Oceano Atlântico – Curiosidades

Água

Como todos sabemos a água é o elemento de maior abundância no mundo e de maior importância para a sobrevivência dos seres humanos.  A terra é formada por 71% da superfície de água, sendo que toda essa quantidade é de água em estado líquido. A maior quantidade de água do planeta se encontra nos oceanos, sendo cerca de 97,4% do volume total.

Isso é muito ruim, pois os oceanos possuem água salgada, contendo cloreto de sódio e outros sais que não são próprios para beber, nem para outros fins, como lavar as coisas e aguar plantas.

Mas ainda existe alguma porcentagem que é doce e pode ser utilizada pra consumo. Infelizmente muito da água doce se encontra nas geleiras nos extremos do planeta. Os que são em estado líquido e mais fáceis de se obter são os rios, lagos, lençóis freáticos e represas.

Em números ficamos bastante assustado com a quantidade que temos em disponibilidade. São apenas 2,6% de água doce, sendo que 1,8% desse estão em estado sólido, sobrando assim nem 1% para consumo.

Oceanos

Como dito acima os oceanos são a maior porção de água do planeta e por isso possui muita diversidade de flora e fauna. Eles se encontrados nos mais diversos relevos, dando preferência para as depressões.  Circundando todos os continentes e ilhas, os oceanos são nada mais do que conjuntos de água com diversos elementos e com terra imersa. É muito interessante quando comparamos o planeta terra com outros, pois possuímos muita água.

Os oceanos são muito importante para regulação do clima também. Vale lembrar que eles são diferentes de mar, pois em definição mar precisa estar cercado de três continentes e o oceano não tem isso. Por isso se fosse pela definição os dois oceanos glaciais (Ártico e Antártico) seriam considerados apenas grandes mares. Mas por outras características acabam sendo considerado oceanos. Fora esses dois, existem três oceanos na terra, sendo eles Índico, Pacífico e Atlântico.  Algumas curiosidades sobre os oceanos:

Pacífico

Cobre quase um terço da terra, sendo considerado o maior oceano de todos, ocupando cerca 165 milhões de km². Se encontra entre os continentes asiático e a Oceania pelo lado oeste e pelo lado leste o continente americano.  Nele encontra-se também o Estreito de Bering no norte entre a Ásia e América do Norte, é onde ele também encontra o Oceano Glacial Ártico.

No oceano pacifico ocorre alguns eventos climáticos, devido a sua grande extensão. Um deles é o El Niño, o La Niña que são mudanças nos ventos. É também onde nasce a maioria das correntes marítimas. O nome veio de que antigamente os navegantes consideravam as águas do oceano mais calmas do que de outros.

Índico

Terceiro maior continente como 73 milhões de km², se encontra entre a Oceania e Ásia pelo leste, África no oeste e Ásia no norte. Possui ligações com mar vermelho e mar mediterrâneo. Surgiu através da divisão do continente Gondwana, no período Mesozoico. Suas águas ao sul são bastante frias por passarem perto da Antártida, já na porção perto da Ásia é bem mais quente devido ao clima de Monções.

Era muito conhecido como Mar das Índias no período das navegações em que o marinheiros iam buscar muitas especiarias. Inicialmente era o único caminho para o comércio da época.

Ártico

É considerado um conjunto de mares, porém ainda é chamado de Oceano. Apresenta apenas 21 milhões de km² e fica localizado por todo norte, no círculo polar Ártico, fazendo fronteira com os continente americano, europeu e asiático. Passa grande parte do ano congelado e no verão é um pouco menos. Sendo as águas mais geladas conhecidas.

Antártico

Circunda a Antártica, formando um conjunto de águas no sul do Círculo Polar Antártico. Faz fronteira com todos os outros oceanos menos o Pacífico. Sempre se teve dificuldade em delimitar o espaço da Antártida, houve um tratado em 1956 e assim ela possui 20,3 milhões de km². Sendo o menor oceano, com baixas temperaturas e tendo alta biodiversidade apesar de não parecer.

Atlântico

Sendo o segundo maior oceano do planeta, fazendo fronteira com o continente africano pelo leste e com as Américas pelo oeste. Possui aproximadamente 106 milhões de km². Sempre foi um oceano muito importante para comércio entre Europa e América. Porém como muito do comércio agora circula entre Ásia e a América o pacifico está sendo mais utilizado. Também é originário do antigo continente Gondwana que se dividiu em América do sul e África, isso ocorreu a cerca de 150 milhões de anos.

Possui cerca de 3300 metros de profundidade, e tem seu nome originado da mitologia grega, do titã Atlas que carregava o céu em suas costas. Se encontra com o mar Mediterrâneo, Mar Báltico, Mar das Caraíbas e com o Mar do Norte.

Possui uma cadeia montanhosa no meio do oceano chamada de Dorsal Mesoatlântica. Diversos rios desembocam em suas águas, como o Amazonas, o Mississipi, Níger entre outros.

Em números, o Atlântico cobre 20% do planeta terra, possui um nível de salinidade entre 3 a 4%. Possui diversas ilhas importantes em suas águas como Fernando de Noronha, Ilhas Malvinas, Bermudas, Ilhas Canárias. Possui algumas reservas de petróleo em seu território.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *