Estudos Ambientais e Sociais: Características Gerais

“Estudos ambientais e sociais” representam área temática integrada que engloba história, geografia e elementos de civismo, urbanismo, cartografia e outros assuntos.  Curso baseado em habilidades e aluno que permite ao professor grande dose de liberdade na metodologia e temas abordados. Quase não há livro didático e os alunos aprendem através da aprendizagem ativa e experimental.

Ela pode ser tomada em nível superior ou ordinário, com diferenças nas exigências curriculares, dependendo do nível selecionado. O padrão dos projetos apresentados para cada nível também é diferente.

Cada candidato deve apresentar dois grandes projetos para avaliação. Um (Estudo de Campo / Geografia) deve ser feito como parte do grupo de trabalho nos quais o desenvolvimento das habilidades devem ser recompensados. O outro (Projeto de Pesquisa / História / Estudos Sociais) acontece de maneira individual, com marcações diferentes.

Os projetos podem ser avaliados por professor da turma, mestre da escola ou visita do moderador. Na Irlanda o exame consiste de questões de perguntas e respostas a serem respondidas em duas horas. Na atualidade existem diversos estudos oferecidos ao redor do mundo.

Estudos Ambientais e Sociais: Características Gerais

Estudos Ambientais e Sociais: Características Gerais

Educação Ambiental e Social

Não se pode ignorar o fato de que a educação ambiental representa matéria considerada fundamental no desenvolvimento do campo de estudo. Isto porque ela consegue abordar questões do meio-ambiente e ao mesmo tempo temáticas que possuem relação direta com o desenvolvimento social.

Educação ambiental está relacionada com esforços organizados para ensinar sobre a função natural dos ambientes e como homens realizar controle de comportamento e os ecossistemas a fim de viver de forma sustentável.

O termo está utilizado na acadêmica para designar educação dentro do sistema de ensino, do primário ao pós-secundário. Porém, às vezes é usado para explicitar esforços de educar o público em geral utilizando métodos como incluindo materiais impressos, sites, campanhas de mídia, entre outros exemplos. Disciplinas relacionadas incluem educação ao ar livre e experiencial.

Educação Ambiental e Social

Educação Ambiental e Social

Significa processo de aprendizagem que possui o objetivo de aumentar o conhecimento das pessoas, conscientização sobre o meio ambiente e desafios associados com das diversas problemáticas oriundas da relação entre desenvolvimento humano e exploração ambienta. Educação ambiental e social desenvolve as habilidades e informações necessárias para enfrentar problemáticas na natureza.

Especialistas apontam que dentro do ensino fundamental o nível de educação ambiental pode assumir a forma de ciência que visa aprimorar os projetos de serviços comunitários e a participação nas escolas ao ar livre.

Políticas de educação ambiental ajudam escolas e organizações no desenvolvimento e melhora dos programas de educação que proporcionam aos cidadãos informações profundas do meio ambiente. Elas estão concentradas em três componentes principais: Treinos, instalações verdes e diversidade de cursos.

De certa forma as escolas podem integrar a educação ambiental dentro dos currículos com financiamento suficiente para que a qualidade se sobressaia. Além de financiar programas ambientais em sala de aula ambiental e investir na educação, as políticas dos recursos financeiros devem conter ensino ao ar livre responsável por ajudar a resolver e mitigar “transtorno de déficit de natureza”, bem como encorajar estilos de vida saudáveis.

Estudos Ambientais e Sociais Para Criança

A ênfase é colocada para encorajar o interesse e conhecimento do mundo, povo e da história. As crianças aprendem como as outras pessoas vivem e viveram. O âmbito deve ser colocado sobre a capacidade de encontrar informações em variedade de fontes para comunicar os resultados através de meio adequado para interpretar imagens, tabelas, gráficos, mapas e avaliar informações.

O curso oferecido pela Universidade de Genebra oferece excursões para museus e outros locais de interesse. A região possui rica diversidade de características da cultura, língua, história e geografia para garantir que as crianças tenham experiência em primeira mão sobre como construir a compreensão.

Significado De Estudos Ambientais e Sociais?

Consiste em programa centrado ao aluno. Reuni disciplinas como história, geografia e educação cívica em abordagem com temática para a aprendizagem. No estudo sistemático de questões ambientais e sociais está objetivado aos jovens para refletir sobre o mundo em que vivem. Eles aprendem a desenvolver habilidades e competências necessárias para participação ativa na sociedade.

Ciência multidisciplinar com metodologia integrada. Os temas são usados para fornecer contexto no qual o conhecimento e a compreensão estão relacionados à história, geografia e moral cívica.  Alunos são designados aos estudos lecionados por geógrafos, arqueólogos, cartógrafos, meteorologistas, ecologistas e urbanistas.

Quais Principais Lógicas Dos Estudos Ambientais e Sociais?

  1. Temas de relevância imediata e óbvia aos alunos podem proporcionar motivação importante para continuar a aprender;
  2. Perspectiva multifocal fornece abordagem temática que permite desenvolvimento de conceitos das disciplinas separadas para interagir caminhos diferentes a solucionar problemas;
  3. Cada conceito é explorado tanto no espaço como tempo através da coordenação da geografia e história dos insumos;
  4. Estudo de questões do mundo exigem abordagem integrada uma vez que muitas disciplinas diferentes devem ser exercidas de modo simultâneo para compreender tais indagações. Metodologia integrada é relevante às necessidades de formação profissional e experiência de vida dos alunos;
  5. Princípio pedagógico de integração introduzido na escola primária pode ser continuado e usado como trampolim às disciplinas específicas.
  6. Integração das diferentes disciplinas permite perícia de professores nas disciplinas diferentes para interagir de maneira positiva;
  7. Abordagem multidisciplinar baseada em pequeno número de temas definidos;
  8. Pode proporcionar a base para o desenvolvimento de ligações com outras áreas do currículo;
  9. Habilidades específicas dos sujeitos integrados são ensinadas com enfoque nas questões, de modo que relevância seja clara e objetiva aos alunos;
  10. Ensinar futuras gerações regras sobre como desenvolver sem prejudicar o ciclo ecológico de maneira considerável.

Em Que Estudos Ambientais Estão Centrados?

  1. Uso de abordagem temática permite para a área local ser usada como ponto de partida à exploração dos conceitos a nível nacional e global;
  2. Experiência do adolescente é reconhecida como ponto de partida válido e autêntico em grande parte das nações civilizadas;
  3. Abordagem em espiral ao desenho curricular permite que conceitos sejam revisitados em novos contextos com maior abstração e generalidade;
  4. Programa concebido para atender a gama de habilidades ambientais e sociais.
  5. Desenvolver compreensão de si mesmo como indivíduo, membro integrante da comunidade local, nacional e continental à interdependência de todos os povos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *