Um dos biomas brasileiros com maior biodiversidade do nosso país, o Cerrado, conta com aproximadamente 10 mil espécies de plantas e em torno de 1.500 espécies de animais. Um dos fatores que tornam esse ecossistema ainda mais especial é o fato de que boa parte dessas espécies é endêmica, ou seja, são encontradas somente nesse bioma.
Nas últimas décadas se tornou mais urgente medidas de proteção ao Cerrado dentre outros motivos pelo aumento da realização de atividades agropecuárias na região. Se não for realizada uma fiscalização efetiva há um risco proeminente de degradação ambiental com risco de extinção de espécies vegetais e animais.
Conhecendo Melhor o Bioma do Cerrado
O Brasil conta com um total de seis biomas sendo eles: Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Pampa (Campos Sulinos) e Caatinga. Devido à falta de estudos, o Cerrado, foi por muitos anos considerado um bioma pobre em biodiversidade. Contudo, com a maior dedicação ao estudo da região se descobriu que na verdade era um dos biomas mais relevantes do país. Pelas suas características semelhantes as das savanas esse bioma passou a ser conhecido como Savana Brasileira.
A área total desse bioma corresponde a 24% das área do território brasileiro se estendendo por estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Todo o Distrito Federal faz parte do Cerrado e outros estados como Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí, Bahia, Goiás e Minas Gerais contam com generosas porções do bioma. Em menor proporção territorial ainda é possível vislumbrar esse bioma em outros estados como São Paulo, Rondônia, Paraíba, Paraná, Amazonas e Pernambuco.
Flora do Cerrado
O aspecto geral da flora do Cerrado é bastante similar ao das savanas africanas, possuem amplos territórios compostos de campos limpos assim como várias áreas em que existe formação arbórea densa. Esse bioma possui uma interessante variação de tipos de vegetação. As gramíneas costumam se misturar com as plantas de porte médio em espaços com grande amplitude.
No Cerrado é muito comum encontrar dois estratos de plantas sendo o primeiro deles formado por árvores de pequeno porte apresentando muitas vezes tronco com formas retorcidas e o segundo é uma vegetação do tipo rasteira com destaque para as espécies de gramíneas. Algumas espécies que formam a flora do Cerrado são: Amendoim forrageiro, Baruzeiro, Tarumã-do-Cerrado, Cagaita, Maria-Mole, Umbuzeiro, Capim Dourado, Aroeira, Falsa-Ciganinha, Ipê, Buriti entre outros.
Fauna do Cerrado
Trata-se de um bioma com grande diversificação de fauna sendo o berço de espécies animais que vem da Caatinga, da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. São encontradas nessa região uma grande variedade de aves, peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e insetos.
O bioma possui algumas espécies que fazem parte da lista de ameaçados de extinção como a águia-cinzenta, o tatu-canastra, onça-pintada, cachorro-do-mato-vinagre e lobo-guará. Outras espécies que são características do Cerrado são gato-mourisco, morcego vampiro de asas brancas, jaguatirica, tatu-de-rabo-mole, porco-espinho, preá-, gato-queixada, águia cinzenta, joão-de-barro, urubu-caçador, ema, anta entre outras.
Características dos Solos do Cerrado
O bioma do Cerrado possui solos resultantes de camadas espessas de sedimentos dando origem a solos profundos com colorações que ficam entre tons avermelhados e avermelhados-amarelados. Os solos são porosos contando com um elevado potencial de drenagem, mas com pouca fertilidade. Possui entre 3% a 5% de teor de matéria orgânica, tem pontos em que o solo possui acidez elevada. Devido a sua origem antiga os solos são intemperizados em muitas partes do bioma.
Ameaças ao Bioma do Cerrado
Esse é o segundo bioma brasileiro que mais sofre devido a intervenção humana destacando a atividade de mineração que acarreta no assoreamento dos rios devido a contaminação das águas dos rios por elementos químicos e o avanço da monocultura extensiva em áreas de Cerrado em especial de grãos geralmente para exportação. Nos últimos anos a pecuária também vem ganhando mais espaço no bioma e com o agravante de pouco investimento em estrutura tornando o processo mais agressivo.
Pesquisas recentes demonstram que muitas espécies da flora e da fauna do Cerrado estão sendo perdidas devido ao crescimento indiscriminado das atividades agropecuárias e de estruturação urbana necessárias para o escoamento da produção do agronegócio para exportação. A biodiversidade do Cerrado se encontra sob iminente ameaça, estima-se que mais de 80% dos territórios foram impactados pelo homem.
Conservação do Cerrado
Com a alcunha de savana com maior biodiversidade do planeta, o Cerrado, está numa área total de 2.036.448km² em território brasileiro, contudo, de toda essa extensão apenas 8,21% se encontra sob proteção legal por meio de áreas de preservação. Destacam-se como principais áreas de conservação do Cerrado: Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Parque Nacional das Emas, Parque Nacional de Brasília, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
nossa o nasso cerrado brasileiro esta acabando vamos lutar conta isso esperro a copreençao de todos ;-0