A abundância de recursos hídricos no estado do Paraná é algo que desperta ciúmes em várias regiões brasileiras, desprovidas de águas tão fartas como as que este estado e sua capital possuem, no artigo de hoje vamos verificar os rios que fazem deste estado uma potência hídrica do país.
Toda essa fartura faz com que o estado tenha uma das maravilhas naturais da Terra, as Cataratas do Iguaçu. Também é responsável pelo imenso conglomerado hidrelétrico de Itaipu, um gigante que é responsável pelo abastecimento de energia até para outros países.
Rio Paraná
Um dos principais personagens de nosso artigo, o Rio Paraná é um gigante nascido entre os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo e é formado pela conjunção dos rios Grande e Paranaíba, sendo que, seria um dos rios mais extensos do mundo, caso fosse contada a extensão total do rio, entre o trecho do Rio Paranaíba.
Dentro do estado do Paraná, ele demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai e conta com mais de três mil quilômetros de extensão, passando por boa parte do estado e terminando na foz de outro rio bastante importante, o Iguaçu, perto da região onde fica a Usina de Itaipu.
Rio Iguaçu
O maior rio do Estado do Paraná, o Rio Iguaçu é afluente de outro gigante, o Rio Paraná. O Iguaçu é formado pelo encontro dos Rios Atuba e Iraí, ainda dentro da capital paranaense, e vai desaguar nas Cataratas do Iguaçu, a sétima maravilha natural do planeta e o maior volume de queda de água registrada no planeta.
O fato triste deste rio tão importante é a sua situação, sendo considerado pelas autoridades competentes como o segundo rio mais poluído de todo o país, ficando atrás apenas do Rio Tietê. O fator determinante de toda essa poluição é a falta de tratamento e o despejo de esgoto doméstico nas suas águas, que além de poluição causa mau cheiro por onde passa.
Há ainda uma controvérsia quanto à extensão total do Rio Iguaçu, pois alguns especialistas indicam que ele possui pouco mais de 900 quilômetros de extensão, enquanto os órgãos oficiais do estado, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente diz que o Rio Iguaçu possui 1320 quilômetros de extensão. Fato de concordância apenas é que ele é o maior rio do estado do Paraná.
Rio Belém
O Rio Belém é um rio pertencente à capital paranaense, e que infelizmente conta também com o problema da poluição, pois foi muito modificado com passar dos anos, e seus dezessete quilômetros de leito foram muito modificados por ações de canalização e de hidrodinâmica, onde o leito do rio é modificado de seu curso natural para diferentes aproveitamentos.
O grande problema da poluição no Rio Belém é que suas margens foram sendo ocupadas de maneira desordenada com o passar dos anos, e essas ocupações fazem o lançamento dos seus dejetos diretamente no curso do rio, sem nenhum tratamento.
Depois da crítica situação que o Rio Belém passou, a partir de 2008, várias instituições, clubes, empresas, Associações de Moradores, a Associação Comercial de Curitiba, as Universidades fundaram a Comissão Viva Belém, que arrecada fundos e promove ações para a recuperação do Rio.
Rio Barigui
Barigui é uma palavra vinda do tupi-guarani, que significa rio dos mosquitos pólvora em alusão à grande quantidade daqueles mosquitos pequeninos pretos que conhecemos bem, possui 66 quilômetros de extensão, sendo sessenta deles dentro da cidade de Curitiba.
Apesar de estar em sua maioria situado em Curitiba, o Rio Barigui não nasce na capital paranaense, a sua nascente se localiza na Serra da Betara, localizada em Almirante Tamandaré, e corta muitos bairros da capital, recebendo águas de muitos rios, tanto do seu lado direito como do seu lado esquerdo, até que cumpre a sua missão quando deságua no Rio Iguaçu, no extremo sul da cidade.
É outro rio precisando urgente de cuidados, pois sofre com o mesmo problema da maioria dos rios metropolitanos, com excesso de esgoto doméstico sendo jogado diretamente em seu curso, o Barigui também está muito poluído e com as margens cheias de lixo que a população deposita.
Rio Atuba
O rio Atuba conta com 63 quilômetros de extensão e suas águas passam por Curitiba, Colombo e Pinhais. Integrante da Bacia do Alto Iguaçu, quando deságua promove o encontro com o Rio Iraí e forma o maior rio do estado: o Iguaçu.
Como todos os outros rios aqui citados, infelizmente o Atuba não escapa de seus problemas, como o grande risco de enchentes ocorrerem, uma vez que a população anda ocupando irregularmente suas margens. O lançamento de esgoto, a dragagem e o alargamento de seu leito causam sérios problemas ambientais também no Atuba, que sofre com a erosão das margens, pela retirada da cobertura natural do rio.
Rio Iraí
Já que falamos de um “lado” do Rio Iguaçu, agora falaremos do outro “lado”. O rio Iraí é o outro grande rio da bacia do Alto Iguaçu, nascendo com o nome de Rio Irazinho na Serra do Mar, na área pertencente ao município de Piraquara e passando por boa parte de Curitiba, até se encontrar com o Rio Atuba e formar o Rio Iguaçu.
Rio Passaúna
Passaúna é uma palavra vinda do tupi guarani e significa Negro, no caso Rio Passaúna seria Rio Negro. Suas águas nascem na cidade de Campo Magro e se estendem por mais de sessenta quilômetros, banhando e sendo responsável por boa parte do abastecimento de água da cidade de Curitiba.
Felizmente, ao contrário da maioria dos rios curitibanos, o Passaúna é o rio mais preservado de todos os que estão passando Curitiba, devido a estar localizado em uma área de floresta, onde não há como fazer o lançamento de esgoto nem jogar lixo doméstico nas margens, sendo também o mais selvagem e inexplorado rio da região.
Esperamos que nosso artigo tenha exposto um bom ponto de vista sobre os rios que cortam a capital do Paraná. Infelizmente, vimos que a ação do homem maculou o leito de quase todos os rios da região, mas esperamos que sejam tomadas atitudes para que haja a recuperação dos mesmos.
oi, adorei as imagens do saite
oioioioioioioioioioioio
muito bom esse site tem tudo que vc precisa sobre os rios
ola,gostei bastante de esse site ,muito produtivo!!!
ADOREI ESSE SITE,MA AJUDOU A ESTUDAR PAPA MINHA PROVA.OBRICADA
AMEI