Principais Vulcões Ativos do Planeta

Vulcão

O vulcão é uma estrutura geológica que é formada quando o magma, partículas quentes (como, por exemplo, cinza vulcânica) e gases são lançados para a superfície. Essas estruturas ejetam grandes quantidades de gases, poeiras e aerossóis na atmosfera o que acarreta numa interferência no clima. Em geral o formato dos vulcões é cônico e montanhoso.

O grande perigo de um vulcão está na sua erupção, pois a mesma pode causar consequências muito graves para o planeta. Assim como outros tipos de eventos da natureza as erupções são imprevisíveis e podem ser catastróficas. Uma curiosidade é que os solos no entorno dos vulcões são formados por lava arrefecida o que faz com que sejam bastante férteis para a agricultura.

Principais Vulcões Ativos do Mundo

Abaixo listamos os principais vulcões ativos do mundo, descubra onde eles estão e se tiver curiosidade e coragem suficientes vá visitá-los.

Vulcão Kilauea – Hawaii – EUA

O vulcão Kilauea que fica no Hawaii nos Estados Unidos é um dos mais ativos do mundo nos últimos tempos. Possui um elevado volume de erupções, porém, ainda assim se constitui num ponto turístico uma vez que a lava escoa lentamente durante a sua atividade o torna possível visitá-lo.

Kilauea – O Vulcão Mais Ativo do Mundo

O vulcão havaiano é considerado pelos especialistas como o mais ativo do mundo. Para que possa ser visitado pelos turistas está localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Hawaii, nos Estados Unidos. No ano de 2005 houve um desmoronamento de uma parede de rochas que acarretou na formação de um abismo de cerca de 18 metros a beira mar.

Nesse local um rio de lava se formou e deu origem a uma espécie de plataforma que criou continuidade para o continente. O vulcão entrou em erupção no ano de 1983 e desde então se manteve ativo. O Kilauea está localizado na costa sul da ilha, esse vulcão tem 300.000 a 600.000 anos de idade. Trata-se do segundo mais jovem vulcão do Hawaii e do atual centro eruptivo da cadeia havaiana-imperador.

O vulcão se tornou uma das principais atrações turísticas do Hawaii e no seu entorno foram construídos diversos hotéis como o famoso Volcano House. Por ano cerca de 2,6 milhões de pessoas visitam esse vulcão. Uma dica para ver mais de perto o vulcão é conhecer o Museu Thomas A. Jaggar o qual está localizado na borda da caldeira e conta com um deck de observação. Assim se tem uma melhor vista da cratera.

Vulcão Tungurahua – Equador

http://www.youtube.com/watch?v=ksTxq-Sg-Cw

Outro vulcão bastante ativo nos últimos tempos é o Tungurahua que fica no Equador. Porém, esse vulcão é mais assustador que o mencionado acima uma vez que a força das suas explosões causa tremores de terra bastante intensos na região.

Vulcão Rabaul – Papua Nova Guiné

Localizado na Papua Nova Guiné, o vulcão Rabaul, representa um perigo para o mundo como um todo. Os especialistas alertam que uma erupção mais forte desse gigante pode alterar o clima do planeta todo.

Vulcão SakuraJima – Japão

O Japão está localizado num ponto crítico de movimentação de placas tectônicas o que faz com que tenha muitos terremotos e vulcões em atividade. Um dos vulcões mais ativos do país é o SakuraJima. Pela intensa movimentação das placas tectônicas os vulcões no Japão estão constantemente voltando a atividade.

Vulcão Etna – Itália

Na Europa o vulcão mais ativo é o Etna que está localizado na região da Cicília, Itália. Esse vulcão tem em torno de 3.300 metros de altura, como está em atividade constantemente o tamanho do vulcão pode variar.

Vulcão Anak Krakatoa – Indonésia

Vulcão Etnia

Vulcão Etnia

O vulcão Anak Krakatoa é relativamente jovem, porém, está entre um dos mais ativos do mundo. A sua formação se deu a partir de uma explosão do Krakatoa e por isso seu nome significa “filho de Krakatoa”.

Vulcão Monte Santa Helena – EUA

O vulcão Monte Santa Helena está localizado no sudoeste de Washington, Estados Unidos. Um dos momentos mais marcantes da história desse vulcão que ainda é bastante ativo foi o dia 18 de maio de 1980 quando teve uma violenta erupção que resultou na morte de 57 pessoas.

Vesúvio – Itália

O vulcão Vesúvio é um estratovulcão que entrou para a história devido a erupção de 79 d.C. que destruiu as cidades romanas de Pompeia e Herculano. As duas cidades jamais foram reconstruídas mesmo com a existência de sobreviventes e eventuais saqueadores dos escombros. Uma curiosidade é que a localização das duas cidades foi esquecida com o tempo até que acidentalmente no século XVIII foram descobertos os seus vestígios.

Essa erupção violenta do Vesúvio modificou a região como, por exemplo, o curso do Rio Sarno além do próprio vulcão cujo entorno ficou desmatado. O Vesúvio é considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo devido a explosão violenta das suas erupções. Depois da erupção de 79 d.C. o vulcão apresentou outras atividades bastante sérias.

Vivem no entorno do vulcão cerca de 3.000.000 habitantes que estão ameaçados pelo gigante que sempre pode acordar e voltar a fazer inúmeras vítimas. A localização do Vesúvio é no Golfo de Nápoles, Itália, a aproximadamente 9 km de Nápoles e a uma curta distância do litoral que foi inclusive aumentado na erupção que destruiu Pompeia e Herculano.

Vulcão Anak Krakatoa

Vulcão Anak Krakatoa

Vulcão Popocatepelt – México

O estratovulcão Popocatepelt está localizado a 70 km a sudoeste da Cidade do México, nas fronteiras dos estados de Puebla, Morelos e México, no México Central. O cume desse vulcão chega a atingir 5426 metros de altitude. Trata-se do segundo mais alto do México perdendo apenas para o Pico de Orizaba.

Vulcão Shiveluch – Rússia

No ano de 2013 o vulcão Shiveluch expeliu uma coluna de cinzas a uma altura de 6 km. Esse vulcão faz parte do grupo de vulcões Kliuchevskaya, trata-se de um dos mais ativos do mundo. A sua altitude é de cerca de 2.800 metros.

Os vulcões são exemplos de como a natureza pode ser grandiosa e ao mesmo tempo perigosa. Essas formações geológicas fascinam o homem, mas também nos lembram de que somos apenas moradores desse planeta. Agora que você sabe mais sobre essas formações pode começar a planejar visitar esses lugares incríveis e ao mesmo tempo perigosos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *