Ecologia Integrada à Cidadania: Novos Hábitos

O planeta passa por um momento bastante preocupante, pois não há sinais de que o consumo irá diminuir e a produção, tão danosa para o meio ambiente, será reduzida para uma quantidade adequada. No panorama atual já observamos os impactos ecológicos que o planeta sofreu e ao que parece esse cenário tão tende a melhorar.

O grande problema dessa situação está em sua complexidade uma vez que as possibilidades de serem fixados limites são politicamente complicadas no planeta como um todo. Ao mesmo tempo em que é necessário reduzir a produção de lixo e de emissões de gases do efeito estufa nenhum país deseja reduzir os seus lucros em prol do planeta.

Ecologia Integrada à Cidadania: Novos Hábitos

Ecologia Integrada à Cidadania: Novos Hábitos

Capitalismo X Sobrevivência

Nesse ponto surge a questão de quão complicada é essa situação e quais são os caminhos possíveis. Pensando em termos ecológicos parece ser quase impossível sair dessa encruzilhada entre lucros e ecologia. Porém, a exploração crescente e sem fim dos recursos naturais coloca em risco as chances de sobrevivência do ser humano na Terra.

Podemos dizer que a economia capitalista que se apresenta no presente momento exige um nível e um tipo de produção e consumo que não são ambientalmente sustentáveis. Sendo assim a melhor solução que se pode encontrar é a da promoção de uma política sustentável que tenha três bases: observação dos limites reais do planeta, justiça social e que seja politicamente viável.

Nas últimas décadas existiram avanços na maneira de pensar e agir nesse sentido, porém, o grande desafio ainda é influenciar e mudar o pensamento das pessoas no que diz respeito ao consumo.

Capitalismo X Sobrevivência

Capitalismo X Sobrevivência

Consciência Ecológica No Dia a Dia

Quando é feita essa proposta de integração da ecologia a cidadania é necessário que se compreenda que se trata de uma proposta de transformação da economia, das tecnologias, da saúde, das cidades enfim do comportamento das pessoas como um todo. O que podemos observar é que a ecologia é vista pela maioria das pessoas como um conjunto de conhecimentos sobre ciclos biológicos e ecossistemas.

Ainda não existe um discurso forte em que se perceba que a ecologia pode e está ligada a cidadania. Quando existe essa integração existe um discurso de transformação social, ou seja, com uma discussão mais ampla nos campos educacionais, públicos ou privados, incluindo todos os níveis de formação.

No contexto em que vivemos hoje em dia é necessário que o conceito de ecologia seja repensado visando à responsabilidade do presente e do futuro. É necessário que haja uma integração com a cidadania para que as pessoas pensem de forma diferente sobre os seus papéis na construção do futuro.

O Cidadão e a Ecologia

Atualmente o cidadão ainda não é capaz de admitir que tem responsabilidade para com o meio ambiente. Porém, o cidadão de hoje tem responsabilidade redobrada uma vez que precisa se comprometer com as utopias do presente e também pensar no que fazer para enfrentar os problemas de amanhã.

É necessário que seja disseminado o conceito de que os ecossistemas dependem da sua biodiversidade, da quantidade de espécies e da qualidade com que essas espécies vivem neles. Existe ainda a dependência das interações que as espécies estabelecem entre si e com o meio físico. A partir do momento que esses ecossistemas são empobrecidos ou mesmo simplificados pela ação do homem uma boa parte dessas espécies vegetais e animais acabam desaparecendo e dessa forma existe uma fragilização que resulta no desequilíbrio ecológico.

Ecologia Integrada à Cidadania: Mudando Os Hábitos De Consumo

Para que seja possível resgatar as boas condições de vida nesse planeta é necessário que o ser humano repense os seus hábitos de consumo, o seu estilo de vida bem como assuma o compromisso de viver de forma mais sustentável. Essas mudanças somente são possíveis com uma mudança de pensamento.

As pessoas precisam passar a entender que essas mudanças fazem parte do conjunto de atitudes cidadãs. Passar a consumir com sustentabilidade faz parte do compromisso do cidadão para com a comunidade em que vive. É necessário que haja uma reflexão a respeito das premissas estabelecidas no que concerne ao consumo bem como a sociedade de consumo.

Ecologia Cidadã e a História

As pesquisas na área da ecologia natural se tornaram mais fortes e consistentes em meados do século XIX através de estudos dos sistemas de florestas e marinhos. Os estudos do biólogo alemão Ernest Haeckel fizeram um aprofundamento nas relações que existem entre fauna e flora e o seu ambiente físico.

A partir desses conceitos foram estabelecidos um paralelo com disciplinas como geografia, física e química. Dentre os principais destaques dessa fase estão o desenvolvimento de questões como o princípio dos ecossistemas bem como a interdependência dos diferentes elementos de constituição. Foi a partir da década de 1980 que problemas como a poluição do ar, por exemplo, passaram a constituir uma preocupação de associação de moradores.

Nessa época também começou a ser estabelecidas a despoluição das empresas por meio de ações como redução das emissões tóxicas, tratamento do lixo químico de forma adequada bem como o uso de tecnologias limpas. No campo essa fase se refletiu na substituição de agrotóxicos por meio de bases da agricultura integrada, orgânica e alternativa.

Problemas Que a Ecologia Cidadã Pode Resolver

O que observamos é um grande descuido e descaso em relação a casa comum de todos, o planeta Terra. Todos os dias solos são envenenados em todo o mundo e áreas são contaminadas e poluídas sem que se faça nada em contrário. Florestas estão sendo desmatadas e espécies estão desaparecendo pelas ações do homem.

Trata-se de um grande processo de autodestruição, pois a partir do momento em que não seja mais possível viver nesse planeta o ser humano irá perecer. Para tentar diminuir esses impactos causados pelo homem a natureza é necessário que haja a difusão de uma ecologia cidadã, ou seja, o entendimento que é necessário preservar para sobreviver.

A partir de uma educação que tenha o conceito de ecologia amplificado para outros prismas da vida cotidiana e que ofereça uma ideia de cidadania será possível construir um futuro mais sólido e melhor para todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *