Lago Baikal

A natureza é realmente incrível, não é mesmo? Tudo o que ela consegue criar vida entra num equilíbrio que só pode ser quebrado pela humanidade, por meio da exploração desenfreada e da poluição atmosférica que está muito acima do que é permitido.

Um dos principais recursos que nós temos á nossa disposição por aqui é, sem dúvida, a água. Ela nos ajuda a manter a vida por aqui, já que praticamente todos os seres vivos dependem dela para que as funções orgânicas possam funcionar da melhor maneira possível. Quando olhamos o nosso planeta por meio de fotos e vídeos feitos espacialmente, podemos ver claramente que ele é um planeta azul, ou seja, com grande indicativo de presença de água.

Ilustração da Água no Planeta Terra

Ilustração da Água no Planeta Terra

Porém, a maior parte dessa água é imprópria para consumo, já que a maioria dela é salgada. Para que possamos beber, está reservado um percentual de um por cento, que é a água doce. Esse 1% é dividido entre nós, os animais, as plantas, à indústria, enfim. Então podemos ter noção de como essa água é limitada para a gente.

Mas você já se perguntou como a água chegou até o nosso planeta? Confira um pequeno resumo a seguir:

A Chegada da Água em Nosso Planeta

Ciclo da Água

Ciclo da Água

Quando o Sistema Solar foi formado, há mais de 4,66 bilhões de anos atrás, tudo o que circunda o Sol atualmente também foi criado a partir desse momento. O nosso planeta, por exemplo, surgiu dessa explosão. Só que, diferente do que temos hoje, ele era apenas uma grande bola incandescente, com temperaturas bem maiores do que a da superfície solar. Era impossível imaginar que um lugar desce daria espaço para o surgimento da vida, não é mesmo? Pois isso é bem diferente.

O Sistema Solar, jovem como só ele, estava totalmente instável no início. Então, era bastante comum que as órbitas dos planetas se mantivessem atrapalhadas. Isso contribuiu, também, para a vinda de diversos tipos de cometas para o interior do sistema, cometas estes que estão localizadas na hipotética nuvem de Oort, que os cientistas acreditam ser uma das fronteiras do Sistema Solar.

Os Cometas De Água

Ilustração de um Cometa no Espaço

Ilustração de um Cometa no Espaço

Esses cometas estão carregados com muita água, e, por ironia do destino (ou não), a Terra estava em plena rota de colisão com elas. A partir do momento que esses cometas começaram a acertar em cheio o planeta Terra é que ele começou a esfriar. Mas não pense que foi um ou dois cometas que caíram por aqui: foram milhares, durante milhares e milhares de anos atrás. Até que, em um determinado ponto, a superfície do planeta se resfriou, criando uma crosta de mais de vinte e cinco quilômetros, que resguardou a movimentação da magma para mais abaixo.

O Planeta, ainda hoje, é considerado quente, por conta de sua atividade vulcânica que ocorre sob os nossos pés. Mas não tanto quanto antes, obviamente.

Os oceanos, lagos e rios que temos atualmente em nosso planeta são uma consequência direta dos cometas que continuaram a cair em nosso planeta mesmo depois de ele ter se resfriado. E, um desses lagos é o Lago Baikal, que iremos conhecer a seguir.

O Lago Baikal

O Lago Baikal é uma formação aquífera que está localizada no sul da Sibéria, na Rússia. É um dos maiores lagos do planeta em extensão, tendo um comprimento maior que o estado do Rio de Janeiro. E não somente isso: é o maior lago de água doce da Ásia, o maior do mundo em volume e também com a maior profundidade conhecida, que é de mais de 1,6 quilômetro.

Para você ter uma ideia, o lago é tão volumoso, mas tão volumoso que, se todos os rios do planeta fossem canalizados para abastecer o lago vazio, levaria mais de um ano para encher por completo, tendo uma superfície de trinta e um mil quilômetros quadrados, aproximadamente. O lago é responsável por cerca de 23% de toda água resultado de degelo em todo o planeta.

Atualmente, cerca de trezentos rios desaguam nele. Por conta disso, é um lugar com uma diversidade tremenda, tendo mais de mil espécies de plantas e mais de mil e quinhentas espécies de animais. De cinquenta espécies de peixes que lá residem, aproximadamente trinta são endêmicas.

O Lago é tão imponente e tão importante para a manutenção do equilíbrio natural na região que se encontra que foi inscrito como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Não podemos nos esquecer do fato de que o Lago Baikal é o mais antigo do planeta, tendo sido formado, segundo os pesquisadores, há mais de 25 milhões de anos atrás. E, depois de tanto tempo de isolamento, o lago conseguiu criar tipos de vida bastante incríveis e incomuns.

O número de recordes quebrados pelo Baikai não para de aumentar! Isso porque ele também é um dos únicos lagos que se estabeleceram em latitudes mais elevadas. O que ajuda o lago a se proteger da ganância humana e de outras intempéries é que ele se encontra protegido por diversos tipos de montanhas e também pela taiga, que é a vegetação oficial daquela região.

O lago se encontra em um local de choque entre placas tectônicas, que faz com que tremores de terra sejam frequentes naquela região, contribuindo também para o surgimento de águas termais em alguns locais, no qual a temperatura fica mais agradável.

A Poluição Ameaça o Lago

Embora seja bem protegido pelas montanhas e demais formações terrestres, o Lago sofre com a poluição humana, causada pelo turismo: o lixo que se joga em suas beiradas ou até mesmo dentro do lago está comprometendo os sedimentos, que poderão transformar em um futuro não muito distante o lago em um verdadeiro pântano. Por conta da poluição, diversas outros problemas estão acometendo o lago, como é o crescimento de espécies estranhas ao ecossistema do lago, como as algas verdes, o que indica o desequilíbrio que está ocorrendo no local devido á poluição. O governo Russo estuda medidas para frear esse problema, com um navio ecológico equipado para realizar a limpeza do lago, retirando, principalmente, as algas verdes e demais espécies que não são naturais do lago.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito bom esse site fala sobre tudo

    Lauane 22 de março de 2016 21:59

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *