Como Sobreviver no Deserto?

Acredito que não passou pela cabeça de ninguém ficar perdido em pleno deserto. Mas e se isso vir a acontecer? Você, mesmo não pensando nessa possibilidade, pode fica atento às dicas de sobrevivência no deserto, pois algum dia pode precisar delas. Lembre-se sempre que, no deserto há as regras dos 3: no pior dos casos você sobrevive: 3 minutos sem ar, 3 horas sob o sol, 3 dias sem água e 3 semanas sem comida.

Avise Onde Está

Tenha certeza de que alguém saiba para onde você vai e quando planeja retornar. Se algo sair errado, a pessoa poderá alertar as autoridades competentes e use o bom senso. Se ficar perdido, tente orientar-se antes de continuar. Se estiver cansado, descanse. Se tiver fome, procure encontrar alimento.

Conheça Bem o Local Que Vai Explorar

Faça sua pesquisa antes de embarcar em uma viagem – consulte mapas e estude a flora e a fauna comestíveis. Esteja também preparado para o ambiente ao qual se dirige – leve equipamento e suprimentos adequados.

Dia x Noite

Fazer esforço durante o dia é o caminho mais curto para transformar você em charque. Isso mesmo: durante o dia o sol é escaldante e ultrapassa os 50ºC graus, o que, com certeza, vai levá-lo à desidratação o mais breve possível, além de provocar sérias queimaduras na sua pele. Por isso, durma de dia e caminhe à noite, de preferência munido de tocha ou lanterna. Procure detectar sinais de proximidade da civilização, como sons ou luzes. A noite é até mais propícia para essa busca por civilização e vida próximo, já que a claridade emitida pelas cidades/aldeias, fica perceptível somente a noite.

Proteja-se do Sol

Durante o dia, esconda-se como puder dos raios solares. Se o deserto tiver escarpas, aproveite as sombras criadas pelo relevo. Como já foi citado, procure dormir durante o dia, mas em lugares com sombras, para proteger-se das queimaduras e desidratação. Se houver algum tipo de vegetação, busque a proteção de cactos e arbustos. Os maiores perigos no deserto são a insolação e a desidratação, que podem matar rapidamente. Deve-se proteger a cabeça do calor. Preparar uma touca com material de cor clara protegerá a pele do sol. Desfiladeiros oferecem sombra e podem conter fontes de água que levam a rios maiores. Encontre um cânion descendente – é um bom sinal de que há água por perto.

Quanto Mais Roupa, Melhor!

Por mais que você sinta calor, não caia na tentação de tirar a roupa: ela é uma proteção importante contra o sol. Desabotoe, abra e afrouxe o que puder para ficar 100% confortável e cubra a cabeça com uma camisa ou outra peça. Se você tiver filtro solar (algo comum para quem passeia no deserto), use-o. Mas jamais, em nenhuma hipótese, fique sem roupas no deserto. A insolação poderá levá-lo à morte, pois os raios de sol tem alta incidência e são muito quentes, com temperaturas elevadíssimas, geralmente acima dos 50ºC graus. Então, proteja-se o mais que puder!

A Importância da Hidratação

Racionar água não prolongará sua vida. A desidratação prejudica a capacidade de pensar e, nessa situação, ninguém pode se dar ao luxo de ser burro. Quando a fome bater, não coma: o corpo usa água na digestão e o resultado é uma desidratação mais rápida. Em uma situação de passeio no deserto, mesmo que o risco de se perder for pequeno, é imprescindível muita água entre os elementos da bagagem, então, esteja munido de muita água e se hidrate o mais que puder, pois o calor excessivo fará com que o seu corpo desidrate mais rápido.

Plantas precisam de água; portanto, a existência de vegetação indica que a água está por perto. Se o seu estoque de água já estiver no fim, preste atenção à vegetação. É essencial encontrar água corrente – é muito provável que a água parada esteja contaminada por animais mortos e outros detritos.

Fogo é Fundamental

Óculos (de grau ou escuros) servem para acender fogueiras, importantíssimas para a noite, quando a temperatura cai dramaticamente. No deserto você vive duas realidades extremas: durante o dia a temperatura é altíssima, o que provoca queimaduras, desidratação e vertigens. Entretanto, à noite, ela cai na mesma proporção, o que torna a noite altamente fria. Por isso, caso não tenha um fósforo, isqueiro ou qualquer outro utensílio que seja capaz de provocar faíscas, usa a criatividade: os seus óculos, de grau ou até mesmo os óculos escuros, podem ser utilizados para acender fogueiras. Basta juntar os gravetos e tudo o que for inflamável que tiver acesso e incida os óculos contra a luz do sol, que vai, através do raio que ultrapassa as lentes, acender os gravetos.

Seja Escandaloso

Para mandar sinais de socorro, faça 3 fogueiras e dê 3 assobios altos sempre que puder. O número 3 é um código internacional para identificar quem está em apuros: uma fogueira solitária poderia indicar somente que uns doidos estão fazendo uma rave. Então, lembre-se da regra inicial que no deserto há sempre regra do 3.

Repita o ritual sempre que possível. Se estiver acompanhado, alternem entre os pedidos de socorro;

Tempestade de Areia

As tempestades de areia estão entre os fenômenos mais violentos e imprevisíveis da natureza. Ventos altos levantam as partículas de areia no ar, criando uma nuvem de grãos sufocante, reduzindo a visibilidade a zero em questão de segundos. Quase todas as tempestades de areia podem causar ferimentos, danos a propriedade ou morte, e apesar de serem normalmente associadas com os desertos do Saara ou Gobi, elas podem ocorrer em qualquer região árida ou semi-árida. Não importa onde você viva, é uma boa ideia saber o que fazer se vir uma nuvem de areia correndo em sua direção. As tempestades são normalmente acompanhadas de altas temperaturas, e você vai ficar desidratado no calor e com os ventos fortes.

Não tente se mover às cegas em uma tempestade sem visibilidade, pois você não será capaz de ver os perigos no caminho. Se estiver ao ar livre, procure uma rocha grande ou algum obstáculo que possa lhe proteger parcialmente e vá para um local alto, pois a maior concentração de areia está próxima ao solo.

Não entre em uma cova ou local mais fundo, pois pode ocorrer uma inundação, mesmo que não esteja chovendo. A tempestade pode causar alterações em cursos de água, causando enchentes.

Se estiver nas dunas, não procure abrigo diretamente ao lado da duna. Os ventos podem levantar grandes quantidades de areia rapidamente, e você pode ficar enterrado na areia.

Pensamento positivo conta. Quando observamos as grandes histórias de sobrevivência, notamos que as pessoas conseguem vencer situações impossíveis porque se esforçam ao máximo para alcançar o extraordinário. Não subestime a sua capacidade.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *