Estuário Manguezal

Os ecossistemas podem ser divididos em aquáticos e terrestres de uma maneira geral, no entanto, há também regiões de trânsito entre ambos que são conhecidos como biomas de transição. A nomenclatura de bioma ao invés de ecossistema se deve ao fato de que se considera somente o meio físico e não a interação do mesmo com os seres vivos. Os principais biomas de transição são estuário, manguezal e dunas.

Conhecendo os Principais Biomas de Transição

A seguir vamos apresentar com mais detalhes os biomas de transição entre ecossistemas aquáticos e terrestres.

Estuários

Os estuários são biomas típicos das regiões de encontro de rios e mares englobando a foz do rio e também as áreas de entorno. Como consequência dos fluxos de maré há uma grande variedade de salinidade nessas regiões assim como abundância de nutrientes devido a combinação dos rios e mares. Os estuários geralmente são áreas de grande produtividade sendo o berço de diversas espécies de crustáceos e peixes.

Em estuários é possível encontrar caranguejos, peixes como o bacalhau pequeno e linguado, camarão entre outros. Há também espécies de pássaros como pelicanos e garças que costumam ir até as regiões de estuário para se alimentar devido a grande variedade. Há estuários em todo o mundo, essas áreas inundadas geralmente contam com vegetação herbácea.

Tanto os animais quanto as plantas que habitam as regiões de estuário precisam ser adaptados às variações de salinidade assim como as temperaturas extremas e inundações periódicas. Dentre os principais exemplos de espécies que vivem em regiões de estuário estão plânctons e peixes.

Manguezal

As áreas inundadas por águas salgadas em regiões tropicais dão origem aos manguezais que possuem árvores plenamente adaptadas ao teor elevado de sal local. Essas árvores contam com raízes que contribuem para a estabilização do terreno em que se encontram, um dos reflexos é a redução da erosão.

Praias

As praias também podem ser entendidas como um ambiente de transição haja vista que surgem quando existe um abastecimento de areia que é carregado pelas correntes marinhas por meio das ondas. Podem ser encontrados nas zonas intermarés diversos moluscos, crustáceos e vermes.

Dunas

Partindo das praias em direção á costa é possível avistar as dunas que se formam a partir da areia carregada pelo vento. Costumam aparecer em dunas de areia plantas pioneiras sendo algumas delas rasteiras que acabam se desenvolvendo em locais que não tem outras plantas segurando um pouco de areia e um pouco de matéria orgânica.

De uma maneira geral as raízes dessas plantas têm características fibrosas alcançando no subsolo a água. Em muitos casos as suas sementes são carregadas pelos pássaros de maneira a fazer com que as dunas sejam colonizadas e posteriormente apresentem diferentes espécies vegetais e outros seres vivos.

Quando as dunas não passam por transformações acabam dando origem a uma espécie de floresta que contribui para a manutenção da costa marítima. Se não houver vegetação a duna pode acabar sendo desfeita pela movimentação da areia, algo que torna difícil manter a costa. As dunas têm um papel bastante importante para a manutenção da costa.

Gostou de saber mais sobre os ambientes de transição entre os ecossistemas aquático e terrestre?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *