Países Banhados pelo Oceano Glacial Antártico

Didaticamente considera-se que o mundo possui cinco oceanos sendo um deles o Oceano Glacial Antártico, no entanto, para alguns oceanógrafos e geógrafos esse oceano nada mais é do que um prolongamento dos Oceanos Pacífico, Atlântico e índico. As águas geladas do oceano que também é chamado de Austral banham o continente Antártico tendo seus limites com os três oceanos citados acima.

Oceano Glacial Antártico

Oceano Glacial Antártico

Em termos de extensão é maior apenas que o Oceano Ártico, a definição de limites é resultante da assinatura do “Tratado da Antártica” de 1956. Vários países – incluindo Japão, Estados Unidos, França, Brasil, Argentina, Chile, Nova Zelândia, África do Sul, União Soviética (atual Rússia), Reino Unido, Bélgica, Austrália e Noruega – assinaram um acordo em que ficava explícito que todos tinham direito a exploração científica do continente Antártico haja vista que ele estava sendo declarado como território internacional.

Tratado da Antártica

Tratado da Antártica

Conhecendo Melhor o Oceano Glacial Antártico

Esse oceano banha o continente Antártico e possui a maior reserva de água doce dentre os oceanos do planeta, em torno de 81% do seu todo. Sua profundidade média é de 4.000 metros sendo que a máxima é de 7.000 metros. Esse é o único oceano que circunda todo o globo. É formado ainda por mares (porções menores e com menos profundidade de água salgada) como o mar de Bellingshausen, mar de Ross, mar de Amundsen, mar de Weddell entre outros.

Algo que chama atenção nesse pedaço gelado do planeta é o fato de ter áreas de petróleo e gás natural. Ainda não há registros de exploração desses recursos no continente, contudo, essa possibilidade gera grande preocupação nos ambientalistas que temem pelas consequências desastrosas para o ecossistema uma vez que há grande número de espécies vivendo na região como focas, baleias, pinguins, leões marinhos entre outros.

Navio transportando petróleo

Navio transportando petróleo

Clima

A maior parte desse oceano permanece congelada o ano todo, pois o clima predominante é o polar com registro de temperaturas que chegam a -90°C. A paisagem desse continente é de maneira geral formada por icebergs gigantescos que tornam a navegação muito arriscada. A presença constante de gelo torna quase impossível utilizar as praias mesmo durante o verão de maneira que geralmente é necessário contar com o auxílio de navios quebra-gelo.

Portos do Oceano Glacial Antártico

Os portos operacionais nesse oceano são a Base Palmer, Base Esperanza, Base Rothera, Base Mawson, Villa de las Estrellas e Estação McMurdo. Como a costa sul do Oceano Antártico apresenta maiores dificuldades de navegação há poucos portos operando lá. De maneira geral os portos são operados por estações governamentais de pesquisa e salvo em casos de emergência não estão abertos para os navios comerciais ou particulares.

Base de Palmer

Base de Palmer

Efeito Estufa

Uma das principais dificuldades que esse oceano vem enfrentando nas últimas décadas são as consequências do efeito estufa e do aquecimento global que causam o derretimento das geleiras aumentando consideravelmente o nível das águas. O mundo todo deve ficar alerta para essa questão, pois quanto mais as geleiras da Antártica derretem mais o mar avança em outros pontos podendo inclusive cobrir definitivamente algumas regiões litorâneas.

O Oceano Glacial Antártico exerce grande fascínio enquanto um pedaço praticamente inexplorado do planeta.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *