O Que é Queimada?
A prática da queimada é comum desde a agricultura primitiva em especial no que concerne a limpeza do terreno para que se possa usar o terreno para o cultivo de plantações ou mesmo para formar pastos. Para essa limpeza é utilizado o fogo de uma maneira controlada que pode acabar saindo do controle em algumas situações gerando incêndios nas florestas, matas e grandes áreas.
Destruição do Meio Ambiente
Um dos principais problemas que as queimadas causam ao meio ambiente é com certeza a destruição de florestas e afins. Para se ter uma ideia no ano de 1998 – um ano de pico das queimadas – foram queimados cerca de mil quilômetros quadrados da Floresta Amazônica por dia para que agricultores pudessem limpar o terreno.
Além do desmatamento as queimadas também geram poluição que seria equivalente a poluição lançada na atmosfera nos últimos 70 anos pela cidade de São Paulo. Trata-se de uma prática bastante comum para agricultores e fazendeiros que precisam abrir espaço para plantações e formação de pastos para gado. Os pequenos produtores costumam queimar a vegetação para fazer a preparação do local para que não seja necessário investir em mão de obra.
Queimadas no Brasil
A primeira coisa que devemos dizer em relação as queimadas é que a prática que ficou como herança dos índios que habitavam o país antes da chegada dos portugueses não era exatamente nociva. Os índios usavam o fogo para fazer a limpeza dos terrenos e havia equilíbrio no meio ambiente.
O que potencializou essa prática como destruidora do meio ambiente foram os colonizadores europeus que trouxeram para o Brasil o conceito de divisão das terras em propriedades e também o cultivo monocultor. As queimadas realizadas em grande escala acabaram atingindo os animais silvestres.
Além disso, há que se destacar que o manejo realizado pelos índios não tinha como base somente o fogo, mas também a escolha assertiva dos locais em que seriam cultivadas as roças de maneira que as mesmas pudessem interagir com o meio ambiente que estava a sua volta. Essa interação permitia que os índios contassem com ajuda na caça e também na proteção contra pragas.
Queimada – Um Sério Problema
No ano de 1982 foi realizado um relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou a devastação da floresta Amazônica. Descobriu-se que o maior problema enfrentado pela floresta era sem dúvida a realização de queimadas. Um dos principais danos causados a floresta é a destruição de quase toda a camada fina de matéria orgânica superficial que tem entre 30 e 40 centímetros.
Além disso, devemos destacar ainda que essa prática nem sempre contava com a proteção de aceiros o que acarretava em efeitos catastróficos. Outro ponto relevante é que o fogo não só compromete os processos de oxidação e transformação dos nutrientes convencionais por reduzir a vida microbiana como também causa a destruição de sementes, raízes, plantas jovens entre outros. Essa vegetação destruída não terá chances de sobreviver a não ser que seja reintroduzida no ambiente pelas mãos do homem ou pela ação de animais.
Pontos Positivos das Queimadas
Por mais controverso que o processo de queimadas possa ser quando realizado em situações controladas e que se observem os cuidados necessários com o clima e tipo de solo é possível ter um resultado positivo. Os incêndios fazem parte do ecossistema de alguns ambientes de maneira que podemos entender como relativos os prejuízos causados para a fauna local. Tem casos em que até existe um aumento das populações em áreas queimadas.
As Queimadas no Brasil
Todos nos dias o número de queimadas no Brasil é atualizado pelo Inpe (Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais) e nos alertam para a grande preocupação moderna, a destruição do meio ambiente. Para se ter uma ideia as últimas pesquisas apontam que as queimadas de áreas verdes no Brasil já representam um total de 70% a mais do que foi registrado em todos os países da América do Sul no mesmo período.
O Inpe ressalta que o Brasil tem um território muito maior do que o dos seus vizinhos, contudo, ainda se trata de um número bastante expressivo. O Brasil ocupa com o seu território aproximadamente 48% da área total do continente. O Ibama credita que tantas queimadas são o resultado do processo de estiagem.
Outros Fatores
Mesmo que a explicação da estiagem tenha alguma relevância ainda é necessário que se observem outros fatores que tem impacto sobre o resultado. O tamanho do território brasileiro realmente tem influência, no entanto, ainda é importante considerar questões como a falta de chuvas que faz com que a vegetação fique mais seca e propícia para a combustão.
Outros fatores a considerar são os tipos de vegetação, clima e o terreno das diferentes regiões que temos em nosso país. A política ineficaz do Brasil no controle das queimadas bem como a sua falta de fiscalização também representam um problema bastante sério. Lembramos ainda que o Código Florestal Brasileiro oferece menos restrição do que o anterior o que torna mais fácil a realização de queimadas.
O Perdão
Um dos pontos que mais causaram desagrado aos ambientalistas no Código Florestal Brasileiro sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 2012 é um tipo de perdão para aqueles que desmataram a floresta ilegalmente antes do ano de 2008. Também não foi bem visto o abrandamento das definições de Áreas de Proteção Permanentes (APPs) e das fronteiras agrícolas.
Os ambientalistas justificam dizendo que as APPs passaram a ter um tamanho menor em algumas regiões do país como, por exemplo, em São Paulo. O país passou a contar com cada vez menos florestas uma vez que os seus terrenos passaram a ser distribuídos aos picotes o que torna mais difícil recuperá-los. Com isso as propriedades agrícolas causam um grande impacto nas áreas das queimadas o que faz com que o código traga um retrocesso nas leis do meio ambiente.
Outras Ameaças
Apesar de as queimadas representarem um grande risco para a floresta Amazônica não são somente elas que estão fazendo com que a floresta desapareça. Outras questões como terreno e clima precisam ser levados em conta.
Muito tem se falado nos últimos anos, sobre as consequências das ações do homem para com o meio ambiente, e de fato, é algo que deve ser ainda mais debatido, e expandido, tanto num contexto ambiental geral, quanto no que diz respeito à queimadas, para que tanto a atual geração, quanto as gerações futuras, não sofram com os impactos ambientais num futuro próximo.
As queimadas são normalmente praticadas por agricultores visando a preparação do solo para a plantação e cultivo das plantações. Porém essa ação acaba também por destruir a vegetação e eliminar seres microscópicos que vivem no solo, responsáveis pela decomposição de restos mortais de animais e resíduos de plantas.
Além de prejudicar os solos, as queimadas também são responsáveis pela emissão de gás carbônico que fica retido na atmosfera, impedindo o curso normal dos fenômenos naturais, e sendo inclusive um dos responsáveis pelo desgaste na camada de ozônio, provocando ainda o que se conhece por aquecimento global.
Além das causas conhecidas e hipotéticas, existe aquela que surge nas margens das rodovias causadas por fuligem incandescente que sai dos escapamentos de ônibus e caminhões que se encontram com o motor desregulado. Vejam no Google”Queimadas no Brasil: Causa real nas rodovias”- Edmar- Itabira – MG