Este termo representa um dos mais difíceis dentro da geografia para conceder definições. Isto ocorre porque nem mesmo os especialistas conseguem conceder alguma explicação que simbolize de forma pragmática esta definição. Alguns pensadores são exatos quando afirmam não conseguirem encontrar definição, mas que reconhecem um nicho ecológico logo ao primeiro olhar. A natureza representa um aspecto tão deslumbrante que muitas vezes é inexplicável, assim como nichos ecológicos. Neste artigo vamos tentar elucidar as características essenciais.
Definição Popular
Nichos ecológicos são fundamentais para a ecologia moderna. De forma sucinta, se pode dizer que um nicho ecológico representa local no qual vivem espécies vivas que possuem cotidianos, moram e trabalham na respectiva região.
Reservas florestas de longa amplitude podem ter diversos tipos de nichos espalhados dentro dos seus limites. Aéreas com nicho ecológico considerado em instituição devem ser protegidas por governo e órgão ambientais para não correrem sérios riscos de extinção.
No entanto, são muitos aspectos que devem ser analisados no conjunto de nichos ecológicos. Outros aspectos importantes são: Recursos, condições e interações.
Recursos são considerados tipos bióticos ou abióticos que servem para serem consumidos pelos seres vivos do local. Condições fazem parte de qualquer meio natural, afetam todos os níveis de aptidões existentes nos organismos. Interações representam as relações bióticas que podem tanto prejudicar como auxiliar no desenvolvimento do nicho ecológico.
Estas explicações evidenciam as dimensões que são encontradas nestas regiões. Neste sentido, não há contabilização exata sobre tamanhos de nichos uma vez que ele está em constante modificação. Na prática estas medições são realizadas de acordo com os tipos de alimentações, variações climáticas, entre outros competidores.
O Que é Nicho Ecológico?
Neste sentido se concebe nicho ecológico como espaço geográfico sem limitação onde ocorrem inúmeros tipos de formas interativas entre os diversos organismos. É extremamente dependente da disponibilidade dos recursos para que seres vivos possam evoluir. Quando não há alimentação eles viram nichos desérticos, onde viver é praticamente impossível sem a ação do homem.
Os nichos são divididos entre fundamentais ou efetivos. No primeiro conjunto de opções, organismos são repostos apenas pelas condições abióticas sem prejudicar outras espécies; representam a maioria dos nichos existentes no planeta. Na segunda opção há o legítimo organismo dependente e limitado pelas interações com outros seres vivos.
Nicho Sobreposto!
Ocorre quando acontece aumento de populações que demandam certos alimentos ou condições para viverem tranquilamente segundo a necessidade instintiva. Por vezes acontecem competições que modificam o comportamento do nicho de forma contundente. As zonas ficam sobrepostas e fatalmente a espécie mais forte vai fazer de tudo para retirar os outros organismos da nova zona demarcada.
No entanto, algumas espécies ficam preservadas, como no caso de novos habitat de leões e conjuntos de palmeiras. Isso ocorre porque as duas espécies não são competidoras diretas na busca pela sobrevivência.