Muito se fala sobre os perigos a que o ser humano vem submetendo o meio ambiente, mas infelizmente parece que todas as vozes que se levantam no mundo não são suficientes para fazer-se ouvir, pois as atitudes dos homens ainda são de destruição em larga escala, desmatamento, exploração desmedida dos recursos naturais, desleixo com o lixo que produz etc. A natureza sempre faz a sua parte de forma eficiente e de acordo com as leis de causa e efeito, sendo assim alguns olhos mais atentos do mundo vem prestado atenção aos pequenos sinais da natureza, porém muito importantes, pois todos sabem que os seres vivos dependem uns dos outros e constituem a biodiversidade que nos garante qualidade de vida.
As Abelhas
Tão pequenas quanto importantes, as abelhas parecem estar desaparecendo em diversos pontos do planeta. Muitos dirão, mas que falta elas fazem? Pra que servem? Pois saibam que elas são indispensáveis, pra que se tenha uma idéia, em algumas localidades da China a polinização está sendo feita por mãos humanas, pois simplesmente as abelhas sumiram completamente. O pólen é manuseado pelo homem que, com o auxílio de um bastão pequeno que possui penas em suas pontas, transferem o pólen de flor em flor, o que é uma verdadeira loucura, além do que não existe possibilidade de que o ser humano faça isto com a mesma competência das abelhas. Enquanto o homem pode polinizar 30 árvores, uma única abelha é capaz de polinizar 3 milhões de árvores. Dá para imaginar os prejuízos causados pelo sumiço das abelhas? Teríamos inúmeras árvores e plantas em extinção, pois é da polinização que depende o nascimento de milhares de árvores frutíferas, por exemplo. Seria o homem capaz de suprir esta necessidade? De que forma? Em um simples cálculo os estudiosos prevêem que 2/3 dos alimentos poderão sumir junto com as abelhas.
Causas Possíveis
Existem algumas teorias sobre o desaparecimento das abelhas, possivelmente a monocultura, o uso de agrotóxicos, mas não se sabe nada ao certo, pois há uma grande dificuldade em detectar as reais causas já que as abelhas somem das colméias, não morrem nela. Somente aos poucos é que os apicultores percebem a diminuição na quantia de abelhas residentes nos caixotes. Os estudiosos detectam uma debilidade na vida das abelhas, elas apresentam grande dificuldade para digerir os alimentos de forma adequada, além de outros sintomas. Nos Estados Unidos houve importação de abelhas Australianas e também da Nova Zelândia devido ao grande prejuízo que os apicultores sofreram em safra anterior, e a simples possibilidade de novas perdas é bastante preocupante para eles. E para nós? Não se trata de apenas uma boa ou má safra, mas da manutenção de nossas vidas. Fique alerta aos sinais da natureza, por menores que nos pareçam ser, estamos sendo constantemente avisados de um grande perigo.