Tudo Sobre Os Icebergs: Gigantes De Água Doce

Quando ouvimos a palavra iceberg é bem natural lembrar do filme “Titanic” em que um acidente causado pela colisão de um navio com um iceberg causou um grande número de mortes. Porém, muito mais que uma parte importante da história de um filme os icebergs também representam um elemento importante para a natureza.

Saiba tudo sobre os gigantes de gelo e descubra que o poder de um iceberg vai muito mais além do que simplesmente ser um bloco de massa branca flutuando pelos oceanos.

Tudo Sobre Os Icebergs: Gigantes De Água Doce

Tudo Sobre Os Icebergs: Gigantes De Água Doce

Os Icebergs

O nome iceberg vem da junção de duas palavras ice (do inglês que significa gelo) e Berg (do alemão que significa montanha). A definição mais do que perfeita, pois um iceberg nada mais é do que uma montanha de gelo.

Basicamente se trata de um bloco ou massa de gelo que se desprendeu das geleiras que existem nas calotas polares. Uma curiosidade é que as calotas polares são originárias da era glacial, há mais de 5 mil anos.

Os Icebergs

Os Icebergs

A Descrição De Um Iceberg

Os temidos icebergs são constituídos em grande parte por água doce, porém, não totalmente por ela. Em meio a água doce que forma os icebergs podem ser encontrados corpos como fósseis animais ou não.

Os icebergs podem ser confundidos com as banquisas, plataformas de água do mar que é congelada no inverno e forma blocos de gelo. As banquisas raramente conseguem sobreviver ao verão.

Esses gigantes de gelo costumam representar um perigo invisível para muitos marinheiros porque apenas cerca de 10% da sua massa emerge à superfície. Daí vem a expressão “isso é apenas a ponta do iceberg”.

Os outros 90% da massa dos icebergs ficam escondidas embaixo d’água e esse é o grande perigo que representam no oceano para os desavisados. Em relação a dimensões lineares podemos dizer que cerca de 1/7 de iceberg fica emerso à a superfície enquanto 6/7 do mesmo representa a sua porção oculta.

A Flutuação Dos Icebergs

Os icebergs flutuam devido ao fato físico de que o gelo polar (feito de água doce) tem massa específica (ou então chamada de densidade absoluta) de cerca de 0,917 g.cm−3, já a água do mar, por ser uma solução com sal, tem massa específica maior do que 1 g.cm−3 (em média, 1,025 g.cm−3).

De acordo com o Princípio de Arquimedes o iceberg irá necessariamente flutuar na água do mar. Já o cálculo das alturas e também das massas e volumes são calculados pelas leis hidrostáticas.

Dessa forma podemos concluir que um iceberg é algo que aparentemente é bem simples de ser desviado, mas que quando se depara com essa montanha de gelo descobre-se que trata-se de um problema bem mais sério. Todos os navegantes devem tomar muito cuidado com esse tipo de elemento da natureza.

Os Acidentes Causados Pelos Icebergs

Como já bem dissemos os icebergs representam um grande perigo para quem está no mar, pois podemos ver emerso apenas a ponta do mesmo. O acidente mais famoso da história é aquele retratado no filme “Titanic” em que o transatlântico RMS Titanic sofreu um naufrágio após a colisão com um iceberg.

A colisão aconteceu no dia 14 de abril de 1912, desde então os terríveis blocos de gelo tem sido observados com mais atenção e cuidado em meio ao oceano.

Curiosidades Sobre Icebergs

Produtores De Icebergs

Dentre os pontos principais onde se formam os icebergs podemos citar a Antártica e a Groenlândia.

Velhos Gigantes

Os icebergs são um tipo de herança que a Era Glacial nos deixou e por isso mesmo estão em nosso planeta há mais de 5 mil anos.

Quanto Pesa?

Quando observamos um iceberg temos a estranha impressão de que não se trata de algo tão denso, mas certamente estamos enganados. Mesmo os gigantes sendo feitos de água podem chegar a pesar em torno de 20 milhões de toneladas.

O Maior Iceberg

O maior iceberg já encontrado no planeta era maior do que a Bélgica, tinha cerca de 335 quilômetros de comprimento e 97 quilômetros de largura. O grandão estava dando um passeio pelo Oceano Pacífico, foi o navio norte-americano Glacier que o encontrou no ano de 1956.

Dá Para Beber Água De Iceberg?

Não só dá para beber a água (que lembramos é doce) de um iceberg como tem gente que paga caro por esse privilégio. Alguns pedaços de iceberg são derretidos e engarrafados com o nome de Borealis. Não é nada barato comprar uma garrafa dessa bebida.

A Guerra Entre Perrier e Borealis

Para fazer com que os consumidores se interessem em pagar tão caro por um golinho de água a marca Borealis faz propaganda dizendo que possui a água mais pura do mundo. Um dos objetivos dessa campanha publicitária é provocar os fabricantes da água francesa Perrier que se diz a melhor água do mundo.

Enquanto a água Perrier passa por um caminho de des anos entre rochas vulcânicas para ser purificada a água da Borealis é feita com pedaços de iceberg. Dessa forma essa água já existia no planeta a cerca de 10 mil anos, muito antes da poluição. Como forma de contra-ataque a Perrier gosta de lembrar que a Borealis pode conter xixi de animais polares, pois devemos lembrar que não é só água que forma os gigantes brancos, não é mesmo?

Um Lindo Reflexo Na Água

Nos momentos em que a fúria da natureza se acalma é possível observar a formação de espelhos de água. Além de perfeitos os reflexos dos icebergs na água do mar são uma visão incrível e maravilhosa. Observando esse espetáculo da natureza é possível notar que quase não existe diferença entre o iceberg e o seu reflexo.

Os Icebergs e o Aquecimento Global

Muito mais do que blocos de gelo enigmáticos os icebergs são massas de água congelada. Quando retiramos um cubo de gelo do freezer é possível observar que ele derrete devido ao aumento de temperatura.

O aquecimento global atua quase da mesma forma sobre os icebergs, o grande risco está no aumento do nível dos oceanos. Quando um iceberg derrete aumenta consideravelmente o nível do mar e isso faz com que ele avance sobre as porções de terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *