Canaima, Venezuela – Clima

O turismo é uma das maiores maravilhas que o ser humano pode angariar para si quando dispõe de poder aquisitivo para tal. No entanto, nós bem sabemos a condição de maioria das pessoas do Brasil, que, em muitas vezes, tem que se virar para poder conseguir colocar alimento na mesa. Felizmente, o país tem vivido uma série de mudanças que busca melhorar cada dia mais a vida da população. O governo federal tem criado cada vez mais incentivos para poder fazer com que as classes mais desfavorecidas possam ter condições de fazer, pelo menos, uma viagem ao ano para algum lugar paradisíaco do Brasil.

No entanto, algumas pessoas preferem conhecer outros locais, para ter a sensação de ter feito uma viagem internacional. Nesse sentido, muitas pessoas procuram países da porção norte do planeta – como os da América do Norte e da Europa – para poderem conhecer os locais que sempre costumam aparecer nos filmes, por exemplo.

Nós podemos dizer, sem sombra de dúvida, que os Estados Unidos seja, talvez, a maior referência internacional que as pessoas tenham para si. No Brasil, principalmente, quando se fala em fazer uma viagem internacional, muitas pessoas pensam em conhecer o país, conhecido pelos seus entretenimentos, construções imponentes, enfim.

Cachoeira Localizada no Parque Nacional de Canaima na Venezuela

Cachoeira Localizada no Parque Nacional de Canaima na Venezuela

Existem aquelas pessoas, também ,que preferem fazer turismo em países não muito convencionais, mas que possuem grandes riquezas naturais para serem realizadas. A Venezuela, por exemplo, conta com diversas belezas naturais que são de tirar o fôlego, como é o caso do Parque Nacional de Canaima, que iremos falar nesse artigo. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse parque, bem como algumas informações relevantes sobre o clima do parque.

O Parque Nacional de Canaima

O Parque Nacional de Canaima é um parque federal que está localizado no estado de Bolívar, na Venezuela. A sua criação se deu em 12 de junho de 1962, sendo promulgado como patrimônio da humanidade por meio da UNESCO, no ano de 1994. A sua área chega a mais de trinta mil quilômetros quadrados, sendo a sua área um pouco maior do que o território do país da Bélgica.

Grande parte de sua área, cerca de sessenta e cinco por cento delas, está totalmente ocupada por mesas, que são formações rochosas que se assemelham com penhascos, com uma grande área plana por cima, parecido com o que existem nos cânions estadunidenses. Como já dito, o local é cheio de montanhas e escarpadas, apresentando inúmeros tipos de quedas d’água.

Inclusive, a maior cachoeira do mundo está localizada no parque: o Salto Ángel, que é uma cachoeira que possui uma queda com mais de um quilômetro de altura. Inclusive, ele será falado mais a frente, por ter sido uma das peças chave de um dos maiores sucessos de animação da Disney:  o filme UP! Altas Aventuras.

Montanhas Pertecentes ao Parque Nacional de Canaima

Montanhas Pertecentes ao Parque Nacional de Canaima

O Início De Tudo

A história de Canaima é bastante antiga. Desde milhares de anos atrás, o local era conhecido pelas suas belas montanhas, que alterava o cenário drasticamente. Com a chegada dos europeus, a partir do século XVI,  o local foi visitado diversas vezes, porém sem tamanho interesse por parte dos espanhóis. O verdadeiro santuário, então, se manteve intocado por séculos, até que, a partir dos anos 1950, diversos exploradores começaram a estudar as viabilidades técnicas de se fazer com que o local se tornasse uma estância turística.

O explorador que levou isso para frente foi o piloto Charlie Baughan. O seu grande interesse em fazer o local em um grande negócio com o turismo na região, fundou a companhia Empresas Gran Sabana S.A., levando com ele o pintor de origem alemã Heinz Dollacker. Ele foi o responsável por traduzir para o papel uma imagem do local, que seria usada por Baughan para compor um mapa turístico.

E, assim, o planeta ficou sabendo da existência do excêntrico local, incrustado em uma nação da América do Sul. Logo depois, ele foi elevado ao posto de parque nacional, ganhando uma projeção ainda maior, e uma maior preocupação em manter esse patrimônio protegido. Em 1975, treze anos depois de sua promulgação como parque nacional, o governo venezuelano decidiu conceder mais dois milhões de hectares ao parque, fazendo com que ele se transformasse no sexto maior parque do planeta, mantendo esse título até os dias de hoje.

O Salto Ángel

Não poderíamos nos esquecer de uma das maiores atrações do parque Canaima: o Salto Ángel, que é considerada a maior queda de água de todo o planeta, com mais de um quilômetro de altura. Essa conclusão foi tomada em 1949, quando a National Geography Sociology resolveu estudar um pouco mais essa região da Venezuela.

O Salto Ángel

O Salto Ángel

Apesar de o Salto Angel ser uma das principais atrações do parque venezuelano, não podemos nos esquecer que um dos grandes empurrões para que o Salto Angel continuasse tão conhecido como outrora foi, certamente, o filme UP! Altas Aventuras, lançado pela Disney / Pixar em 2009.

O filme conta a história do casal Fredricksen, que se conheceu na infância, e tinham em comum a paixão pela exploração. Depois de um tempo, Ellie Fredricksen morreu, deixando Carl sozinho, o que o transformou num idoso rabugento. Depois de agredir um transeunte na rua, ele é obrigado a ir para um asilo.

Mas, se recordando de uma promessa feita à sua esposa enquanto ainda eram jovens, ele decide partir para uma aventura: utilizando milhares de balões, o idoso consegue fazer com que sua casa levante voo, e, juntamente com seu novo amigo, Russel, um pequeno explorador, ele chega até o “Paraíso das Cachoeiras”, destino que sempre foi sonho de Ellie.

O Clima

O Paraíso das Cachoeiras nada mais é do que a queda de Salto Angel. A sua retratação no filme está bem fiel à realidade, mostrando toda a sua imponência em relação ao restante do ambiente. Vale frisar, também, que o clima do parque de canaíma é predominantemente tropical, já que está próximo da linha imaginária do equador. Tal como a Amazônia, é um local quente e úmido, com grande predominância de chuva em vários momentos do dia, o que contribuí para o aparecimento de diversas espécimes de plantas e animais tropicais.

Rio em Canaima

Rio em Canaima

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *