A maioria das florestas tropicais do planeta cresce em um cinturão em torno do Equador. Elas sobrevivem em climas quentes e úmidos. A maior e mais conhecida é a Floresta Amazônica, no Brasil, mas existem outras dentro do continente Africano, na Ásia e na Austrália.
As florestas tropicais são residência de milhões de plantas, animais, pássaros e insetos. Nós não conhecemos a maioria deles ainda. Cada espécie desempenha o seu papel no ecossistema, na intrincada teia da vida em que todos os seres vivos dependem de muitos outros.
O Desaparecimento Das Florestas Tropicais
Não obstante, as florestas tropicais estão desaparecendo, sendo derrubadas, cortadas ou queimada. Isso acontece por um grande número de razões. Todos os dias, ao redor do mundo, uma área de floresta maior que o tamanho de 30.000 campos de futebol é destruída (que é o mesmo que 20 campos de futebol a cada minuto)
A Cobiça Pela Madeira
Há grande exigência para a madeira. Madeiras como o mogno são utilizadas para fazer todos os tipos de coisas – objetos de decoração, estruturas de janelas, por exemplo. No Japão, as pessoas jogam fora 16 milhões de pares de pauzinhos descartáveis por dia – quase todos foram feitos a partir das madeiras insubstituíveis das florestas do Sudeste da Ásia.
Fogo e Corte Indiscriminado
A floresta é queimada e destruída para dar mais espaço para fazendas e edifícios, que são exigências do rápido crescimento das populações urbanas.
Grandes áreas de floresta têm de ser cortadas para fornecer pastagens para o gado. Com as suas árvores eliminadas, o solo logo perde nutrientes, e anos após anos torna-se inútil para a alimentação do gado. O solo fica exausto.
A floresta não pode ser substituída e o criador de gado tem que mudar para outro lugar, para começar a destruição novamente. Desde 1950, a maior parte da floresta tropical na América Central foi destruída nesse processo, e uma grande área da floresta amazônica teve o mesmo destino.
O Que Acontece Quando As Florestas São Destruídas?
As árvores absorvem dióxido de carbono, reduzindo a quantidade de árvores. Estamos destruindo uma das nossas defesas mais importantes contra o efeito estufa.
A queima das florestas produz enormes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, tornando o efeito estufa mais intenso e mais forte.
Vendo que o solo não é mais mantido no lugar pelas raízes das árvores, grandes quantidades de solo são lavadas pela chuva em massa. Esse processo é conhecido como erosão do solo. O solo corre para os rios e riachos, causando o estreitamento dos leitos e criando inundação.
Após essa agressão poucas plantas conseguem crescer no lugar das árvores, porque a chuva leva todos os nutrientes da terra. Além disso, encontramos algumas espécies que só poderiam sobreviver na floresta, por isso quando a floresta desaparece estes animais selvagens são eliminados também.
MUITO LEGAL. MASSA VÉIU..!!!!!!!!!!!!!!!!
As fotos estão fortemente expressivas. Consigo perceber a riqueza da floresta o pesquisador esteve em partes da vegetação com divisas entre as cachoeiras e os animais. Parabéns! Bom profissional. Grande trabalho.