Grande Barreira de Corais na Austrália

Alguns lugares no mundo são privilegiados no que diz respeito a paisagem e beleza. A Grande Barreira de Corais, localizada na Austrália, é um desses lugares especiais no planeta. Trata-se de uma imensa faixa de corais que serve como um “ponto de encontro” para vários e belos tipos de peixes.

Essa barreira de corais conta com mais ou menos 2900 recifes, 300 atóis de coral, 600 olhas continentais e os peixes mais coloridos que existem na Austrália. Um visual maravilhoso que está listado como uma das paisagens mais lindas do mundo todo.

A localização da Grande Barreira de Corais é nas praias do nordeste do país dos cangurus e Papua-Nova Guiné. Possui 2.300 km de comprimento e uma largura que varia de 20 km a 40 km.

Natureza

Natureza

Uma Estrutura de Seres Vivos

Um dos dados mais fascinantes em relação a Grande Barreira de Corais é que se trata da maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos. Quando observamos mais a fundo essa barreira de corais percebemos que os seus recifes são compostos por milhares de microscópicos organismos vivos que são conhecidos como pólipos de coral.

Essa estrutura tem uma grande importância para o planeta porque suporta uma grande biodiversidade e já foi eleita como um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade, isso em 1981. O Canal de TV americano CNN já elegeu a Grande Barreira de Corais como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

O estado australiano de Queensland, onde está localizada a barreira, a nomeou como um dos símbolos maiores desse estado. Grande parte desse recife é protegido pelo Parque Nacional da Grande Barreira de Coral. O parque ainda ajuda a limitar os impactos que podem ser causados pela presença humana tais como a pesca e o turismo.

Cuidados Com a Grande Barreira de Corais

Além dos cuidados com a pesca e o turismo existem outras pressões ambientais sobre esse recife que envolvem o escoamento superficial, as alterações do clima e também o enbranquecimento maciço dos corais. Os surtos em populações como de coroa-de-espinhos e estrelas-do-mar também são observados de perto, pois essas espécies servem de alimento para os corais.

Além de um lugar lindo e que serve de abrigo natural para um grande número de espécies a Grande Barreira de Coral também é conhecida pela sua importância cultural. Para se ter uma ideia os aborígenes locais tem uma forte ligação com esse lugar.

Essa barreira de corais também representa um destino de turismo que traz grande movimentação econômica para a região. A movimentação de dinheiro pode chegar a nada menos do que 1 bilhão de dólares por ano.

Beleza Natural

Beleza Natural

A Biodiversidade da Grande Barreira de Corais

A biodiversidade presente nesse belo lugar é um dos principais atrativos de turismo, o nome já nos dá uma pista de que se trata de um espaço em que encontraremos uma grande variedade de corais. A maior parte da variedade de corais da região está no Recife Flynn próximo a Cairns.

Esse lugar tem como um de suas principais funções naturais ser um espaço para grande biodiversidade e isso inclui algumas espécies que estão vulneráveis ou mesmo que sofrem a ameaça de extinção. Boa parte dessas espécies são consideradas endêmicas desse tipo de ecossistema.

Um registro aponta que existem nessa grande barreira cerca de 30 espécies diferentes de baleias, botos e golfinhos. Dentre essas várias espécies estão a baleia minke-anã, baleia jubarte e o golfinho jubarte.

Também é possível acompanhar 06 espécies de tartarugas marinhas que se dirigem ao recife para se reproduzir, dentre as espécies podemos citar a tartaruga-de-pente, tartaruga-de-couro, natator depressus, tartaruga-oliva e outras.

As ervas marinhas também estão presentes em grande quantidade nesse verdadeiro paraíso natural. São mais de 15 espécies de ervas marinhas, dentre os gêneros mais comuns de algas marinhas podemos citar Halophila e Halodule.

Nem Tudo é Perfeito

Como nem mesmo o paraíso pode ser completamente perfeito existem alguns elementos que atrapalham o crescimento dos corais. Um dos fatores que atrapalham esse crescimento é natural trata-se da temperatura da água.

O PH e a salinidade também impedem de certa forma que os corais cresçam com mais facilidade. Se não fossem esses fatores a Grande Barreira de Corais poderia ser contínua. Também vale destacar que a água doce que dos rios e córregos que desaguam no mar também acabam atrapalhando e impedindo que os corais cresçam nesses pontos (essas são as chamadas zonas de passes).

Os Vários Nomes da Grande Barreira de Coral

A Grande Barreira de Coral da Austrália está totalmente no estado de Queensland e de acordo com a sessão em que está pode contar com diferentes nomes. Podemos exemplificar através da Capricorn Session (claro que fica na altura do Trópico de Capricórnio) dentre outros nomes que essa região recebe.

Essa imensa barreira de corais também forma uma grande quantidade de ilhas e boa parte delas abriga lindos resorts ou acabam por ser completamente desertas, um tipo de contraste. Você pode chegar até mesmo a acampar numa dessas ilhas desde que tenha a devida autorização do departamento de Conservação, mas fique atento ao fato de que precisará levar tudo o que precisará.

Isso inclui comida, água e protetor solar, lembre-se que essas ilhas não tem nada, são desertas. Além disso, também é importante destacar que boa parte dessas sessões são consideradas Parques Nacionais Marinhos e dessa forma não se pode coletar nada, mas você pode tirar lindas fotos.

Um Paraíso na Austrália

Como você deve ter percebido ao longo do texto se trata de um verdadeiro paraíso sobre a terra. Por isso se você está pensando em viajar para conhecer um lugar com uma grande biodiversidade, preservado e com muita coisa linda para ver esse lugar é a Grande Barreira de Corais da Austrália.

A dica é ficar atento ao fato de como se trata de um local preservado necessita de algumas autorizações para você passear com tranquilidade e liberdade. Com respeito e cuidado é possível aproveitar ao máximo o seu passeio nesse lugar maravilhoso e que devia ser visitado por todos algum dia em suas vidas, com certeza vale muito a pena. Se tiver a chance viaje para esse lindo ponto turístico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei muito a pesquisa, ótimo site para quem quer aprender mais sobre as coisas do nosso imenso muno, muito obrigado pela ajuda, continuem com as pesquisas incríveis

    beatriz neves 23 de junho de 2019 23:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *