Geografia Do Amazonas

Considerado o maior estado do Brasil. A Floresta Amazônia possui apenas 30% das espécies conhecidas cientificamente. A região está repleta de belezas paradisíacas característica dos climas tropicais. Possui relevo característico com longas depressões, planícies e planaltos. O Amazonas abriga a maior área vegetativa tropical em todo planeta. Conheça as características da geografia amazonense.

Tamanho: 1.570 km². Ocupa 18,5% do território Nacional.

Pico da Neblina: Ponto mais elevado (Três mil metros da altura) não somente de terras amazônicas como também do Brasil. Está situado com a fronteira da Venezuela que também possui faixas de Floresta Amazônica.

Território limitado entre: Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Também faz divisas com Peru, Colômbia e Venezuela.

Características Elementares

Geografia Do Amazonas

Geografia Do Amazonas

No local são realizados constantes estudos para aprimorar os conceitos geográficos da região. Possui a maior bacia hidrográfica do mundo presente na extensão do rio Amazonas. Japurá, Içá, Juruá, Madeira, Purus, Solimões e Negro são os nomes dos outros rios. A Floresta Amazônica preenche grande parte do território do Estado. Clima equatorial carregado de bosques, cachoeiras, montanhas, árvores longas e fauna diversificada.

A temperatura varia entre 20 e 40 °C em grande parte do ano. Ocorrem maiores variações de chuvas no eixo-sul, mesma fonte dos ventos que percorrem as matas deixando a região com menor nível e umidade. As altas temperaturas são seguidas de fortes chuvas e pequenas frentes frias.

Interessante notar que apesar de abrigar o ponto mais alto do país, seu relevo pode ser considerado baixo. Aproximadamente 80% da superfície estão localizados em menos de 100 m de altitude. Depois do Pico da Neblina existe o Pico 31 de Março, com poucos metros a menos de altura.

O Amazonas está localizado sobre depressões que correm a cerca de 600 km em sentido sudoeste-noroeste. No eixo leste, existem inclusive faixas litorâneas com 40 km de largura em média. A parte do planalto possui ligeira queda ao interior.

Geografia Do Amazonas

Geografia Do Amazonas

Mapa Geológico Do Amazonas

Lançado no ano de 2006 com a finalidade estudar os solos encontrados em terras amazonenses. De acordo com o estudo, existe pouca qualidade na terra do Amazonas. Devido às constantes degradações no local, existe maior tendência para o cenário piorar no futuro, eliminando de forma direta alguns organismos.

Por outro lado o Mapa aponta que ainda há regiões amazonenses propícias para explorar minérios, principalmente no interior da Floresta. São contabilizadas aproximadas três reservas minerais de alta densidade.

População Amazonense!

A capital do Amazonas também simboliza a cidade mais populosa, com aproximados 1,8 milhões de pessoas vivendo na região. Conheça os outros municípios mais populosos do estado, segundo índice populacional contabilizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística):

Geografia Do Amazonas

Geografia Do Amazonas

  • Parintins: 102 mil
  • Itacoatiara: 86 mil
  • Manacapuru: 85 mil
  • Coari: 75 mil
  • Tefé: 61 mil
  • Tabatinga: 52 mil
  • Maués: 51 mil
  • Manicoré: 47 mil
  • Humaitá: 44 mil.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *