2009: Ano mais Quente do Sul do Planeta

Segundo foi noticiado pela Agencia Espacial da NASA que 2009 foi o ano com as temperaturas mais elevadas já registradas até hoje no Hemisfério Sul. Já considerando todo o planeta, 2009 fica em segundo lugar, perdendo para 2005 que foi o ano com as temperaturas mais elevadas já registradas na terra, desde que se tem acesso a essas tecnologias. Na analise feita pela NASA dos dados coletados ao longo dos tempos, observa-se que no Hemisfério Sul 2009 ficou com a temperatura 0,4º mais elevada do que o registro de temperatura mais antigo de que os cientistas dispõem, e tendo esses dados como referencial, a temperatura global no ano de 2005 foi maior em cerca de 0,7º.

Quente

2000/2009 – A Década mais Quente

Os primeiros equipamentos precisos na medição da temperatura foram desenvolvidos em 1880, desde então a temperatura de todo o planeta é monitorada através de diversas estações. A análise desses registros é muito importante nas estimativas e prognóticos, com base nas comparações anteriores, e é com base nesses registros que a NASA informou que a década entre o ano de 2000 e 2009 foram os mais quentes em todo o planeta desde 1880. E ainda segundo explicou o diretor do GISS, mais relevante do que este fato é o registro da tendência de que estas temperaturas continuem se elevando nas próximas décadas em cerca de 0,2ºC a cada 10 anos, acompanhando a estimativa dos últimos 30 anos.

Planeta

As Variações de Temperatura

Segundo o diretor do GISS – Instituto Goddard da NASA, James Hansen, as temperaturas do planeta variam em razão da oscilação entre o esfriamento e aquecimento dos oceanos. Ainda segundo o cientista ao fazerem as medições das ocilações na ultima década descobriram que apesar das oscilações o aquecimento global permaneceu ascendente. Enquanto 2009 registrou as mais altas temperaturas no hemisfério Sul e as segundas mais altas no planeta, o ano de 2008 registrou as temperaturas mais baixas da década, em virtude do esfriamento do Oceano pacifico pelo efeito El Ninã. No entanto o que surpreendeu os cientistas é que mesmo com essa oscilação a média da temperatura na década permaneceu sudindo sem perder sua força. Os estudos e estatísticas da NASA também demonstram que entre 1940 e 1970 a temperatura do planeta se manteve estável.

Aquecimento Global

Os dados apresentados pelos cientistas da NASA não surpreendem, apenas fazem a constatação das previsões anteriores, o planeta terra vem sofrendo o efeito chamado aquecimento global e a tendencia indicam claramente que ese aquecimento deverá continuar. Desde o ano de 1880 a média da temperatura global subiu 0,8ºC, sendo 0,2ºC somente nas ultimas 3 décadas. Esse aquecimento, as mudanças climáticas trazem muitos problemas e riscos para o meio ambiente e a vida do planeta. Os cientistas acreditam que o aquecimento global é provocado pela ação do homem especialmente com o aumento da poluição e de gases na atmosfera desde a Revolução Industrial, porém as variações da radiação solar e das temperaturas dos mares, além de fenomenos como La Niña e El Niño também interferem diretamente nas alterações da temperatura da terra e noaquecimento global.

Calor