Quais São As Consequências De Uma Erupção Vulcânica?

Erupção Vulcânica

Hoje sabemos muito sobre erupções vulcânicas, muito mais do que sabíamos a algumas décadas e séculos atrás, no entanto, desde que o mundo é mundo esse fenômeno acontece na natureza, a diferença é que nossos ancestrais não entendiam exatamente o que era, não sabiam como se defender e nem como prever quando acorreriam tais acontecimentos.

Hoje os avanços da ciência, da geografia, da física, da química e de tantas outras áreas do conhecimento nos permitem entender muito melhor o que de fato acontece em meio a uma erupção e por isso, sabemos o que fazer e como lidar de uma maneira mais geral, apesar de tudo isso, a força da natureza é sem precedentes e quando ela pega uma comunidade sem aviso, pode ser muito devastadora, hoje apesar de conhecermos e entendermos muito mais o que acontece dentro de um vulcão, também sabemos respeitar esse pedaço da natureza, uma vez que ele é implacável por tantas vezes.

Nossos conhecimentos nos permitem estudar mais a fundo o que acontece com o fenômeno da erupção, por isso conseguimos fazer previsões sobre o que acontece e quando acontece, mas porque surgiram de fato os vulcões, é uma dúvida ainda que admite muitas e muitas respostas, entre todas as teorias que temos nos dias de hoje, a mais aceita e coerente é a de que a lava dos vulcões vem do centro da Terra. Quando ocorre a erupção, esse material que estava “guardado” no centro e nas regiões mais profundas do nosso planeta, acaba por ser expelido para fora e geralmente isso acontece com muita força e violência.

O interior do planeta, a parte mais profunda dele, por sua vez é cheio de magma e outros materiais derretidos, como os metais, muitos inclusive tóxicos para os seres humanos, eles ficam nesse estado quase líquido por causa da alta temperatura a que são submetidos, essas temperaturas são milhares de vezes superiores ao que temos na superfície da Terra.

Quais as Consequências De Uma Erupção Vulcânica?

Quando de fato acontece uma erupção, se ela foi prevista os estragos são muito menores, se ela não foi prevista os estragos podem ser muito grandes e muito estrondosos para uma determinada região de alcance, o fato é que também muda todo o ecossistema e a atmosfera local, por um período de tempo.

As consequências acontecem em todas as esferas imagináveis, pois a vida humana pode ser perdida se houver uma comunidade que vive próxima, principalmente se essa comunidade for pega desprevenida, a vida animal pode ser perdida também pelo mesmo motivo da vida humana, porque vivem próximo ao local da erupção e principalmente se seus donos deixarem os seus bichos para trás, além disso há também os animais selvagens que não podem ser avisados.

Há também muitas consequências para o solo de toda uma região, ele fica completamente comprometido no início, logo depois da erupção, uma vez que pode até mesmo se tornar infértil por período, mas as observações ao longo do tempo mostraram que após um tempo o solo volta a ser fértil, inclusive pode ser mais fértil do que era antes, sendo, portanto, uma ótima opção para as pessoas plantarem, não a opção mais segura com certeza, mas uma opção que muitas pessoas agarram.

Como não são todos os vulcões que são ativos, alguns já ganharam até mesmo o status de inativo ou desativados, pois há muitos e muitos anos, alguns a centenas de anos não apresentam uma erupção, há hoje muitas cidades que são construídas nos entornos desses lugares, isso acontece principalmente por causa da fertilidade do solo que ocorre após uma erupção, que por sua vez acontece porque na composição do magma de um vulcão há muitos minerais e nutrientes que após secos e resfriados fazem o papel de fertilização do solo local.

Falando em relação ao ar o que acontece no momento da erupção e por um tempo após ela acontecer é uma camada densa de fumaça, nuvem e poeira que permanece no céu, sendo muito difícil inclusive de respirar por ali, em alguns lugares se torna até impossível, essa camada extremamente densa e escura acaba que com o passar dos dias pode vir a formar nuvens de tempestades, como uma forma da natureza, da atmosfera descarregar e espalhar isso, por esse motivo em alguns lugares onde ocorrem erupções de vulcões, esse fenômeno pode ser seguido e muitos dias ou semanas de chuva forte, chuvas até mesmo torrenciais.

Há uma teoria de que a água no nosso planeta poderia ter se originado, ou ainda ter se tornado mais abundante por causa das erupções dos vulcões, isso porque o magma tinha muito oxigênio e também hidrogênio, esses materiais eram normalmente expelidos para a atmosfera, muitas vezes em forma de gases, na nossa atmosfera esses materiais se ligavam e se condensavam, com a fumaça da erupção muitas nuvens densas eram formadas e com isso esses materiais eram precipitados em forma de chuva, ou seja, em forma de água líquida.

Uma erupção de vulcão também pode causar tsunamis e até tremores e terremotos, isso principalmente quando acontece em alguma ilha, esse é um exemplo como aconteceu em uma ilha Indonésia, a ilha de Krakatoa, quando um vulcão entrou em erupção de forma muito violenta, expelindo material a mais de 20 quilômetros de altura e a uma distância horizontal enorme, os barulhos das explosões podiam ser ouvidos a muitos quilômetros de distância, pessoas dizem ter ouvido até mesmo já em território australiano.

Tudo isso acontecendo em uma ilha, acabou por atingir violentamente também o mar da região e com isso o efeito foi tão forte que se formou um tsunami, que por sua vez atingiu a costa de outras ilhas do país e de outras regiões do Oceano Pacifico, com ondas que segundo os registros atingiram mais de 40 metros de altura. O desastre humano também foi imensurável tanto pela erupção, quanto pelo tsunami. Até mesmo já na América do Sul, do outro lado do Pacífico foram vistos efeitos, como muitos materiais e corais que chegaram até a costa. A ilha praticamente desapareceu em extensão física após esses eventos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *