Flores como Alimento

Você já pensou em usar flores como alimento? Para quem pensa que é uma ideia absurda temos que dizer que além de belas algumas flores são extremamente saborosas e nutritivas. O ser humano tem crenças arraigadas do que é alimento ou não, mas não se dá conta de que ao mesmo tempo em que nos alimentamos de cenouras, batatas, tomates entre outros poderíamos nos aventurar a ter flores no prato.

Pratos com Flores

Pratos com Flores

A única ressalva é que devemos atentar para a escolha de flores que sejam seguras, isto é, para aquelas que não apresentam substâncias tóxicas para o organismo. Abaixo listamos algumas das espécies de flores aptas para ser consumidas como alimento com algumas dicas de receitas. Então ficou com água na boca?

Benefícios

As flores estão livres de colesterol, por isso elas mantêm o organismo saudável longe de qualquer tipo de gorduras. O nosso apetite responde aos estímulos do olfato e da visão, podemos estar sem qualquer apetite, mas se passarmos diante de uma vitrine em uma confeitaria, ou se o cheiro de uma comida saborosa invadir nossas narinas, com certeza o apetite desperta rapidamente e a boca começa a salivar instantaneamente. É um tipo de ação e reação que comanda o nosso organismo involuntariamente. Alguns restaurantes especializados em comidas exóticas preparam pratos coloridos a fim de atrair e agradar os clientes pela visão e beleza dos pratos, que são verdadeiras obras de arte.
Quem come Flores

Os orientais são um povo muito ligado a cultura e tradições que primam pela boa alimentação para manter o corpo e a mente saudável e nada melhor do que os pratos feitos de flores, mas não é qualquer flor e sim aquelas cultivadas em estufas preparadas e apropriadas para o cultivo de rosas que são as preferidas. As rosas não são as únicas mesmo sendo as preferidas, pois as flores de alcachofra também fazem parte da sua alimentação, não só pelo sabor, mas pelas propriedades medicinais que ela oferece para o organismo. Os orientais são um povo que serve de exemplo de vida saudável para toda a humanidade e que vem sendo estudado por causa da longevidade com vigor, disposição e com a sua inteligência e percepção em perfeito estado.

Amor-Perfeito – Sobremesas e Combinadas com Frutas

Uma das principais características de sabor das pétalas de amor-perfeito é ser doce, motivo que faz com que sejam muito usadas na culinária francesa em sobremesas. Uma possibilidade interessante é combinar essas pétalas com frutas como mamão, laranja entre outras criando uma deliciosa salada de frutas.

Flores Comestíveis

Flores Comestíveis

Receita de Salada de Frutas com Pétalas de Amor Perfeito

Ingredientes

  • Pétalas de amor-perfeito a gosto
  • 1 cacho de uvas verdes sem as sementes
  • 2 laranjas
  • 2 bananas
  • 1 mamão papaia que deve estar bem firme
  • 1 cálice de licor a sua escolha

Como Fazer

Lave bem as uvas e retire-as do cacho; o mamão deverá ser descascado e ter as sementes removidas, em seguida corte-o em cubinhos; descasque as laranjas tomando cuidado para remover a parte branca assim como suas sementes também corte em cubinhos. Descasque as bananas e corte-as em rodelas fininhas. Coloque todos os ingredientes num recipiente adequado e fundo. Regue a sua salada com o cálice de licor e adicione as pétalas de amor-perfeito devidamente lavadas.

Flores como Alimento

Flores como Alimento

Capuchinha – Toque Especial para Saladas

Para quem gosta de saladas com um leve sabor azedo e picante indicamos o uso de pétalas de capuchinha. Vale a pena adicionar essa flor ao seu dia a dia gastronômico porque além de bonita também possui uma boa quantidade de vitamina C.

Dica Para Usar Pétalas de Capuchinha a Saladas

As pétalas deverão ser devidamente bem lavadas e depois picadas em pedaços pequeninos. O sabor dessa flor é bastante intenso e picante então não exagere e combine com outros elementos neutros. Para que o prato fique mais interessante recomendamos uma salada bem colorida.


Calêndula – Mais Uma Flor Especial para Saladas

Outra flor que se encaixa na categoria de flores perfeitas para serem usadas em salada. Possui uma boa quantidade de vitamina C e potássio, ficou conhecida por contribuir para a cicatrização de ferimentos.

Receita de Salada de Arroz com Pétalas de Calêndula

Ingredientes

  • 60 pétalas de calêndula
  • 250 gramas de arroz
  • 30 ml de vinagre
  • 30 ml de azeite
  • 10 folhas de hortelã que deverão estar previamente picadas
  • 200 gramas de ervilhas frescas previamente cozidas
  • Pimenta-do-reino a gosto

Como Fazer

O primeiro passo é cozinhar o arroz com água, um pouco de sal e 50 pétalas de calêndula. O arroz ficará amarelo e deverá ser então misturado com as ervilhas. O tempero deverá ser feito com sal, pimenta-do-reino, azeite e vinagre. No final você deverá picar as pétalas de calêndula que sobraram e misturar com as de hortelã e adicionar ao arroz.

Rosas – Prato Principal e Sobremesas

As pétalas das rosas contam com uma grande quantidade de vitaminas essenciais para o organismo. Também são bastante saborosas e podem ser empregadas para fazer uma série de pratos doces com chocolate, bolos, doces entre outros. Um prato que é bastante comum na gastronomia asiática é a codorna com pétalas de rosas. O molho que acompanha a ave é feita de pétalas de rosas combinadas com alguns condimentos.

Receita de Geleia de Pétalas de Rosas

Ingredientes

  • 250 gramas de pétalas de rosas comestíveis (escolha a cor pensando na cor que quer dar a sua geleia)
  • 4 ½ xícaras de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • Suco de 2 limões mantendo as sementes

Como Fazer

Comece lavando bem as pétalas em água corrente e corte a parte branca delas. Em seguida deixe as pétalas de molho por três dias numa bacia com água, borrife açúcar em cima delas. Aperte as pétalas com os dedos, cubra a tigela com plástico filme e deixe descansando num local frio.

No momento do preparo coloque o açúcar numa panela junto o suco de limão. Deixe que dissolva no fogo baixo. Não esqueça de adicionar os gomos e sementes do limão. Coloque então as pétalas na mistura e deixe no fogo por mais 20 minutos ou até que comece a ferver. Nesse ponto você deve contar mais 5 minutos para que fique no fogo. No final a geleia deverá ficar grossa, remova as sementes de limão com uma colher. Coloque numa embalagem apropriada.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oie

    sissa 26 de agosto de 2010 14:34
  • be more generous place flowers that have not put trash!

    leandro 8 de maio de 2011 12:33
  • o que é flores de alimento

    vitor 14 de setembro de 2011 0:14
  • cebolinha é uma flor que agente come e vc vai me falar outraas

    halil 22 de março de 2012 9:15
  • as plantas para alimentaçaõ saõ importantes

    soraia 12 de novembro de 2013 0:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *