A preocupação com o meio ambiente vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos e nas últimas décadas, ganhou maior força. O que antes era apenas usar e abusar da natureza agora tem regras e leis, e as autoridades vêm tomando medidas maiores e rigorosas para proteger a natureza a qualquer custo.
O Brasil se tornou atrativo para industrialização, devido ao seu crescimento econômico. Por isso, grandes empreendimentos mundiais estão vindo para instalar filiais por aqui. O mais recente foi uma fábrica da Fiat construída em Pernambuco, no Complexo Industrial Portuário de Suape, na cidade do Cabo de Santo Agostinho.
Com tanta fábrica surgindo e crescente urbanização das cidades, é necessário criar alguma forma de fiscalização para que as empresas ajam de forma correta e não invadam mais área natural que o necessário.
Profissionais para tais fiscalizações ou mesmo estudos aprofundados sobre meio ambiente estão em falta no mercado. Isto porque há pouco interesse dos estudantes em se especializar na área e profissionais formados voltarem para as universidades para cursarem um complemento para o setor.
Para os que procuram uma especialização em meio ambiente, boas notícias: há mercado de trabalho. O Brasil está carente de profissionais voltados para o estudo de efeitos ambientais da ação do homem sobre a natureza e estes são extremamente necessários para a continuidade de um país produtivo e, até mesmo, a sobrevivência da espécie humana.
Tais profissionais são capacitados em estudo e prática de projetos denominados ‘verdes’, sem agressão à fauna e flora.
Se você tem interesse em seguir na área, confira algumas instituições no Brasil que possuem especialização em meio ambiente, voltada para diversos fins:
Faculdade de Tecnologia da Universidade de Campinas – SP
A instituição oferece curso de especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para graduados de diversas áreas. As aulas acontecem todos os sábados durante todo o dia. Ao final do curso, o profissional estará apto a compreender e desenvolver projetos com economia sustentável para diversas áreas de urbanismo.
FAAP – São Paulo
A pós-graduação é voltada para profissionais de diversos cursos das áreas de humanas e exatas.
Os alunos irão aprender sobre leis de meio ambiente, direito ambiental, tipos de fauna e flora, poluição, ação do homem sobre o ambiente, entre outras coisas. Após o final do curso, o aluno pode trabalhar tanto em área industrial rural, como urbana.
Universidade de São Paulo
Os profissionais aqui irão compreender formas sustentáveis de criar projetos a serem implementados em grandes centros urbanos. O curso é muito procurado por arquitetos, engenheiros e demais profissionais ligados diretamente no seu dia a dia com o meio ambiente. Sociólogos e educadores também fazem o curso para criar ações na área no seu local de trabalho, bem como professores e pedagogos.