É notório que o estado do Paraná foi abençoado. O seu conteúdo hídrico é espetacular, o restante dos estados ficam realmente de boca aberta e almejando tamanha riqueza para eles, com toda essa fartura de água os paranaenses se orgulham em possuir a sétima maravilha do mundo, as “Cataratas do Iguaçu”, assim foi possível a construção da hidrelétrica de Itaipu, a usina maior que o Brasil possui e que ainda fornece energia para nossos vizinhos.
São vários rios que compõem um potencial hídrico magnífico, proporcionando à população água sem futuras preocupações, gerando uma saudável agropecuária, gerando muita energia, os rios do Paraná favorecem a todos que por ali passam belezas que a natureza esculpiu.
O Rio Paraná possui sua nascente entre três estados que são eles São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, convergindo para os rios Grande e Parnaíba, ele ainda faz a demarcação de fronteira, dividindo o Brasil do Paraguai .
O Rio Paranapanema já faz a divisa dos estados de São Paulo e Paraná, sendo que em toda a sua extensão um bom trecho dele cobre uma parte do estado paulista, ele dá guarida a uma população de quase 5 milhões de habitantes, favorecendo o abastecimento de pessoas e a agropecuária, ainda dá suporte e condições de ter 5% na produção de hidrelétrica.
O Rio Iguaçu é o maior rio do estado do Paraná, sua criação dá-se quando o Rio Iraí e o Rio Atuba encontram-se a leste de Curitiba, indo desaguar nas Cataratas do Iguaçu, que é as maiores quedas em quantidade de água do mundo, é navegável desde 1891.
O Rio Tibagi é muito procurado para os que apreciam esportes radicais, ele favorece a prática em canoagem e rafting devido a sua vasta quantidade em corredeiras, ele dá seu início nos municípios de Campo Largo, Palmeira e Ponta Grossa e a sua foz está na divisa do Paraná e São Paulo, ele favorece a 41 municípios em seus 25 mil quilômetros quadrados, tudo estado do Paraná.
O Rio Ivaí nasce em Prudentópolis que fica na região central, cobre o estado do Paraná em todo o seu percurso, desaguando em um dos braços do Rio Paraná, que chama a atenção por ter a cor de suas águas diferenciadas dos demais, que é marrom ou vermelha.
Rio Piquiri é a principal afluente da margem esquerda do Rio Paraná, nasce em Campina do Simão no centro-sul do estado, cobrindo muitos municípios do estado, foi palco da Guerra do Paraguai. Suas águas são de suma importância para o consumo de humanos e também de animais.
As seis bacias hidrográficas de Curitiba desembocam no rio principal, que é o Iguaçu, dentro de Curitiba e ele desemboca no Rio Paraná que esta ao sul do estado.