Onde Fazer Trilha Em Minas Gerais?

Onde Fazer Trilha em Minas Gerais?

Minas Gerais é um estado que não tem mar, ele não tem saída para o oceano, como os outros estados da região Sudeste, mas em compensação ele é lotado de belezas naturais incríveis, tanto em relação as suas serras, quanto as suas unidades de conservação e ainda ao seu próprio mar, o mar de Minas como é conhecido no estado a área da grande represa de Furnas, principalmente na altura da cidade de Capitólio. No entanto, quando estamos falando do quesito trilhas, nesse caso também Minas Gerais não deixa a desejar viu, porque o estado conta com diversas rotas que tem um potencial muito grande para agradar a todos os amantes de aventuras. A seguir vamos falar um pouco mais sobre cada uma das principais rotas do estado e sobre os encantos das suas regiões.

Rotas de Trilhas em Minas Gerais

Trilhas em MG

Trilhas em MG

Gonçalves

Vamos começar falando de uma cidade que está no extremo sul do estado de Minas Gerais, já na divisa com o estado de São Paulo, é a cidade de Gonçalves, uma cidade pequena e extremamente charmosa, essa cidade tem muitas trilhas, algumas mais difíceis, outras mais tranquilas, porém todas tem o seu próprio charme, já aproveito para dizer que as trilhas com nível de dificuldade maior só devem ser feitas com o acompanhamento de um guia turístico credenciado para acompanhar os aventureiros, lembramos também que existem algumas trilhas bem tranquilas que podem ser feitas sem muito esforço por lá como é o caso da trilha da Cachoeira das 7 quedas, outras como a trilha da Pedra Bonita, são extremamente difíceis e necessitam do guia e de um bom condicionamento físico.

Em meio a exuberante mata da Serra da Mantiqueira uma boa indicação é a Floresta do Barnabé em Gonçalves, que conta com uma trilha que não tem pico de observação ela é mais uma travessia em meio a floresta, o local é particular e pertence a uma simpática moça, que em alguns dias oferece até quitutes caseiros em sua casa. A trilha é feita em meio a uma boa parte de mata fechada, ela é de nível médio para avançado e requer um bom preparo físico, a trilha é frequentemente sinalizada pela dona através de pedaços de tecido amarrados nas arvores e vale o esforço e a superação, com a boa energia de contato com a natureza, podem ser vistos alguns animais pelo caminho.

Pico da Bandeira

Trilha Pico da Bandeira

Trilha Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é mais uma indicação de trilha para se fazer em Minas Gerais, apesar de se encontrar já quase na divisa com o estado do Espirito Santo, essa trilha apresenta um nível avançado e requer um excelente preparo físico anterior, uma vez que o seu percurso não é nada fácil. É muito indicado ir acompanhado de um guia credenciado que já conheça o local, pois alguns trechos são de altíssima intensidade e inclinação, afinal o Pico da Bandeira é nada mais e nada menos que o ponto mais alto em todo o estado de Minas Gerais e em todo o estado do Espírito Santo, a sua altitude é de quase 3000 mil metros, mais especificamente 2891 metros. Esse local faz parte do grande Parque Nacional do Alto Caparaó, que por sua vez está localizado na Serra do Caparaó, que está entre a divisa de dois municípios, os quais cada um pertence a um estado, são eles Alto Caparaó em Minas Gerais e Ibitirama já no Espirito Santo. Para quem vai fazer essa trilha é bom lembrar também que em muitos trechos o frio é muito grande e as temperaturas podem ser negativas.

Travessia Milho Verde a Parque do Rio Preto

Temos também em Minas Gerais a travessia que sai de Milho Verde (sim tem uma cidade com esse nome incomum) e vai até o Parque do Rio Preto, lembrando que é uma travessia de vários dias e que tem no total, por volta de 65 quilômetros percorridos ao longo de três dias ou até mais, é preciso lembrar mais uma vez que é preciso de o acompanhamento de um guia credenciado para que se faça essa travessia, o trecho é difícil, são muitos locais e por isso o acompanhamento é imprescindível. Durante o percurso você irá passar pela Serra do Espinhaço, normalmente a travessia é feita ao longo de um rio famoso da região, ele se chama Rio Jequitinhonha, o que proporciona ainda aos turistas e aventureiros belíssimas paisagens pelo caminho e até cachoeiras.

Travessia Prados a Tiradentes

Travessia entre as cidades de Prados e de Tiradentes, essa trilha está localizada em uma das regiões mais históricas de todas as Minas Gerais, a vista do pico dessa trilha contempla diversas cidades da região, porém aqui há um alerta, a trilha não é muito sinalizada e possui trechos de mata fechada, por isso é uma trilha um tanto quanto arriscada, não vá sem acompanhamento de um guia que ofereça uma rede de apoio contra as pegadinhas do caminho. Outro ponto de atenção é que essa trilha tem muitas pedras, tome cuidado e vá com sapato adequado, o seu guia provavelmente vai ter também um kit de emergências para lhe auxiliar se caso for preciso.

Serra da Canastra

Serra da Canastra

Serra da Canastra

A Serra da Canastra é um dos locais mais especiais de Minas Gerais para se fazer trilha, isso porque por lá existe um número muito grande de cachoeiras e belezas naturais incríveis que estão a apenas uma trilha de distância. É claro que algumas trilhas são mais tranquilas e nem requerem esforços, mas outras são bem mais complicadas e mais uma vez indicamos que elas sejam feitas com o acompanhamento de um guia de turismo credenciado, no entanto, podemos afirmar se você procura por trilhas que te levam para cachoeiras de beleza sensacional, pode ir com certeza para a região da Serra da Canastra, outro ponto alto da região é que está bem próxima a Capitólio, cidade base para os passeios do lago e da Usina de Furnas, com certeza vale a pena conhecer.

Carrancas

Carrancas é uma cidade que está mais ao sul de Minas Gerais e que está repleta de trilhas e cachoeiras, realmente são muitas opções para quem está procurando por esse tipo de turismo, vale muitíssimo a pena conhecer as suas inúmeras atrações, que vão desde cachoeiras de água mais escura a até cachoeiras de águas verdinha e cristalina, outro ponto alto é que Carrancas ainda se conecta muito bem com outras cidades da charmosas da região, uma indicação de alguns trilheiros é a trilha da cachoeira da esmeralda, que tem um nível intermediário de dificuldade e que tem um poço no seu final.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *