As áreas alagadas e pântanos possuem papel importante para o ciclo de ecologia nas grandes regiões vegetativas de ambientes tropicais. A flutuação do nível hidrométrico representa característica fundamental das regiões com alagamento. Regiões caracterizadas por este tipo possuem vasta biodiversidade no entorno. Consideradas como nichos ecológicos ativos para animais e regiões lucrativas aos comerciantes de peixes e crustáceos.O continente sul-americano possui alto nível de água potável, logo também é caracterizado por tipos de lagos raso, várzeas e lodaçais em deltas pequenos. A manutenção das áreas custa alto valor financeiro no aspecto científico. Conheça as características dos pântanos e áreas alagadas.
Características das áreas alagadas e pântanos Áreas alagadas estão presentes no entorno dos sistemas de grandes rios existentes na América do Sul. As estatísticas em média consideram que a totalidade das áreas alagadas no Brasil está na faixa de um milhão de quilômetros quadrados, contabilização que considera tipos permanentes e temporários.Cabe destaque ao eixo de 30° na latitude sul do país, região com frequente presença de mangues. As regiões costeiras com alagamento são importantes sistemas de transição formados por lados permanente, salobras e pântanos, compostos de água doce.
Também funcionam como recipiente de materiais orgânicos dissolvidos nas regiões mangueiras, Floresta Atlântica e elevações adjacentes.Importância econômica e biodiversidade São áreas que servem para auxiliar pescadores de peixes, crustáceos, entre outras espécies. A importância econômica das áreas alagadas para populações ribeirinhas é de valor inestimável. Nas regiões são desenvolvidas biomassas dos animais como: mamíferos, peixes, répteis e pássaros.
Aumento no nível de exploraçãoA exploração da atualidade em solos nacionais está se intensificando, sendo que em algumas regiões, os índices elevados colocam em riscos o desenvolvimento dos animais e das áreas alagadas que sem vida, começam o processo de secagem. Fator que pode prejudicar inclusive nichos ecológicos que estão ao redor e demandam dos recursos para sobreviverem.Necessidade do conhecimento e dos estudos científicos As regiões do gênero precisam de estudos específicos para diagnosticar a combinação natural apropriada para evoluir as perspectivas de vida. Explorar, conservar e recuperar fauna e flora representam tarefas indispensáveis no itinerário dos exportadores. As análises quantitativas e qualitativas não podem cessar porque os processos evolutivos são rápidos e atuam sobre mecanismos e processos de adaptação.Recurso Híbrido: Atualmente algumas áreas alagadas e pequenas comunidades servem como sistemas de fornecimento da água. As remoções dos resíduos orgânicos possuem maior vigilância científica para retirada dos nutrientes inorgânicos.A flutuação do nível hidrométrico pode alterar as funções fundamentais dos comportamentos biológicos, na composição da água em nível químico e comportamentos dos animais.Principais funções das áreas alagadas e pântanos: auxiliar no desenvolvimento da biodiversidade, diminuir o acúmulo de nitrogênio e funcionar como centro ativo da evolução das vidas presentes na região.
Renato Duarte Plantier