Pirâmide De Energia

Ao se ingerir por exemplo o capim, um boi ingere as substâncias orgânicas que constituem esta planta. E estas substâncias deverão servir como fontes de matéria prima e energia para as atividades do animal. E com isto ao comermos carne de boi, ingerimos substância que normalmente estavam no capim. E por este motivo em uma cadeira alimentar, a matéria e a energia dos produtores acabam por serem transferidas pela alimentação para os níveis de consumidores.

E com isto nesta transferência podemos contar com a perda de matéria e também energia para ao ambiente, o que significa que a quantidade de energia recebida pelos seres de determinados níveis tróficos será sempre maior do que a que poderá ser transferida para os níveis seguintes.

Pirâmide De Energia

Pirâmide De Energia

Com esta transferência sendo realizada, sempre deverá acontecer pela perda de matéria e de energia para os ambientes. E isto deverá significar que a quantidade de energia que foi recebida pelos seres de um determinado nível trófico deverá ser sempre bem maior do eu a que poderá ser transferida para os níveis seguintes.

Poderão ainda se distinguir dois aspectos para que se possam explicar estas perdas. Em primeiro lugar devemos levar parte da matéria ingerida pelos animais que não poderá ser aproveitada, sendo assim eliminada junto com as fezes. Em segundo lugar os organismos normalmente precisam de forma bastante constante gastar parte dos alimentos que ingerem ou mesmo fabricar como combustível para suas atividades vitais. Desta forma quando respiram, as plantas e os animais estão literalmente queimando o alimento para que se tenha a energia.

http://www.youtube.com/watch?v=pKGt_qP-Pec

Os Conceitos De Biomassa

As matérias orgânicas que constituem os seres vivos é a sua biomassa. E o conceito de biomassa é bastante utilizado em ecologia para que possa se referir as transferências de matérias orgânicas entre vários níveis tróficos, como por exemplo, em um pasto, o gado não deverá comer toda a matéria disponível no capim. As suas raízes são poupadas, e deverá a grande parte do capim morrer, se decompondo antes de ser comido pelos animais. O que deverá mostrar que do total de biomassa de um nível trófico, apenas deverá ficar uma fração que será transferida para o nível trófico seguinte.

Os Conceitos De Biomassa

Os Conceitos De Biomassa

Vale considerar ainda que grande quantidade do capim que foi ingerido pelo gado não deverá ser reaproveitada, porém eliminada nas fezes. Já os pesquisadores poderão calcular que apenas 10% dos alimentos consumidos por um herbívoro são aproveitados, sendo assim o restante deverá ser expulso nas fezes. Destes mais de 10% parte dele deverá ser degradada para que se tenha a obtenção de energia metabólica, de forma que apenas uma pequena porção possa acabar sendo incorporada como uma matéria constitutiva dos corpos dos herbívoros para  que possa acontecer o crescimento e ainda a reposição das perdas do alimento.

Os carnívoros aproveitam em torno de 50% do seu alimento ingerido, expelindo o restante tanto nas fezes como também em parte da energia que será degradada para que aconteça a manutenção de atividades vitais e parte deverá ainda ser incorporada para o organismo.

Conceitos De Pirâmides De Energia e De Biomassa

A queda das quantidades de matéria e de energia disponíveis ao longo de cadeias alimentares poderão ser representados em formas de gráficos que são denominados pirâmides de energia e de biomassa. E com isto nestas pirâmides a largura de cada um dos níveis deverá corresponder as quantidades de energia disponíveis para os níveis tróficos seguintes.

E quando dizemos que a energia é perdida na passagem de um determinado nível trófico para outro, na verdade o que queremos dizer é que ela será transformada em energia térmica, e esta forma de energia não pode ser aproveitada pelos seres vivos.

Com isto as pirâmides de energia se tornam evidentes que a energia luminosa do sol captada pelas plantas e são transferidas para os níveis seguintes de cadeias alimentes, fluindo de forma unidirecional e que as quantidades de energia transferidas que vierem de um nível trófico deverá diminuir de forma gradativa ao longo de todas as cadeias alimentares.

A vantagem deste tipo de representação é que ela é sempre direta, e nunca invertida, ou seja a base é sempre mais longa do que a sua extremidade independente dos números.

E com isto as desvantagens poderão residir nos fatos de que as pirâmides não possam representar os decompositores e ainda por que é quase impossível se determinar o quanto de energia fica passada de um nível trófico para outro. Desta forma é bastante comum a representação acontecer de forma inadequada de tamanho de certos estratos da pirâmide.

Pirâmide De Energia e Suas Diferenciações

As pirâmides de energia são representadas através das velocidades das correntes de energia e também as produtividades a níveis tróficos sucessivos.

Vale frisar que as pirâmides de números e biomassa poderão sim ser invertidas, pelo menos por parte, a sua base deverá ser mais pequena do que um ou mesmo mais andares superiores, e ainda caso os organismos produtores possam ser em média mais pequenos do que os consumidores, ao longo de uma cadeia alimentar existe uma diminuição dos números de seres vivos de cada um dos níveis tróficos, havendo assim por sua vez muito mais produtores do que consumidores primários e com isto mais destes que secundários e ainda sucessivamente seguem os casos.

O diagrama poderá contar com desenhos bastante diferenciados e até mesmo a apresentação de animais e seres totalmente diferenciados, o que poderão deixar a transgressão mais rica e interessante para que possa ser entendida.

Desta forma através deste diagrama, que é realizado após uma longa pesquisa, é possível se ter acesso a diversas informações interessantes de como é dissipada a energia dos alimentos de diversos animais e com isto é possível ainda se entender outros tipos de conceitos que podem ou não ajudar na interpretação tanto de força como também resistência física de determinadas espécies de animais já que eles deverão ter sua alimentação realizada de forma bastante peculiar e também conforme o lugar, ambientes terrestres e climas específicos que eles vivem, desta forma é possível se coletar todos estes dados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *