Lago Titicaca

O Lago Titicaca fica na fronteira entre a Bolívia e Peru, estando a uma altitude de 3.811 metros mais alto que o nível do mar, deixando-o na posição do mais alto lago navegável do mundo. Em se tratando do volume de água, ele ainda ocupa o primeiro lugar na América do Sul.

Este lago é alimentado pelo degelo das geleiras e pelas chuvas. Além disso, ainda recebe a água de outros 05 grandes rios, sendo eles: Coata, Ramis, Ilave, Suchez e HuancanŽ. Há ainda outros vinte córregos que acabam no Titicaca, composto também por 41 ilhas, muitas delas bastante povoadas.

O Lago Titicaca desde o ano 2000 vem experimentando uma constante baixa d’água. Em 2009 entre os meses de abril e novembro o nível baixou 81 cm e chegou ao mais baixo desde a década de 40. Esta queda no nível de água vem sendo causada por curtos períodos de chuva e ainda através do derretimento das geleiras que chegam aos afluentes do Titicaca.

Visitas

Quando se vai visitar o Lago Titicaca, o melhor lugar para ficar é a cidade de Puno, localizada no lado Peruano. Além de ser conhecida como a Capital do Folclore, ainda é um local interessante para se visitar, contando com uma antiga e bela catedral, muito próxima das atrações maiores do Peru, como a cidade de Cuzco e de Machu Picchu.

Conforme a mitologia Inca, este seria o local onde haveria tido a criação do mundo, o deus Viracocha teria saído do lago e criado as estrelas, o sol, e as primeiras pessoas.

Já no lado do lago que pertence à Bolívia pode-se encontrar a fascinante cidade de Copacabana sendo a principal cidade às margens do Lago Titicaca, tornando-se um fascinante ponto de turismo boliviano. A cidade se torna mais conhecida em razão de sua Basílica, sob o título de Virgem de Copacabana, sua atmosfera singular e suas trutas.

A Basílica de Copacabana

A Basílica de Copacabana está localizada numa praça chamada de “2 de Febrero”, tendo sido construída a partir do estilo renascentista ainda em 1550, e passou por um processo de reconstrução entre os anos de 1610 e 1651. Esta igreja é dedicada a imagem da Virgem da Candelária, que fora esculpida em 1580 por Francisco Tito Yupanqui, um artista nativo. A festa em devoção à Virgem de Candelária tem sua comemoração feita em duas datas 02/02 e 05/08.

Em 1925 ela foi proclamada “Rainha da Nação “, sendo uma tradição aos povos locais fazer uma visita ao templo e acender uma vela a cada pessoa da família, para que recebam a benção e a proteção da Virgem.

O Calvário

Está localizado próximo da cidade de Copacabana, recebendo muitas visitas de peregrinos estrangeiros e locais. Existe quatorze cruzes no decorrer do caminho representando as estações pelas quais passou Jesus Cristo. O caminho é carregado de crenças dos povos andinos e pode ser feito juntamente com um Yatiri, que quando contratado, celebra uma benção. Quem já foi para lá recomenda que se assista ao pôr do sol e faça lindos cliques.

Ilha do Sol

Esta localizada a aproximadamente quinze quilômetros de Copacabana e se chega até lá apenas por barco. Contando com 4,8 km de largura e 9,6 km de comprimento é tida como um local sagrado.

Ela é dividida em 03 comunidades:  Com uma praia de areia bem branca temos a “Challa”, no centro-leste contamos com a “Yumani” e no sul “Challapampa”. A Ilha do Sul é a que recebe mais visitas e onde podem ser encontradas ruínas arqueológicas de Pilkokaina e também Yumani, as escadas feitas com pedra. Nesta porção do lugar há inúmeras pousadas, pizzarias, cafés e restaurantes.

Pode-se acessar por barco a Ilha Norte a partir de Yumani para chegar a Challapampa, ou através de uma caminhada de aproximadamente 03 horas num caminho que corta a ilha. Ainda encontrando-se as ruínas de um local chamado “La Chincana”, a Tabela de Cerimôniase a Pedra Sagrada.

Ilha da Lua

Esta ilha fica distante oito quilômetros da Ilha do Sol, sendo também chamada de “Quati”, caracterizada como 2ª ilha Sagrada dos Incas. Nela há a Casa das Virgens ou o Palácio das Virgens “INAK UYU”, no qual as mulheres virgens aprendiam as artes e tecelagem, para que posteriormente serem escolhidas como uma das próximas mulheres do Inca.

O Turismo em Puno

Aproximadamente a 14 km de Puno há as ilhas flutuantes deitas de junco. Naturalmente o Junco se prolifera às margens do lago, e é usado pelo povo Uros na formação das ilhas. Elas ficam a flutuar pelo lago Titicaca e, em razão disso, recebem o nome de Ilhas Flutuantes de Uros. Todas elas, que são mais quarenta, são povoadas por indivíduos que vivem da pesca e atualmente, em razão do turismo, fazem artesanato e o vendem aos turistas.

Ilha Taquile – Conta com quatro mil metros acima do nível do mar e, para chegar à Taquile, sua parte principal, é necessário subir uma escadaria com aproximadamente 567 degraus, e de lá observar a beleza do Lago Titicaca. Tal ilha tem como moradores os nativos que falam a língua Quéchua passaram a desenvolver uma comunidade bastante eficiente, na qual as famílias têm ajuda mutua, usando ainda o escambo, realizado através das gerações. Ainda que sua atividade econômica principal seja a agricultura, eles são artesões e tecelões. Os habitantes do local passaram a se envolver na melhora das atividades relacionadas ao turismo, sem, no entanto, deixar de lado os costumes ancestrais, alimentação, oferecendo transporte, água e abrigo.

Ilha Amantani – Estando a uma altitude média de 3.817 metros, compreende um espaço  de cerca de nove quilômetros quadrados. Nela temos os templos famosos Pachatata e Pachamama, sendo consagrados à fertilidade da terra. Ela tem como habitantes os nativos do dialeto Quechuas, mantendo suas antigas tradições, cuja principal atividade é a produção de têxteis e cerâmicas.

A ilha emana uma energia positiva tão poderosa que passou a ser conhecida como a “Ilha do Amor”. Se quiser se hospedar no local contará com hospedagem familiar, na qual os nativos oferecerão a típica comida local.

Aproveite e faça uma viagem para conhecer melhor as belezas da região do Titicaca.

Os grandes lagos do mundo fazem sempre muito sucesso, seja pela importância que ele exerce no território em que se localiza ou então pela grande quantidade de visitas que ele atrai para a cidade. O lago Titicaca fica localizado na América do Sul, entre o Peru e a Bolívia, sendo o mais alto do mundo e o segundo maior do continente. Ao se deparar com o lago Titicaca você consegue perceber a beleza que ele passa para a região em que ocupa, cerca de 8300 quilômetros quadrados.

A maior profundidade que o lago possui é de duzentos e oitenta metros. As águas da chuva e também do derretimento de geleiras fazem com que seu nível de água mantenha-se sempre alto. A seguir algumas fotos do grande lago situado na América Latina, confira só o Titicaca de diversos ângulos e locais:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *