Ecologia Fluxo de Energia

Todo ser vivo necessita de muitos fatores para seu crescimento, reprodução, desenvolvimento e reparação das perdas. Um fator que é extremamente necessário para todo ser vivo é a energia, pois somente com ela realizam seus processos vitais. Tais necessidades são supridas pelo alimento orgânico. Os principais produtores da terra são organismos fotossintetizantes, os autótrofos sintetizam seus alimentos através da fotossíntese ou quimiossíntese. Percebem-se vários fatores que propiciam a diminuição do fluxo de energia, de acordo com cada nível trófico e conforme ele aumenta. O sol é a fonte de energia de todos os seres vivos, a energia transporta-se dos produtores para os consumidores pela cadeia alimentar, e a soma de todas as cadeias alimentares formam uma teia alimentar.

Biologia

Sol

A radiação do sol é o fator responsável pela vida terrestre, pois suas radiações aquecem a água, o solo e o ar, criando assim meios para se viver. Essa energia também é percebida pelas algas e plantas que ao realizarem o processo de fotossíntese, abastecem energia para todos os tipos de ecossistemas. A energia recebida pelo nível trófico é usada no metabolismo, outra parte não é aproveitada, pois é excluída da matéria orgânica em forma de fezes ou celulose. Essa parte não aproveitada adquire forma de pirâmides que podem ser de número, biomassa ou energia.

Como Funcionam as Pirâmides

A pirâmide de numero tem como função informar o numero de indivíduos de cada nível trófico. Já a pirâmide de biomassa ela é demonstrada em termos de quantidade de matéria orgânica por unidade de área em um determinado momento, podendo é claro, variar dependendo do ecossistema. E na pirâmide de energia leva-se em conta a biomassa que vai se acumulando por volume de área (ou unidade) por volume de tempo em cada nível trófico.

Ecologia Fluxo de Energia

Há estudos que confirmam que menos de 20% da energia disponível no nível trófico seja utilizada pelo seguinte trófico. Mesmo que as pirâmides de energia sejam uma ótima forma de representar a transferência da matéria e de energia dos ecossistemas, elas tem seus pontos negativos, sim, ela não representam os decompositores (que são uma parte muito importante de todo ecossistema), a matéria orgânica armazenada (matéria não usada e não decomposta), a importação e exportação de matéria orgânica de e para outros ecossistemas (em ecossistemas abertos).

Ambiente

Influência do Ambiente

Os seres vivos mantêm constante troca de matéria com o ambiente, mas os elementos químicos são retirados do ambiente, e assim, passam a ser utilizados pelos seres vivos e novamente devolvidos ao ambiente. Todo esse processo denomina-se ciclos biogeoquímicos. O carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio entram na composição da matéria orgânica. As trocas de hidrogênio e de carbono no meio dos seres vivos são reservadas ao ciclo da água e do gás carbônico. Apenas o hidrogênio e o carbono não têm existência livre na biosfera, com isso podem ser encontrados sendo associados ao oxigênio, assim, eles formam água e gás carbônico, respectivamente.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eh foda esse site vú

    Rebeca 18 de julho de 2012 20:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *