O Que é Polinização?

Todas as espécies vegetais precisam passar por um processo de reprodução seja sexuada ou assexuada para a sua multiplicação e propagação e as espécies garantem a sua perpetuação.

O Que é Polinização?

O Que é Polinização?

O Que é Polinização?

A Polinização consiste no processo de condução do pólen das anteras gerados por uma planta, para o estigma de outra planta da mesma espécie, para que assim ocorra a reprodução sexuada de uma serie de espécies vegetativas angiospérmicas (plantas que possuem flores) existentes em nosso planeta.

As anteras são os órgãos reprodutivos masculinos de uma planta, enquanto o pólen é o gameta masculino. Enquanto o estigma é o aparelho reprodutor feminino.

O pólen gerado por uma planta é conduzido ou transportado para a outra espécie, através da ação de um agente polinizador.

Polinização

Polinização

A Ação Dos Agentes Polinizadores

O agente polinizador tem como função principal no processo de polinização a de carregar os grãos de pólen produzidos pelas anteras de uma flor do gênero masculino, para o estigma de uma flor feminina da mesma espécie.

Quando o agente polinizador consegue realizar a sua função, o gameta masculino chega ao gameta feminino e realiza a fecundação da planta concretizando assim o processo reprodutivo dessa espécie vegetal.

Devido a esses fatores, a polinização é considerada fundamental para o processo de reprodução das plantas e para que a polinização aconteça é necessário que as espécies vegetais consigam estar em condições de permitir que o pólen seja transferido de uma flor para outra.

Tipos De Polinização

A transferência do pólen gerado pela antera par ao estigma de uma flor pode acontecer de diferentes formas.

Muitas vezes nós pensamos que a polinização ocorre apenas com a ação de organismos vivos, e de uma flor para outra. No entanto a polinização, acontece além da ação dos animais junto as especies vegetais, como também devido a ação de outros elementos do meio ambiente, e além disso pode ocorrer situações de autopolinização, como também de polinização cruzada.

Contudo, a Transferência Do Pólen De Uma Flor Para a Outra Pode Acontecer De 03 (Três) Formas:

Através da ação de seres vivos, como por exemplo:

  • Abelhas, Insetos e Moscas – quando esses seres vivos fazem a condução do pólen de uma flor para outra, o processo de polinização é chamado de Entomofilia,;
  • Borboletas – quando as borboletas fazem o transporte do pólen de uma flor para outra, o processo de polinização é chamado de Psicofilia;
  • Besouros – quando o transporte do pólen é feito por Besouros, o processo de polinização é denominado Cantarofilia;
  • Aves – quando o transporte do pólen é feito por aves, o processo de polinização é denominado de Ornitofilia;
  • Morcegos – quando o pólen é conduzido por morcegos, o processo de polinização é chamado de Quiropterofilia;
  • Insetos – quando o pólen é transportado por insetos, o processo de polinização é chamado de Entomofilia;
  • Borboletas – quando o pólen é conduzido por borboletas, o processo de polinização é chamado de Psicofilia;

Através da ação de outros fatores ambientais, como por exemplo:

  • Vento – quando o pólen de uma flor é disperso pelo vento, carregando os grãos de pólen para as flores femininas próximas, o processo de polinização é chamado de Anemofilia;
  • Água – quando a dispersão do pólen é realizada por ação da água, e carrega os grãos de pólen para as outras flores, o processo de polinização é chamado de Hidrofilia;
  • Através da ação do ser humano – quando o processo de transferência do pólen é feita pela ação do ser humano, seja de maneira direta ou indireta, que o processo de polinização chamado de Antropofilia ou Polinização Artificial;

Quando a polinização é realizada pela ação dos mais diversos seres vivos, é necessário que as espécies vegetais tenham a capacidade de atrair esses agentes polinizadores (no caso bióticos) façam o seu trabalho no processo de polinização.

Muitas das espécies vegetais, para atrair os animais para que eles realizem a transferência do pólen de uma flor para outra, acabam ofertando e usando do pólen, do néctar, dos óleos, dos odores que são usados na alimentação ou reprodução desses diversos animais.

No entanto, existem muitos animais no ecossistema que procuram o pólen, o néctar, os óleos, os odores e outras características, sem apresentar o comportamento de agente polinizador. Contudo, a ação da natureza é perfeita, e depois de anos de evolução das espécies, tanto as vegetais como as animais, foram surgindo adaptações fisiológicas e comportamentais, que acabaram criando estreitamento dos laços e mutua dependência entre as plantas e os animais, que um depende do outro para a sobrevivência, e o processo de polinização dessas espécies vegetais fica plenamente garantido, perpetuando assim a espécie.

A Auto-Polinização

Algumas espécies vegetais realizam o processo de auto polinização, isto é, a flor recebe o  próprio pólen que ela produz e se auto poliniza.

No entanto, o processo de auto polinização não é algo tão comum no reino vegetal, pois existem flores que desenvolveram mecanismos que geram a rejeição do seu próprio pólen, que foi produzido em suas anteras, permitindo assim que se mantenha a variação genética das espécies de plantas e a reprodução sexuada entre as plantas.

Nas espécies que não possuem esses mecanismos e adaptações naturais, a auto polinização ocorre para garantir a fecundação, a produção de sementes e a manutenção da população daquela espécie vegetal, sem existir nenhum tipo de variação genética, pois na auto polinização não existe a combinação dos genes de duas espécies diferentes.

Caso a auto polinização fosse uma constante em todas as espécies vegetais, não existiriam variações nas espécies vegetais e elas seriam meros clones, pois não haveria a miscigenação genética entre as plantas.

A Polinização Cruzada

O processo de polinização cruzada consiste no fato do pólen gerado por uma flor, fecundar o estigma de outra flor, podendo ser um ser da mesma espécie ou de outra espécie.

O desenvolvimento das plantas hibridas é bastante facilitada pelo processo de polinização cruzada, gerando uma grande variação genética.

O grande agente polinizador no processo de polinização cruzada é o vento, no entanto as aves e o próprio homem também podem funcionar como agente facilitador do processo de polinização cruzada.

As Abelhas No Processo De Polinização

Devido ao grande numero de espécies de abelhas existentes nos ecossistemas de todo o planeta (estimam existir mais de 20.000 tipos de abelhas distintas), esses animais dão uma grande e poderosa contribuição no processo de polinização e por consequência no processo de conservação, manutenção e desenvolvimento das espécies vegetais.

Por isso esse ser vivo é tão importante para o processo de polinização e é fundamental que se preserve e conserve esses bichinhos, para que o ecossistema não sofra nenhuma alteração devido a redução da população de abelhas silvestres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *