Não é possível fazer um ranking absoluto com as plantas mais venenosas do planeta, pois o grau de nocividade do veneno depende muito da reação que a vítima possuir, ou seja, varia de organismo para organismo.
Além disso o modo de contaminação pode variar e ser determinante para definir a periculosidade: algumas plantas podem intoxicar alguém só pelo contato, outras através do cheiro exalado e algumas são nocivas apenas quando são ingeridas. o entanto existem plantas que são mortais na maioria das vezes que entram em contato com seres vivos.
O maior problema quanto a acidentes por envenenamento é a criançada, pois os pequenos não sabem identificar que não podem brincar com as plantas e muitas vezes acabam comendo “frutinhas” e “plantinhas” altamente tóxicas.
Como-Ninguém-Pode
A Dieffenbachia picta Schott (nome cientifico da Comigo-ninguém-pode) são altamente perigosas e sua toxina é encontrada nas folhas e no caule da planta, no formato de cristais de oxalato de cálcio, substancia capaz de provocar inflamações.
O principal perigo é quando a planta e ingerida, pois a faringe, as cordas vocais e a mucosa da boca são feridas e os cristais de oxalato de cálcio provocam inchaços. Esses inchaços impedem a pessoa de respirar, podendo provocar a morte se não for tratada a tempo.
O tratamento consiste em medicar a vitima com analgésicos e realizar uma lavagem gástrica. Óleo de oliva e leite ajudam a eliminar vestígios da toxina no organismo. ssa planta é comum no Brasil, pois é cultivada para afastar mau-olhado.
O Jequiriti
Esta planta cujo nome cientifico é Abrus precatorius L. possui sementes que contem uma substancia tóxica denominada abrina, que é letal quando é mastigada pois faz com que as células vermelhas fiquem aglutinadas e coagulem, impedindo a circulação do sangue.
O tratamento deve ter inicio o mais breve possível e compreende lavagem gástrica e a administração de remédios anticoagulantes. ssa planta pode ser encontrada em regiões tropicais e ficou famosa quando apareceu no filme “A Lagoa Azul”, como a “planta proibida” do filme.
Pinhão-de-Purga
A Jatropha curcas L. contém em suas sementes um veneno chamado ricina, que também dificulta a circulação do sangue. A quantidade de ricina presente nas sementes é grande e a ingestão de quatro sementes ou mais pode provocar morte. tratamento inclui a lavagem gástrica e observação para evitar desidratação. A planta é considerada uma praga rural e não aparece muito nas grandes cidades.
Mamona
A Ricinus communis L. também é letal pela presença de ricina em suas sementes. Existem registros de pessoas que faleceram após ingerir apenas duas sementes de mamona. Além disso, quando não se apresenta letal a ricina provoca queimações na garganta seguida de vômitos, diarréia e taquicardia.
Neto