Geografia e Geologia Das Placas Tectônicas: O Que São e Onde Estão Localizadas

Com certeza você já ouviu falar no termo “Placas Tectônicas”. Esse termo é muito comum quando falamos de formação geográfica de um terreno, principalmente a formação de montanhas e planícies.  Para entendermos melhor o que são placas tectônicas, temos que entender primeiro outros conceitos geográficos importantes e que fazem parte da definição que buscamos.

Atualmente o planeta Terra tem 14 placas tectônicas consideradas como principais e mais algumas sub placas de menos importância porem relevantes na formação geográfica de alguns espaços. Transformando em números, são 14 principais, como já citamos e 38 menores totalizando 52 placas em toda a extensão do planeta e que vamos conhece um pouco aqui, mas como falamos antes, vamos entender primeiramente alguns conceitos importantes sobre o assunto.

Geografia e Geologia Das Placas Tectônicas: O Que São e Onde Estão Localizadas

Conceitos Importantes

Antes de explicarmos mais detalhadamente o conceito de placas tectônicas, vamos entender o significado de alguns termos bastante utilizados no assunto.

• Zonas de Convergência – podem ser chamados também de limites convergentes ou limites destrutivos. O próprio nome desse termo já traz bastante significado para ele. Essas zonas ou limites são exatamente as áreas onde as placas tectônicas passam a se tangenciar devido a movimentos convergentes horizontais (movimentos orogênicos).
  • Zonas de subducção – também chamada de depressão tectônica é a área de convergência das placas tectônicas, onde estas deslizam uma para baixo da outra.
  • Zona de Rifte – é a área da crosta terrestre e da litosfera que sofre uma fratura e consequentemente um afastamento das duas partes em direções opostas.

Agora que todos já conhecem os três principais termos quando o assunto é placas tectônicas, vamos entender melhor o que são e como se formam essas placas.

Conceitos Importantes

O Que São Placas Tectônicas

É uma porção de terra limitada por zonas de convergência e zonas de subducção que são criadas exatamente nas zonas de rifte e flutuam sobre o magma. Explicando melhor, o planeta Terra é composto por camadas compostas de rochas e terra formando assim o que conhecemos como crosta terrestre ou litosfera. Essa camada, a crosta terrestre, apresenta irregularidades em sua formação, tais irregularidades existem justamente devido as placas tectônicas que ficam uma camada abaixo da crosta. Essas placas movem-se exercendo pressão uma sobre as outras, o que resulta em tremores de terras e os choques mais fortes podem originar montanhas. É como se nosso planeta fosse uma imensa colcha de retalhos que anualmente se desfaz milimetricamente.

As placas tectônicas tem tido um foco muito maior nos últimos anos, principalmente após os mais recentes terremotos e tsunamis, já que esses eventos geográficos estão diretamente ligados à movimentação das placas. As áreas habitadas nas regiões das placas tectônicas são as mais atingidas por esses tremores e onde se encontra o maior número de vulcões também. De acordo com estudos e pesquisas de campo feitas ao longo dos anos, as placas tectônicas estão em constante movimento e afundam cerca de 1 milímetro por ano.

A teoria de Placas Tectônicas passou a ser estudada e compreendida melhor a partir de 1960 quando estudiosos e pesquisadores precisaram entender mais sobre vulcões e sua formação.

Principais Placas Tectônicas

Como citamos mais acima, existem hoje 52 placas tectônicas reconhecidas por geólogos. São elas:

Placas Tectônicas Principais – 14 No Total.

1. Placa Africana – esta é a principal placa tectônica do continente africano. Em extensão, ela é equivalente a todo o continente africano.
  2. Placa da Antártida – equivale a todo o continente Antártico e a parte austral dos oceanos.
  3. Placa Arábica – compreende da Península Arábica até a Turquia. É nessa região onde existe o maior número de choque entre  placas e consequentemente os terremotos.
  4. Placa Indo Australiana – esta é a junção de duas placas menores, a Placa Australiana e a Placa Indiana. Em termos de território, compreende a região do oceano Índico e parte do Himalaia.
  5. Placas Caraíbas – abrange toda a região do Caribe.
  6. Placa de Cocos – essa placa compreende a separação da placa do Pacífico e hoje abrange parte da América Central.
  7. Placa Euroasiática – relativa a parte da Euroasia excluindo-se apenas a Índia, a Península Arábica e parte da Sibéria.
  8. Placa das Filipinas – como o próprio nome já diz, compreende o território das Filipinas.
  9. Placa Juan de Fuca – localizada ao oeste dos Estados Unidos principalmente nos estados de Oregon e Washington e também parte do Canadá.
  10. Placa de Nazca – placa tectônica da América do Sul, uma das mais importantes do continente, pois foi esta que deu origem a Cordilheira dos Andes.
  11. Placa Norte Americana – compreende toda a América do Norte e está entre as seis placas tectônicas mais importantes do planeta.
  12. Placa do Pacífico – ocupa maior parte do Oceano pacífico. Este é um exemplo de placa oceânica.
  13. Placa da Scotia – localiza-se entre a Placa Sul Americana e Placa da Antártida.
  14. Placa Sul Americana – assim como a Placa Norte Americana, esta é uma placa continental, abrangendo toda a América do Sul.

Além Dessas 14 Placas Tectônicas Consideradas Como Principais, Temos Ainda As Placas Menores Que São:

• Placa da Anatólia
  • Placa de Timor
  • Placa de Tonga
  • Placa de Woodlark
  • Placa do Yangtzé

As placas principais e as menores constituem as mais destacáveis do planeta, porém ainda existem outras listas de placas de menos importância mas reconhecidas por geólogos e pesquisadores.

Em 2011 o mergulhador britânico Alexander Mustard registrou em um de seus mergulhos, uma imensa fenda entre as placas da América do Norte e da Eurásia com cerca de 24 metros entre elas e com mais de 60 metros de profundidade. Estima-se que o afastamento dessas duas placas é maior que o comum (1 milímetro por ano) afastando-se cerca de 2,5 centímetros anuais.

*A lista das principais placas tectônicas pode ser encontrada na Wikipédia.

O Que São Placas Tectônicas

As placas tectônicas são responsáveis por alguns fenômenos no mundo todo. Em contante movimentação elas pode se chocar causando assim terremotos, maremotos e tsunamis assim como já vimos acontecer em alguns países, um cena terrível um força brutal da natureza devastadora, que uma onda pode engolir um país inteiro na ida e na volta deixar apenas cinzas, mortes e muita destruição. No Brasil está em cima de uma das placas tectônicas espalhadas pelo mundo porém não sentimos muito o efeito delas se mexerem pois está a 200km de espessura do solo em que pisamos então com isso faz com que os efeitos dela não sejam sentidos por nós.

Placas Tectônicas America do Sul

Quando falamos de formação geográfica de um terreno é muito comum usar o termo de placas tectônicas. A terra se divide em quatorze principais placas tectônicas, elas se movimentam bem lentamente e continua e isso faz com que elas se aproximam ou se afastam uma das outras e por elas se movimentarem elas acabam resultando na formação de montanhas, colocando os vulcões em atividade, causando terremotos e tsunami. Na América do sul a placa abrange seu território e vai até Dorsal Mesoatlantica. Ao sul o limite é com a placa da Antártica e com Scotia, ao leste com a placa da África, pelo oeste com placa de Nazca e ao norte com a placa caribenha.

Placas Tectônicas America do Sul