Ecologia Evolutiva: Uma História De Milhares De Anos

Segundo o biólogo Dobzansky, de descendência russa e norte americana, nada faz sentido em biologia, se considerado fora do contexto evolutivo. Nos estudos de ecologia, o inverso dessa premissa também se mostra como uma verdade. Ou seja, quase nada possui sentido para a evolução do universo, sem que haja um contexto ecológico embasando essa e qualquer outra teoria que aborde o tema. São muitas as idéias e teorias desenvolvidas acerca do tema Ecologia Evolutiva.

Ecologia Evolutiva: Uma História De Milhares De Anos

Ecologia Evolutiva: Uma História De Milhares De Anos

O planeta Terra é composto por uma enorme variedade de organismos, sendo cada um desses organismos um aglomerado com as suas devidas particularidades e complexidades características de si próprios. Até o começo do século dezenove toda essa variedade de organismos era somente catalogada e classificada, sem que houvesse explicações para toda a diversidade de formas de vida. Já em meados do século dezenove, os ecólogos Charles Darwin e Alfred Wallace desenvolveram estudos científicos capazes de responder a essa questão de como se dá a formação dos padrões de variabilidade e distribuição dos seres vivos pelo planeta.

Charles Darwin protagonizou uma viagem exploratória entre os anos de 1831 e 1836, coletando e descrevendo detalhadamente uma série variada de seres vivos encontrados em diferentes meios. Após estudos intensos desenvolvidos ao longo de mais de vinte anos, Darwin concluiu que toda essa diversidade de organismos e distintas formas de vida se devia a ocorrência de um longo processo evolutivo, no qual a seleção natural dava preferência a variedade intra-específica que melhor se adapta a um hipotético meio, acontecendo por meio da luta pela sobrevivência.

Contudo, no ano de 1858, antes do naturalista trazer a público suas idéias, o colega Wallace contou para Darwin em uma carta suas próprias percepções  em relação a mesma teoria científica. Wallace já conhecia todos os diários os quais descreviam a viagem feita por Darwin e tinha feito, ainda, uma expedição exploratória similar aos rios da Bacia dos rios Amazonas e Negro entre os anos de 1847 e de 1852. Pouco tempo depois, no ano de 1859, o naturalista Darwin publicou uma síntese do livro nomeado como “A origem das espécies”, o qual se tornaria sua obra de maior fama, na qual está descrito todos as considerações de Darwin sobre a temática da evolução.

Os contemporâneos Darwin e Wallace inspiraram se na idéias de Malthus, o qual no ano de 1798 trouxe à público um ensaio acerca da dinâmica de populações humanas. O cerne da teoria de Malthus dava conta de que grandes motivações como mudanças climáticas muito bruscas, doenças desconhecidas, guerras mundiais e outras catástrofes reduziam o crescimento das populações, assim como o tamanho dos indivíduos. Os naturalistas Darwin e Wallace consideraram essa teoria também nos estudos relacionados ao reino animal e vegetal, chegando a conclusão de que há meios naturais para controlar a natalidade e a mortalidade, promovendo o controle dessas populações e, em algumas situações, a extinção das mesmas por completo.

Quais São Os Princípios Da Seleção Natural Da Espécies?

  • Os indivíduos os quais constituem uma população de uma determinada espécie não são idênticos entre si, ou seja não são clones.
  • Uma parcela dessa variação entre os indivíduos é hereditária, portanto possui fundamentação genética e, com isso, tem a capacidade de transmitir características para os descendentes.
  • Toda e qualquer população poderia se desenvolver até aumentar a uma taxa que lotaria o ambiente. Porém, é sabido que parte dos integrantes de qualquer população morrem antes de se reproduzirem e outros tantos se reproduzem numa taxa acima das expectativas para as suas respectivas espécies. Por essa razão, em cada geração, os integrantes de uma dada população, quando estudados, representam apenas uma parte dos indivíduos os quais estariam vivos nesse determinado meio, originados através da reprodução ocorrida entre integrantes da geração antecedente.
  • Indivíduos de gerações anteriores e diferentes deixam uma quantidade diferente de descendentes, incluindo não somente filhos, ou seja, não são todos os indivíduos que deixam contribuições igualitárias para as gerações futuras. Conseguinte a isso, os integrantes que reproduzem uma maior quantidade de descendentes têm uma maior influência em relação às características herdadas pelas novas gerações.

O termo fitness é encontrado em alguns livros que tratam de Ecologia Evolutiva, o qual diz respeito ao valor adaptativo, idéia inaugurada por Herbert Spencer. Esse termo explica como um indivíduo torna se bem sucedido ao longo da seleção natural, em outras palavras mais simples, diz respeito à quão capaz um individuo é de sobreviver e de se reproduzir num determinado meio.

Resumindo, seres com características mais adaptadas às dadas condições ambientais de um meio determinado, serão capazes de deixar uma maior quantidade de descendentes e suas respectivas características hereditárias serão herdadas pelos indivíduos das novas gerações.

Links Interessantes:

No ano de 2013, Charles Darwin, considerado o pai da teoria da evolução, completou cento e trinta e um anos desde a sua morte. De acordo com as biografias já publicadas, sabe se que Charles Darwin possuía um curioso hábito de estudar minhocas. Darwin fez anotações desses anelídeos por mais de quatro décadas, trabalhou que gerou o último livro publicado pelo naturalista: A formação da camada vegetal, através da ação das minhocas, com observações de seus hábitos. Confira uma breve retrospectiva dos estudos de Darwin e dos impactos dos mesmos na sociedade daquela época até os tempos atuais, acessando o link a seguir:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/charles-darwin-pai-da-teoria-da-evolucao-morreu-ha-131-anos,26de10f0bcf1e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

 Charles Darwin

Charles Darwin

Quer conferir toda a obra produzida por Darwin sem ter que ir à uma biblioteca? Acesse o link a seguir, é gratuito:

http://darwin-online.org.uk/

Conheça também os trabalhos feitos pela fundação Charles Darwin, a qual recolhe fundos para pesquisas acerca da teoria evolutiva elaborada pelo naturalista:

http://www.darwinfoundation.org/

De acordo com estudos científicos o termo Naturalista no Brasil foi mais relacionado ao movimento literário, teatral e artístico criado na França em meados do século dezenove. Esse mesmo movimento cultural está intimamente ligado à natureza por meio da pintura científica, estilo que mostrou se como uma tendência extraída do realismo, um movimento literário anterior ao já citado. Para entender mais e melhor sobre o que foi o Naturalismo, acesse o link a logo abaixo:

http://www.historiaearte.net/natureza/a-historia-do-naturalista

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *