Na Austrália Neva

O Nosso planeta já tem mais de 4,6 bilhões de anos, não é mesmo? Sempre aprendemos isso quando estamos na escola. É, praticamente, a mesma idade do nosso Sistema Solar, bem como, também, do nosso Sol. Mas, se compararmos essa idade com a do Universo, iremos perceber que ela é bastante insignificante: o nosso universo tem quase quatorze bilhões de anos. O que pode ter acontecido aqui nesse espaço antes do surgimento do Sistema Solar?

Várias coisas. Inclusive a existência de outros sistemas com planetas habitáveis, outras civilizações que desapareceram por algum motivo. Aliás, já que estamos falando sobre outras civilizações, uma coisa deve ser deixada clara: é impossível dizermos que não há vida inteligente em outro lugar a não ser na Terra. Explico: o Universo é muito mais do que a gente imagina: ele é tão imenso que o seu tamanho é incalculável, o que fez com que ele seja considerado como infinito. Com um universo que contém bilhares de estrelas, com bilhares de sistemas planetários e outros bilhares de planetas, acreditar que a Terra é o único planeta com vida nesse Universo só é aceito em teorias religiosas.

E o que é que fez com que o nosso planeta tivesse as condições ideais para que pudesse abrigar vida por aqui? Justamente por se encontrar em uma região do Sistema Solar que é conhecida como “Zona Habitável”, além de que, durante os anos que se seguiram com a formação do planeta Terra, vários cometas ricos em água caíram por aqui, o que fez com que a sua temperatura diminuísse bruscamente, além da criação dos lagos e oceanos que temos por aqui atualmente.

Um dos países mais curiosos do nosso planeta é, sem dúvida, a Austrália. Aqui no nosso artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre esse país, bem como algumas informações bastante interessantes sobre esse território localizado no hemisfério sul do planeta. Vamos lá?

A Austrália

A Austrália é um país que está localizado no continente da Oceania, tendo como oceanos que banham o seu litoral o Índico e o Pacífico. É considerada a maior ilha do continente, sendo a segunda maior do mundo, já que a primeira é a Groelândia.

Uma das características mais marcantes da Austrália é que a sua ocupação humana se dá mais em seu litoral, já que, mais ao centro do país existe um grande deserto que, entre outras coisas, impede uma presença humana mais densa. Por conta de suas condições climáticas, a Austrália é casa de animais sinistros e que as vezes nos causam arrepios, principalmente insetos como Aranhas. Mas a nação também é refúgio de espécies fofinhas, como os cangurus, que são a marca registrada do território.

A Política Australiana

A Austrália é considerada como uma democracia liberal, no qual faz parte da Comunidade das Nações, assim como Canadá, Nova Zelândia e Belize, que têm como chefe de estado a Rainha Elizabeth II. É um dos países que mais apresenta estabilidade econômica com um plano que foi instaurado no país há 25 anos atrás e que até hoje colhe resultados bastante positivos para o país, atraindo estrangeiros de toda a parte.

Segundo historiadores, a Austrália, juntamente com a Nova Zelândia foram as últimas grandes porções de terra que foram ocupadas pelos seres humanos, há mais de quarenta mil anos. Os aborígenes, nativos australianos, dominaram por séculos e séculos o território, até a chegada dos ingleses. Lembra do bumerangue?

É uma invenção aborígene que serve para caçar animais e outros tipos de alimentos, sendo que esse esporte foi herdado desses aborígenes pelos ingleses que colonizaram a Austrália. Por falar em animais bastante peculiares, o canguru é um dos mais conhecidos e mais requisitados pelas pessoas, por, supostamente, ele ser um grande companheiro do ser humano. O problema é que o canguru sempre foi considerado como uma praga na Austrália, devido à alta população deste lá. O que se sugeriu é que a população tivesse carta branca para poder caçar o animal e, assim, fazer com que ele servisse de fonte de alimentação para a própria população. Só que, mesmo com toda essa possibilidade, o número de cangurus no país só aumenta. É bem comum você ver um canguru no seu quintal ou na rua. Aqui no Brasil, encontramos cachorros e gatos aos montes nas ruas. Na Austrália, são os cangurus.

O Maior Recife de Corais do Mundo

E não é somente pelos animais e plantas exóticos que a Austrália é mundialmente conhecida. O país também tem para si o maior recife de corais de todo o planeta, sendo que esse recife é o lar de milhares de espécies de peixes e plantas. No entanto, por conta das mudanças climáticas e da poluição, o recife vem sofrendo uma drástica diminuição em sua abrangência natural. Muitos ativistas em favor do meio ambiente estão fazendo diversas campanhas com o intuito de alertar as pessoas contra os malefícios que a poluição e o desmate sem responsabilidade podem causar nos recifes australianos.

Os Brasileiros têm cada vez mais ido procurar chances de trabalho e de carreiras melhores na Austrália, já que os salários ofertados por lá são bastante chamativos, bem como, também, a qualidade de vida, onde o cidadão é bem respeitado pelo estado. Alguns conseguem empregos como professores de línguas nas renomadas escolas de lá, entre outros tipos de empregos.

Na Austrália Neva?

A Austrália é um país que está localizado no hemisfério sul do globo, não é verdade? Pois bem. Como o Brasil, ele se encontra no clima subtropical, ou seja, com temperaturas que não são convidativas a um inverno muito rigoroso com neve. Como tem uma dimensão continental, existem diversas regiões no país que conseguem contrastar entre si, assim como no Brasil. Nas cidades mais ao Sul, isto é, mais próximas do clima temperado, há sim a possibilidade de neve. Mas, você deve ficar atento quanto às datas: muita gente se confunde, achando que o inverno australiano é igual ao estadunidense ou ao europeu. A verdade é que o sistema de estações da Austrália é igual ao do Brasil. Então, enquanto aqui é inverno, lá também é.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *