Quando pensamos em comer, logo no vem em nossas mentes alimentos gostosos que na maioria das vezes são industrializados, gordurosos e que não fazem bem à saúde. O grande questionamento é como fazer as pessoas consumirem mais alimentos naturais do que essas outras coisas. Muitas pessoas sabem como alguns alimentos, ou até mesmo bebida funcionam em nosso organismo, mas mesmo assim dão preferência para esse tipo de alimento.
Isso se trata de um cultura que está presente na maioria as pessoas, e muitas pessoas alegam as fazerem mais feliz. Muitos nutricionistas e o médicos já fizeram dezenas de pesquisas e é fato comprovado que muita desses desejos são apenas psicológicos, afirmando assim que tudo se trata de uma rotina, que vai se adaptando até que as coisas realmente fiquem mais fáceis de serem evitadas.
Dizemos bastante sobre como faz bem os alimentos naturais, porém infelizmente muitos deles para ficarem bonitos como encontramos são contaminados com agrotóxicos. Isso acontece devido as grandes pragas que invadem o local, sendo bicho, bactérias, fungos e outros e também para ajudar a produção vir mais farta para o comércio dela. Não sabemos o quanto isso faz mal para gente.
Não sabemos mensurar, pois nem sequer sentimos o agrotóxico no alimento que a gente compra. O fato é que sabemos que os lugares com muitas variadas e quantidades principalmente, como supermercados e sacolões, são os que mais possuem esse tipo de substância.
Devemos lembrar lá do começo em para que serve o alimento, e o que ele significa para nós:
Não tem uma definição muito complexa somente que pode ser diversas substâncias que os seres vivos utilizam como fonte de matéria e energia para simplesmente conseguirmos viver, com nossas funções vitais de acordo com o necessário. Ter de acordo a reprodução, o movimento o crescimento e outras funções, sendo que nós seres humanos colocamos um grande toque nas nossas refeições que não essenciais como corantes, compostos químicos, temperos e conservantes, a maiorias desses normalmente não são 100% naturais e por isso trazem mal a saúde humana.
Existem muitas pesquisas para que todos tenham um maior conhecimento sobre o que está comendo, a partir disso se tornou muito mais obrigatório as descrições feitas nas embalagens, para facilitar que muitas pessoas passem por problemas de alergia, de excesso ou falta de nutrientes e outros.
Muitas pessoas pensam que apenas pessoas que não estão no peso adequado precisam de uma nutricionista, mas a verdade é que seria ótimo se todos pudessem ter consciência dos alimentos que consomem, dos que precisa consumir e dos que precisam ser deixados de lado. Além de saber quantidade que fazem realmente bem, pois nada em excesso é bom para o organismo.
Alimentos naturais são realmente muito necessários, porém infelizmente não conseguimos viver somente com eles, precisando da junção de alguns para termos por exemplo pães, que são essenciais em carboidratos. Claramente existem alimentos que podem ser substituídos e outros que precisamos dependendo do nosso organismo.
Natureza
Não devemos pensar somente em como o alimento faz mal para nós, se ele possui muitos agrotóxicos prejudica também a natureza. A forma como são feitas as plantações hoje em dia visam apenas o lucro, derrubando matas, jogando mais fertilizantes e agrotóxicos.
Isso é totalmente prejudicial para o meio ambiente, as substâncias tóxicas acabam sendo levadas pelas águas, contaminando solo, lençóis freáticos até mesmo rios e riachos que possuem peixes e outros animais. Infelizmente o que acontece no Brasil é extremamente grave, sendo que as pessoas chegam a comer sete litros de agrotóxicos por ano de acordo com o Ibama, isso torna o país o que mais utiliza agrotóxico no mundo.
Para aliviar esse ponto já temos os alimentos orgânicos, alguns deles se tornam mais caros devido aos cuidados necessários para que o alimento cresça saudável. Mas normalmente eles encontrado em feiras livres nas ruas. Onde os alimentos também são mais frescos e ajudam famílias que as vendem a sobreviver, pois a maioria são agricultura de subsistência.
Acima de tudo, falta um pouco de consciência e conhecimento por parte dos brasileiros sobre a natureza, sobre a nutrição alimentícia, faltando instruções nacionais de melhora e respeito ao meio ambiente. A principal falta é de regulamentação sobre o uso de substâncias tóxicas de maneira geral e sobre o uso da terra.