Não é novidade para ninguém que o meio ambiente é de grande importância para nós. Prova disso é a dependência que nós temos das coisas que a natureza nos fornece que é desde a matéria prima para se fazer outras coisas, bem como, também, a água que é de longe o recurso natural mais precioso para os seres vivos. Lembrando que o nosso corpo, por exemplo, é constituído em 75% de água, o que faz que esse elemento seja ainda mais importante.
Embora a natureza tenha um grande papel na nossa vida, as ações humanas não se refletem, infelizmente, em meios para que o meio ambiente possa se salvar diante dos terríveis problemas causados pela própria exploração humana.
Talvez um dos mais emblemáticos problemas causados é o aquecimento global que prevê, em um curto período de tempo, um maior aquecimento do planeta, o que ira acarretar em derretimento de calotas polares e, também, aumento no nível do mar, o que favorecerá o desaparecimento de diversas cidades costeiras pelo mundo. Por conta desse desastre iminente, diversos governos já se reuniram para buscar meios para poder frear o avanço desse problema a nível mundial. Diversos acordos e diretrizes já foram assinados com o intuito de fazer com que o aquecimento global diminua, como emitir menos gás carbônico, por exemplo.
No entanto, para poder proteger o meio ambiente em geral, são necessárias outras milhares de medidas que, com toda a certeza, demorarão anos para poderem sair do papel. Enquanto isso não sai, podemos, nós mesmos, tomar diversos cuidados para evitar que isso aconteça, não é mesmo? E, uma dessas precauções é evitar o consumo excessivo de plástico, evitar comprar muitos aparelhos eletrônicos caso não haja a necessidade deles, enfim. De pouco em pouco, vamos contribuindo para um planeta melhor.
No nosso artigo de hoje, iremos falar sobre uma planta que é bastante conhecida por nós: a Crataegus Oxyacantha, que é mais conhecida por “planta do coração”. Além disso, iremos falar um pouco mais sobre o que essa planta pode fazer na saúde das pessoas. Vamos lá?
A Planta do Coração
A planta do coração já é uma antiga conhecida da humanidade. Prova disso é que ela é conhecida há milhares de anos, tendo sido utilizada por diversas civilizações antigas, principalmente as que estavam localizadas na Ásia, na América e na Europa. O seu uso era majoritariamente medicinal, tendo os seus benefícios comprovados cientificamente tempos depois.
Uma das vantagens do uso dessa planta é que ela é toda, praticamente, aproveitável: tanto os seus frutos, como as folhas e as flores podem ser empregados em diversos remédios para problemas que possam fazer com que a nossa saúde entre em declínio. Por exemplo, a planta ajuda a melhorar o fluxo de sangue arterial, o que auxilia e previne o aparecimento de doenças cardiovasculares que há tantos anos afeta a população mundial. Estima-se que as mortes ocorridas por problemas cardíacos seja um dos que mais vitimam as pessoas no mundo todo, ficando atrás apenas do câncer.
Onde é Encontrada no Brasil?
Além de todo o seu potencial medicinal, a planta é conhecida por indícios mostrarem que foi dela que os ramos da coroa que Jesus usou em sua crucificação foram retirados. Além desse fato histórico (que não foi confirmado, obviamente), as vantagens medicinais são inúmeras, por conta dos compostos que fazem parte da planta, tais como a Vitamina C, os ácidos fenólicos, ácido ursolico, entre muito outros elementos que fazem um bem danado à nossa saúde. No Brasil, a planta pode ser encontrada mais facilmente no Sudeste e no Sul.
Embora os seus frutos sejam utilizados como remédios, as partes mais utilizadas são, sem dúvida, as folhas e flores, das quais são extraídos os remédios ou, de um modo geral, de onde são feitos os chás, por exemplo. Essas substâncias tem funções hipotensoras, diuréticas, adstringentes, febrífugas e, também, antiespamódicas.
A Planta e os Problemas Cardíacos
Como já dito inicialmente, a planta tem uma eficiência comprovada no que diz respeito aos problemas cardíacos e a da má-circulação, ajudando a aliviar diversos sintomas de doenças do coração. Muitos médicos dizem ainda que o ato de colocar a planta no meio da rotina alimentar é bastante eficiente para ajudar na prevenção de doenças desse gênero.
O maior incentivo da planta do coração ao sistema vascular é que ele ajuda a controlar o ritmo do coração quando este se encontra estimulado, fazendo com que o oxigênio e a forma de distribuição de sangue por meio dele seja melhorado. Pode-se dizer, também, que essa planta têm poderes para poder controlar a pressão alta, evitando problemas mais sérios como um AVC.
Pessoas que sofrem com a má-circulação nas pernas, como as temidas varizes, também podem ter um tratamento diferenciado no que se refere no consumo da planta do coração, já que ela ameniza esses sintomas e ainda ajuda a combater a aterosclerose.
Uma outra grande contribuição dessa planta é que ela ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, ajudando a nivelar os níveis do colesterol ruim que, a longo prazo, pode danificar e muito as artérias cardíacas.
Além desses benefícios listados anteriormente, a planta pode muito bem, também, ajudar em tratamentos voltados para combater a insônia, que é um dos principais problemas do ser humano atual: com uma carga cada vez maior de trabalho e estudo, as madrugadas acabam fazendo parte da rotina dessas pessoas, o que, infelizmente, contribui para os casos de insônia. Com o consumo regular da planta, a saúde do sono é regularizada aos poucos, promovendo um maior bem estar a essas pessoas.
Contraindicações
No entanto, apesar de existirem diversas indicações para o uso da planta, ela também pode causar diversos outros transtornos, nos quais faz com que ela não seja recomendada a todos. Um exemplo disso é que crianças, gestantes ou mulheres que estejam amamentando não podem consumir a planta regularmente. Além disso, pessoas que suspeitarem estar sofrendo de problemas no coração não podem sair usando a planta sem recomendação médica, sendo necessária uma consulta com ele para poder definir um plano do que pode ser feito.
Com essas dicas, você ajuda a manter a sua saúde em dia.