As Que se Destacam em São Lourenço do Sul
Este município foi fundado a menos de um século, e seu maior destaque é a Lagoa dos Patos, a maior do Brasil e a segunda maior da América do Sul, sem esquecer que foi fundada por alemães. Possui três praias que são as mais conhecidas: Balneário Barrinha que é uma das praias mais populosas e possui águas calmas e areia macia, ótima para uma parada no fim de tarde e apreciar sua bela vegetação.
Balneário Ondinas: Se você quer apreciar a vegetação e as águas não tão tranquilas desta praia, utilize o calçadão, que é um dos seus maiores atrativos, suas águas não são tranquilas e suas areias são grossas. E por fim, mas não menos importante, Balneário Nereidas: possui uma grande variedade de coqueiros, pedras e figueiras, suas águas não são tão tranquilas, uma de suas atrações são os esportes náuticos.
As Praias Destruídas
Pois bem, fortes chuvas chegaram ao interior do município de São Lourenço do Sul, e arrastou tudo o que tinha pela frente, inclusive as lindas árvores (coqueiros, figueiras, etc.), a orla desta praia não é mais a mesma. As areias que encantavam a vegetação que enchia os olhos de brilho, agora são apenas destroços.
O calçadão que permitia que famílias passeassem não existe mais, existe apenas, um amontoado de pedras, as crateras em meio à praia e no meio da rua, formam cachoeiras com a água suja que rodeia a cidade.
A Lagoa dos Patos está mais suja (preta) do que nunca, os banhistas e as pessoas que praticavam esportes estão arrasados, a cena é impressionante. Imagina-se que tenha chovido 500 milímetros de água, ou seja, é muita água, pra pouca cidade. Era tanta água, que chegou a três metros de altura, só pra ter uma noção de como a paisagem que era tão linda e encantadora ficou.
A Fúria da Agua
Praticamente todos os anos, vimos que a água destrói casas, pontes, árvores e famílias. Essa água possui tanta força, porque o lixo que as pessoas jogam na rua, ou em lugares que não são apropriados, vão entupindo os bueiros, então, quando chove muito, ou algum lugar que possui um grande reservatório de água estoura, a água não tem aonde se acomodar, por isso alaga tantas casas.
Porque veja bem: se chove muito, a primeira coisa que acontece é a água procurar lugares baixos e fundos para se acomodar e depois o sol a evaporar, pois é, mas se os bueiros (que são lugares fundos) estiverem cheios de lixo, pra onde a água vai ir? O único lugar que as resta, são as casas que estão em ruas mais baixas, ou as praias, que acabam despejando toda a água pra fora e destroem o que encontram pela frente como aconteceu agora em nossa querida São Lourenço do Sul.