Desenvolvimento Sustentável: Uma Necessidade

Segundo o Relatório Brundtland, o desenvolvimento sustentável é “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.”

Desenvolvimento Sustentável Uma Necessidade

A verdade é que o desenvolvimento sustentável deveria ser uma realidade, e não algo a ser buscado como objetivo distante – ele é a união entre a procura pela riqueza financeira, bem como desenvolvimento pessoal e conservação ambiental: tudo que evitaria tantos problemas como os que enfrentamos hoje em dia.

As razões para que o desenvolvimento sustentável seja buscado com todas as forças por todos os países são óbvias e fáceis de compreender: longe de se tratar de algum objetivo utópico em que homem e natureza convivam em perfeita harmonia, sem nenhum dano a nenhuma das partes, este tipo de desenvolvimento visa à integração entre todos os âmbitos contemplados e necessitados pelo homem para seu desenvolvimento.

Desenvolvimento Sustentável Uma Necessidade

Já não há mais espaço para a exploração desmedida e sem pesar consequências – as consequências não pesadas no passado estão batendo à nossa porta agora, diariamente, em notícias de países distantes e cidades vizinhas. A transformação do desenvolvimento sustentável de acordos políticos e reuniões da ONU em realidade ativa no agora e aqui não é algo idílico: é, na verdade, a consolidação de medidas de prevenção a tudo que ainda pode vir a acontecer no planeta.

Não há dúvidas de que a implantação de algumas das medidas nesse sentido serão difíceis, mas a sua efetivação irá garantir um futuro a todos nós.

O desenvolvimento sustentável não é apenas uma união de economia e meio ambiente – é a conscientização de toda a sociedade em prol de vidas melhores a todos os cidadãos. Em seus planos nacionais, a Agenda 21, por exemplo, prevê o desenvolvimento e harmonização de todas políticas setoriais: econômicas, crimes, sociais e ambientais e de planos que operam no país, harmonizando sua existência, e buscando o equilíbrio para que o desenvolvimento do pais não crie bolsas de pobreza em certas áreas, o que aumentaria o crime, por exemplo.

Desenvolvimento Sustentável Uma Necessidade

Mais do que algumas medidas que afetam um ou outro setor do país, o desenvolvimento sustentável é uma proposição para a mudança da maneira mais básica como o desenvolvimento de todo o país e feito – é a busca de uma sociedade igualitária que ainda preza pelo crescimento, mas compreendendo que crescer sem medidas e organização é um desfavor à toda a nação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito bom.adorei!parabens

    suzana 18 de novembro de 2011 11:46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *