Poluição Química – Ecossistemas

A poluição química acontece quando certos compostos são eliminados no ambiente natural sem os cuidados necessários. Estes tipos de compostos químicos acabam por perturbar o processamento do ecossistema, o que pode causar a morte ou o adoecimento de elementos biológicos do meio ambiente.

 

Poluicao

Poluicao

Um exemplo de poluição química é quando seres humanos depositam lixo tóxico ou lixos químicos diretamente no oceano, o que pode causar vazamentos nos recipientes que estão acondicionando estas substâncias, o que resulta na contaminação da água. Outra forma, ainda pior, é quando tais substâncias são colocadas no oceano, florestas, rios ou desertos sem nenhuma forma de acondicionamento, apenas liberadas na natureza sem nenhuma espécie de tratamento.

 

As consequências mais alarmantes deste tipo de poluição são os efeitos quase imediatos que ela tem sobre o ambiente em que ela acontece – efeitos estes que simplesmente não desaparecem depois da primeira onda de contaminação – bem pelo contrário: a poluição química tende a se alastrar, tomando conta de lençóis freáticos e florestas inteiras.

 

Poluicao Quimica

Poluicao Quimica

Uma vez depositada, por exemplo, no solo, a substância química poluente não se dissipa: ela permanece no solo contaminando os animais que por ali circulam, as plantas que crescem daquele solo e a água da chuva que cai naquela parte de solo, além dos lençóis freáticos sob o solo. Isso faz com a poluição se alastre: os animais se movem espalhando a contaminação, as plantas são colhidas ou ingeridas por outros animais e a água corre para os rios aumentando a contaminação geral.

 

É importante frisar que não são somente em substâncias químicas industriais que vemos a poluição química. As substâncias que podem ser prejudiciais para o meio ambiente, tais como cianidrina, acetona, dissulfeto de carbono, naftalina e chumbo de tetraetila, além de acrinolitrila, diclorido etileno, benzeno pentol, tolueno, ácido fosfórico e muitos outros podem ser encontradas em produtos usados em casas, como tintas, removedores de tinta e solventes, materiais usados para preservar madeira, sprays em aerossol, desinfetantes, repelentes de insetos, combustíveis e até mesmo em alguns tecidos.

 

Quimica

Quimica

Para evitar a contaminação com este tipo de produtos caseiros é importante sempre usar estes produtos ao ar livre e em locais muito arejados – a quantidade do produto também deve ser comprada apenas para a utilização imediata, pois o armazenamento destas substâncias pode ser um risco de contaminação. Depois de ter os produtos usados, seus restos não devem, nunca, ser guardados para uso futuro, uma vez que o acondicionamento destes produtos  abertos não é algo que se possa fazer em casa e o restante das substâncias pode acabar por infectar pessoas, animais de estimação e até mesmo o solo.

 

Coloque estas substâncias no lixo de maneira adequada entrando em contato com o fabricante para saber qual o local mais próximo em que ele pode ser deixado, para que o fabricante o elimine de maneira correta mais tarde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *