Sustentabilidade Ecológica = Meio Ambiente + Sociedade.
Desenvolvimento Sustentável – É aquele desenvolvimento que leva em conta não só a sobrevivência das empresas, mais sim a preservação dos ecossistemas e dos recursos naturais, bem como a melhoria da qualidade de vida e o bem- estar da sociedade em geral, por um longo prazo.
Portanto, sustentabilidade é: ‘ manter o meio ambiente e a sociedade em harmonia’.
Nunca Se Discutiu Tanto Sobre Sustentabilidade Antes, Tanto Quanto Nos Dias De Hoje.
As grandes alterações climáticas, a extinção da fauna e flora, desmatamento e queimadas em florestas, poluição da água, solo e ar, a falta de água, e outros grandes problemas que a sociedade vem enfrentando, é resultado da própria ação humana sob o meio ambiente.
Cientistas, políticos, amadores, ou seja, as partes interessadas ou que pelo menos deveriam ser, unem-se muitas vezes para tentar achar uma maneira de encontrar um equilíbrio, entre o meio ambiente e a sociedade, assim desacelerando a destruição total, já que uma solução definitiva é mais difícil e bem mais complicada.
Qualquer atividade de mão humana resulta em consumo de recursos naturais e alterações ambientais. Surge o problema, quando essa intervenção ocorre em um ritmo acelerado demais e a natureza não suporta. E isso começou a acontecer com maior ênfase e freqüência na época da Revolução Industrial, substituindo grande parte dos trabalhos realizados com recursos que não prejudicavam o meio ambiente. A tecnologia deu origem a equipamentos prejudiciais tanto ao planeta quanto ao próprio ser humano.
Para os economistas do desenvolvimento sustentável, a idéia de “quanto mais, melhor” não deve durar para sempre, simplesmente por que os recursos oferecidos pelo planeta são infinitos. Além disso, a riqueza gerada pela atividade econômica nem sempre resulta em melhorias na qualidade de vida. Até pior, pois muitas atividades somadas no PIB (Produto Interno Bruto) na verdade são danosas e ao longo prazo tem um custo para a sociedade altíssimo em geral.
Por muitos anos, qualquer tema que fosse relacionado a sustentabilidade era visto como jogada de marketing, certificados e selos atestando preocupações com as questões sociais e o meio ambiente. Aumentavam o valor do produto para as pessoas que tinham a atenção voltada especificamente para as questões ambientais.
Vamos parar e pensar, o que estamos fazendo em relação a isso. Estamos fazendo coisas para melhorar, ou piorar? Vamos começar a nos conscientizar dos nossos atos, vamos adotar práticas que garantam a sustentabilidade de suas ações e atos, que melhore e garanta um planeta mais longe do fim.
Comece por casa mesmo, separe corretamente os resíduos domésticos, assim você irá ajudar a reduzir os despejos de esgoto domésticos em rios.
Recicle, Estimule a Coleta Seletiva, o Plantio De Árvores. Denuncie a Pirataria Dos Animais Silvestres.
Uma sociedade sustentável, é aquela capaz de satisfazer suas necessidades, sem reduzir e prejudicar as necessidades das próximas gerações.