Ciência Florestal

Ciência Florestal é a área do conhecimento que estuda quantitativa e qualitativamente as florestas, as matas nativas e as replantadas. Encarrega-se, também, de mensurar os impactos ambientais da exploração humana das florestas e das mudanças que as ações do homem tenham causado nos biomas, bem como de suas potencialidades econômicas.

Apesar de ser um ramo muito novo como curso superior no Brasil, a Ciência Florestal é uma área que já tem mais de dois séculos. O curso ganhou importância nos últimos anos por conta dos debates cada vez mais corriqueiros sobre preservação das florestas e replantação de árvores, economia sustentável e reversão de impactos ambientais, tornando  o ramo uma ciência mais abrangente para dar conta de alimentar com dados técnicos/específicos estes debates.

Ciência Florestal

Ciência Florestal

De uma área de estudos quase toda voltada para melhorar a produção madeireira no início do século XX, passou a ser a ciência da “preservação florestal” ao analisar todos os benefícios contidos em uma floresta que, portanto, devem ser usados, mas ao mesmo tempo preservados. É por isso que tal ciência é vista com tamanha importância para o meio de estudo e de suma importância para discussões sociais sobre meio ambiente.

O Que Faz a Ciência Florestal

A Ciência Florestal é a responsável por mensurar numericamente todos os processos e ocorrências em uma floresta, desde o número de árvores; espécies de plantas;  recursos a serem explorados; seu ritmo de crescimento e renovação; até o número de animais que lá vivem; a quantidade de luz e recursos minerais que a mata precisa e uma infinidade de assuntos relacionados às florestas.

Ciência Florestal

Ciência Florestal

São sempre estudos que analisam diversas variáveis, pois em um bioma tudo se inter-relaciona, criando vínculos de necessidade e influência. É da Ciência Florestal o papel de descrever e quantificar os recursos florestais, tanto contidos nas árvores quanto a serem produzidos pelo homem.

Plano De Economia Sustentável

Essencial para a elaboração de um plano de economia sustentável, a Ciência Florestal ainda é subvalorizada no Brasil. A escassez de profissionais especializado ocorre por essa subvalorização, que concede atribuições típicas da Ciência Florestal a profissionais de outras áreas, como Agronomia, Engenharia Ambiental, entre outras. É considerada baixa, no Brasil a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em Ciência Florestal ou Engenharia Florestal.

Ciência Florestal

Ciência Florestal

Apesar disso, é uma área que cresce a cada ano, sendo que o país possui grande potencial, tendo a maior floresta contínua do mundo a ser explorada e preservada, além de outras florestas que com a crescente preocupação com o meio ambiente têm sido vistas como áreas a serem salvas da extinção.

Outro ramo para a Ciência Florestal diz respeito ao estudo das áreas de florestas impactadas pelas grandes obras a serem construídas, como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e, principalmente, barragens hidrelétricas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *