Com área de cerca de 30 mil km, o Parque Nacional de Canaima, fica no território venezuelano do estado de Bolívar. Declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1994 teve sua criação no ano de 1962.
Trata-se do sexto maior parque nacional do mundo, sua área chega a ser um pouco maior que o território da Bélgica. Além das belezas naturais há nesse parque um ambiente diferenciado que representa grande interesse geológico. Que tal conhecer um pouco mais sobre o seu relevo?
Conhecendo o Relevo do Parque Nacional de Canaima
O parque está situado no Planalto das Guianas na linha de cristal dos maciços marítimos que formam a Cordilheira. Para se ter uma ideia da importância dessa região é nela que estão as formações rochosas mais antigas do continente da América do Sul. Aproximadamente 65% do território desse parque contam com a presença de mesetas (mesas) de rochas que recebem o nome de tepuis.
As chamadas mesetas ou mesas são acidentes geográficos que tem a aparência de mesas por serem elevados do solo e com tampo plano. Especificamente os tepuis são mesetas com aparência abrupta em que o topo geralmente é constituído de arenito ou quartzo podendo conter também ardósia. Esse tipo de relevo é abundante na região de Canaima e pode ser encontrado em menor proporção no Brasil e na Guiana.
Além dos tepuis no relevo de Canaina é possível encontrar diversas montanhas escarpadas e quedas d’água de destaque como Salto Ángel que é reconhecida como a cachoeira mais alta do planeta e se desprende do tepui Auyantepuy. Toda essa riqueza geológica está cercada por cenários deslumbrantes em que a natureza mostra toda a sua sabedoria para fazer arte.
Clima do Parque Nacional Canaima
Basicamente nesse parque há duas estações bem definidas com suas próprias características, o inverno que é bem chuvoso e o verão mais seco. De maneira geral o clima do parque é Tropical.
Vegetação Do Canaima
Trata-se de um ecossistema bastante rico em diversidade de flora, somente na área de Canaima que recebe o nome de Gran Sabana é possível encontrar mais de 300 espécies endêmicas dentre as quais estão Chimantaea, Tepuia, Achnopogon, Quelchia, Adenanthe entre outras. Nesse parque há também uma grande quantidade de espécies vegetais do tipo insetívoras como a Drosera, Utricularia, Bromélia e Heliamphora.
Fauna do Canaima
Também há grande variedade de espécies de fauna no parque Canaima como o cachorro-d’água-gigante, tamanduá-gigante, macaco-prego-do-orinoco, tatu-gigante, sapo-mineiro, arara-anã, harpia entre outras. A biodiversidade é ampla e abundante nesse parque por seu ecossistema que a favorece.
Hidrografia do Canaima
Compõem a hidrografia do Canaima rios que fazem parte do Caroni que é o afluente do rio Orinoco. Nesse parque há também as duas maiores quedas d’água do mundo, Salto Ángel e Kukenán assim como diversas cataratas de alturas menos significativas.
Conhecendo a História do Parque Nacional de Canaima
A história desse fabuloso parque tem início com um voo realizado pelo piloto Charlie Baughan sobre o lago de tanino no ano de 1954. O piloto identificou que a região tinha grande potencial para o turismo e para fomentar a atividade fundou a organização Empresas Gran Sabana S.A. Para que esse local tão exótico encantasse seus potenciais visitantes, Baughan, levou o pintor alemão Heinz Dollacker para retratar a paisagem em tela.
A ideia era que a imagem apresentasse o local e funcionasse como um mapa. Tendo retornado para Caracas a dupla resolveu criar também uma brochura com o título de “Canaima: Um Pedaço do Paraíso na Terra”. No ano de 1975 o parque recebeu aumento da sua área pelo reconhecimento de seu valor como santuário devido ao fato de que é nele que estão as nascentes do rio Caroni. Atualmente, está instalado no local um complexo hidrelétrico com quatro usinas.