Erosão de um solo nada mais é que a destruição física e de tudo que esteja contido neste solo, tudo que os efeitos dos ventos, das chuvas produzem para este solo, com o decorrer do tempo são transportados para as partes mais baixas modificando os cursos dos rios.
A erosão de solo ocasiona uma série de problemas que devem ser adaptadas algumas práticas para que aconteça a conservação de solo e assim diminuir os problemas. No local em que o solo está coberto com vegetação, a erosão é muito menor, quase que não existe, mas alguma coisa sempre acontece. Isso é um processo natural, que sempre esteve presente e de muita importância para que houvesse a formação dos relevos.
Quando o homem destrói as vegetações, para que possa utilizar este solo na agricultura, este solo ficará mais exposto, podendo haver uma erosão muito mais severa, a superfície da terra é formada através dos processos geológicos que formam as rochas, os processos naturais da degradação e a erosão.
Quando por motivo de degradação a rocha é quebrada, os pequenos pedaços são movidos através das águas, gelo, vento ou até mesmo a gravidade, mas quando a superfície do solo, que não é castigado, é coberta naturalmente por camadas de terra rica em nutrientes inorgânicos e materiais orgânicos, permite assim o desenvolvimento e crescimento da vegetação. Se esta camada for retirada os materiais pródigos desaparecem e o solo perderá toda a capacidade de fortificar o crescimento da vegetação, por conseguinte haverá de ter um terreno árido ou podendo dizer então que houve uma desertificação.
Quando acontece o fenômeno do arrastamento de solo, levando o solo rico em nutrientes e materiais orgânicos ou os solos áridos, sejam eles quais forem, causam o enchimento dos rios e lagos. Esse fenômeno de enchimento chama-se assoreamento.
O fenômeno de arrastamento do solo provoca no terreno a erosão. Sendo assim, na superfície e no subsolo do terreno as águas correntes são as causas da erosão. Ela depende da chuva, da infiltração da água, de topografia em declive e da quantidade de vegetação existente no solo.
Sem dúvida alguma a chuva é fundamental para que ocorra a erosão, dependendo de sua potencialidade e frequência, maior será a influência sobre esse fenômeno, mas se o terreno houver pouco declive a erosão será bem menor.
Em terrenos que possuem raízes que dão sustentação mecânica ao solo, a erosão será diminuída consideravelmente, ainda haverá o processo de raízes mortas propiciando canais para dentro do solo, criando oportunidades para que a água possa penetrar e com isso sobrará um volume bem menor de água para correr sobre a superfície.
Outro fator muito significativo no auxílio à erosão são as águas de chuva quando caem com maior frequência em um solo que já esteja saturado de água. Assim, a tendência é que o solo não consiga absorver todo o volume de água que cair, possibilitando assim que essa água corra pela superfície.
Gostei bastante desse texto,tomara que a proxima pessoa goste tambem
adorei a pesquisa e as fotos ajudou bastante na liçao