Curiosidades Sobre O Fundo Do Mar

O mundo é tão vasto que fica difícil saber se realmente conhecemos todos os seus mistérios. Sempre tem algum povo que diz ter feito uma determinada descoberta seja sobre a fauna ou então a flora do local. Podemos achar que já vimos de tudo, principalmente pela vasta tecnologia que apresentamos nos dias de hoje, porém há lugares que pertence somente a natureza. O oceano é um desses locais, suas profundezas são totalmente uma incógnita para os pesquisadores, há algumas pesquisas sobre, mas nunca foi muito preciso.

Oceano

Sem dúvida o maior componente presente na superfície terrestre ocupando 70% dela, mais de trezentos milhões de quilômetros quadrados, sendo que águas profundas não são todas, algumas delas só possuem três mil metros de profundidade. Todo oceano é formado por água salgada, tendo com uma definição simples: uma grande porção de água que se encontra nas depressões terrestres.

Se olharmos no mapa temos uma noção de que no fim das contas os oceanos todos se ligam, sendo um corpo contínuo de água, ainda sim possui grande variação entre eles e por isso algumas partes são demarcadas separadamente seja por continente ou por alguma ilha ou conjunto delas. A partir dessas diferenças foram criados cinco continentes, que possuem dentro deles golfos, estreitos e mares que são porções menores de água, apenas.

Estudar os oceanos se tornou muito importante, pois acontece muito fenômenos nele que interferem na vida humana como ondas, marés, correntes e até mesmo tsunamis.

O oceano de acordo com os pesquisadores, surgiu de uma troca de calor entre geleiras e atmosfera, gerando uma camada intermediária entre sólido e vapor. Depois começou apenas um ciclo da água em que já estamos acostumado a estudar, sobre evaporação, condensação e precipitação, com isso a grande quantidade de chuva se acumulou nas partes mais baixas do planeta. Sendo que toda essa formação está ligada ao período pré-cambriano da história.

Oceanografia

É a ciência dos mares, procura entender esses fenômenos e estudar fatos curiosos que ocorrem no fundo do mar que ainda são bastante desconhecidos. Além disso procuram meios de chegar até essas profundezas para conseguir catalogar muitos seres vivos que ainda não sabemos que existe.

Também se dedica às zonas costeiras que acabam tendo uma grande interação com o oceano. Tentando classificar principalmente verificar se continente e atmosfera têm alguma relação com acontecimentos dentro do oceano.

Pensa bem em quanto tempo demorou para se entender como acontecia um tsunami? É graça à pesquisas dessa área que é possível se monitorar as placas tectônica e se preparar para problemas do tipo, não somente na água mas em qualquer lugar.

Importância Do Oceano

Mesmo não vivendo nos oceanos, nem dependendo dele diretamente, o oceano é de extrema importância para a existência humana, sendo relacionado principalmente a origem da vida. Principalmente pela quantidade de oxigênio que é produzido dentro dele devido a presença de algas e microalgas que permitem uma temperatura ideal para a vida e consequentemente altera a temperatura da própria terra.

Além disso, foi um das principais formas de transporte desde de civilizações muito antigas. O que conhecemos dos oceanos já nos impressiona muito, seja sua alta biodiversidade, com variados ecossistemas assim como no ambiente. Possuindo também minérios assim como na superfície terrestre.

Curiosidades Sobre As Profundezas

Apesar de muita coisa ainda não ser conhecida, há muitas imagens e pesquisas em cima do local o que facilita muito na hora de tentar aproximar números sobre vidas e espaços.

Há cerca de 10 a 30 milhões de espécies que ainda não catalogadas, em locais gelados como a Antártida é o maior problema de todos, mas há relatos de aranhas e vermes gigantescos nas profundezas. O maior animal já visto no fundo do mar é uma lula-gigante que possui dezoito metros e cerca de 900 kilos, porém ela não foi vista muitas vezes dificultando o trabalho de afirmar se a informação procede.

O local mais profundo do mundo se encontra no Oceano Pacífico, e chega a ter quase onze mil metros de profundidade, sendo que há muito mais oceano profundo que não conhecemos que nem imaginamos,  podemos afirmar que quase 85% dos mares entre nesse número. Locais totalmente frio, escuro, com uma pressão muito forte, visibilidade quase em nada e pouquíssimo alimento.

Isso ocorre pois a luz solar só chega até trinta metros de profundidade, e isso dificulta a ter vidas conhecidas.

Já foi encontrada uma cadeia montanhosa entre os continentes dentro do oceano, que seria diversos vulcões e nele há diversas embarcações que sofreram acidentes em períodos que a maré estava baixa. Ou seja, há muita coisa que pode interferir até mesmo na nossa vida que nem sabemos da existência por falta de aparelhos que suportem as condições do fundo do mar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *