O Que Faz o Magma Sair do Interior da Terra?

O magma é um tipo de pasta que está localizada no interior da Terra, local em que as temperaturas permanecem entre 600°C e 1200°C. Esse material fica concentrado em câmaras com até 150 km de profundidade, pelo fato de que o máximo que se consegue perfurar é 15 km se faz o estudo da composição interna do planeta por meio de ondas sonoras, ou seja, indiretamente.

Somente se pode observar o magma que é expelido durante episódios de vulcanismo. Até os dias de hoje essa substância pode ser observada no próprio local apenas três vezes em áreas marcadas pelo vulcanismo, Havaí e Islândia. Que tal entender um pouco mais sobre o magma?

Composição e Localização do Magma

Como já mencionado, o magma, está localizado no interior da Terra, de consistência pastosa é formado por magnésio, silicatos de ferro assim como outros compostos voláteis com grande quantidade de enxofre, cristais suspensos e bolhas de gás. Integrante do manto, o magma, está localizado entre a crosta superficial e o núcleo profundo.

A crosta não alcança nem 100 km de profundidade enquanto que o manto tem capacidade de mergulhar a quase 3 mil km, contém em torno de 80% do volume da Terra. O núcleo é considerado o coração do planeta sendo que a parte interna é sólida e a parte externa é líquida como resultado da enorme pressão exercida pelo material.

Movimentação do Magma

A temperatura da crosta terrestre pode chegar a 1.000°C e a do manto profundo a 2.000°C. O interior do planeta apresenta temperaturas bastante elevadas, cerca de 4.000°C. O magma fica no manto superior tornando-se mais fluido que o interno e dessa forma consegue se mover sobre ele. É exatamente a força que o magma exerce que faz o movimento das placas tectônicas. A superfície da Terra como um todo é proveniente do magma e por ele está em constante movimento.

Formação do Magma

A formação do magma acontece em áreas de baixa pressão e temperatura elevada com destaque para as zonas de subdução (caracterizado pelo deslize de uma placa tectônica sobre a sua vizinha); dorsais oceânicas (cordilheiras que estão submersas), de rifte (fratura ocasionada pelo afastamento de duas placas) e de pontos quentes (resultantes da convecção térmica do material que foi aquecido).

Vulcões

Para entender o que faz o magma sair do interior da Terra é necessário conhecer mais detalhes sobre os vulcões. Basicamente um vulcão é uma estrutura geológica feita a partir de massa fundida por temperatura elevada. O material magmático é expelido por meio de uma abertura no solo. Vulcões são constituídos em maior parte por silicatos combinados com gás e vapor d’água.

Essas formações possuem uma estrutura que está ligada a uma câmara subterrânea com grande profundidade. Os vulcões se formam a partir do movimento das placas tectônicas de maneira que criam as elevações. Vale dizer que vulcões podem se formar tanto nos continentes quanto nos oceanos. A forma como os vulcões estão distribuídos pelo planeta se deve a distribuição das placas tectônicas.

Por Que Um Vulcão Entra em Erupção?

A erupção de um vulcão acontece especialmente devido a forças internas da Terra que são responsáveis por fazer com que o manto e o material magmático se mantenham em atividade. A Terra é formada por vários blocos rochosos (placas tectônicas) que estão sempre se movimentando.

O movimento das placas agita o material magmático, somada a essa agitação estão as altas temperaturas. O resultado disso é a erupção em que material magmático, o que conhecemos como lava, é expelido alcançando então o exterior da crosta da Terra. A lava é composta por vários metais como ferro e magnésio que somente podem ser encontrados em temperaturas mais altas do que 1.000°C.

Gravidade das Erupções Vulcânicas

A questão mais preocupante em relação aos vulcões é o fato de que não dá para prever boa parte das erupções. Isso significa que muitas vezes as populações que moram no entorno de um vulcão são pegas de surpresa e não tem nem tempo de fugir. Vulcões são poluidores naturais da atmosfera e se tornam ainda mais prejudiciais quando entram em erupção podendo destruir um raio considerável no seu entorno.

Historicamente há algumas tragédias envolvendo a erupção de vulcões como a do vulcão Vesúvio em Pompeia no ano 79 d.C. que resultou em mais de 16 mil mortos. No ano de 2010 foi a vez da erupção do vulcão Merapi na Indonésia que resultou em 300 mortos e no deslocamento de mais de 280 mil pessoas que moravam na região.

Mais recentemente, em 2014, o vulcão Ontake entrou em erupção no Japão deixando um total de 60 mortos. No mesmo ano o vulcão Sinaburg também entrou em erupção na Indonésia deixando 16 mortos.

Por Que Morar Perto de um Vulcão?

Bem provavelmente você está se fazendo essa pergunta e saiba que existe sim uma explicação plausível. Muitos povos ocupam áreas próximas a vulcões porque a lava combinada com as cinzas deixadas pela erupção se torna um excelente adubo quando resfria. O solo se torna bastante propício para a atividade agrícola. Além disso, há algumas erupções que são menos agressivas e que estão relacionadas a formação de rochas ígneas e magmáticas como o granito, por exemplo.

Tipos de Erupções Vulcânicas

Erupções vulcânicas podem ser classificadas em diferentes categorias de acordo com a sua intensidade, proporção e tipo de material que expelem. Abaixo vamos apresentar as categorias de erupções de acordo com a violência com que expelem seu material.

– Erupção Explosiva

Erupção Explosiva

Erupção Explosiva

Um tipo de erupção em que a lava apresenta alta viscosidade impedindo que gases sejam liberados de maneira que há mais violência no processo de eliminação do material vulcânico. Geralmente nesse tipo de erupção não acontece derramamento de lava.

– Erupção Efusiva

Erupção Efusiva

Erupção Efusiva

Uma erupção em que o magma tem aspecto fluido permitindo que haja a liberação de gases. Em termos de explosão é menos violenta, mas possui derramamento de lava que pode se deslocar até longas distâncias.

– Erupção Mista

Erupção Mista

Erupção Mista

Um tipo de erupção em que se intercalam momentos de erupção violenta e erupção efusiva.

– Erupção Catastrófica

Erupção Catastrófica

Erupção Catastrófica

Uma erupção em que a lava possui alta viscosidade de maneira que não escorre até grandes distâncias e fica acumulada na cratera. Como os gases ficam retidos na chaminé se forma uma nuvem ardente.

Gostou de saber mais sobre por que o magma sai do interior da Terra? Deixe seus comentários e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *