total diferença na vida de qualquer empresa e até mesmo com um simples indivíduo como você.
Mata Amazônica
Faz parte do maior bioma brasileiro e concentram 53% das florestas tropicais existentes no mundo todo, ou seja, é a maior floresta tropical do mundo. Devido a esses números serem bem grandes, a concentração de esforços para que haja uma maior conservação da mata vem de diversos países, não só do nosso.
Em questões territoriais a mata amazônica abrange seis estados brasileiros sendo eles Roraima, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e o próprio Amazonas. Além disso também adentra em outros países como Venezuela, Bolívia, Colômbia e Peru.
Por incrível que pareça o solo dessa região é bem pobre, possuindo somente uma fina camada de nutrientes se sustentam a vegetação presente atualmente. Além dessa camada o que ajuda muito na sustentação de toda essa diversidade é uma camada de húmus formada pela decomposição de matéria orgânica seja de animais ou vegetais que se espalham por toda a a floresta ajudando a manter os nutrientes mais próximos dos seres vivos. Essa é uma preocupação muito grande, pois ao desmatar ou queimar a mata esses nutrientes superficiais, deixando o solo pobre e consequentemente mais difícil de cultivá-lo novamente.
O clima amazônico apresenta grande temperaturas e muita umidade (cerca de 80%). Chove durante o ano todo na região apresentando um índice pluviométrico entre 1400 a 3500 mm por ano.A divisão das estações não é tão bem definida, pois o ano todo as temperaturas passam de 20ºC, mas conseguimos definir um tempo mais seco e outro mais chuvoso .
A maioria da vegetação é formada por florestas densas mas mesmo assim elas ainda são divididas em três tipos de acordo com a localização e com porte da vegetação. A mata da Várzea apresenta um dos solos mais férteis da Amazônia pois a maioria do seu território se encontra perto de rios, devido a isso sofre inundações dependendo da época do ano. Essa mata possui árvores importantes como Jatobá, Seringueiras e Andirobas.
Já mata de Igapó são aquelas que têm inundações permanentes, as vegetações necessitam de adaptações diferenciadas por se encontrarem sempre alagados e temos como o maior exemplo desse tipo de mata a vitória-régia, as bromélias e o as orquídeas.
A última a ser citada é a mata de terra firme, como o próprio nome já diz passa o ano todo longe das inundações. É o tipo que mais possui território por toda a floresta, conseguindo manter árvores de grande porte.
A fauna amazônica também não deixa a desejar possuindo animais de todas as espécies possíveis seja eles aves, peixes, anfíbios, répteis, plantas ou mamíferos. É por isso que a região necessita tanto de cuidados, para não matar além de um dos maiores pulmões mundiais, não matar dezenas de vidas.