Caça De Javali-Europeu: Espécie Invasora

O ano de 2013 não foi muito bom para o Javali-Europeu no Brasil, pois o governo brasileiro autorizou a caça dessa espécie. Além da espécie o governo ainda autorizou a caça do seu híbrido com o porco doméstico que é chamado popularmente de javaporco. Trata-se de uma espécie de animais exóticos que não são naturais daqui como o próprio nome indica e que estão ameaçando a biodiversidade brasileira.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) declarou que essa decisão de permitir a caça do Javali-Europeu foi tomada pensando em reduzir a população do animal que é bastante agressivo para com as pessoas e também está prendando a biodiversidade. Além disso, trata-se de uma espécie sem um predador natural.

Javali-Europeu – Animal Nocivo

Para que essa determinação fosse tomada com mais certeza foram realizados alguns estudos sobre a espécie. A partir desses estudos foi possível comprovar que os animais realmente apresentam riscos para as pessoas, para animais do país e para o equilíbrio da biodiversidade como um todo.

A espécie é caracterizada por ser um animal bastante agressivo que ataca para defender o seu território. O javali-europeu pode atacar ovos de animais como tartarugas e jacarés, por exemplo. Tem ainda o agravante de poder cruzar com porcos domésticos criando os javaporcos. Apesar de não haver registros de mortes de pessoas por ataque de javali é possível que aconteça.

Javali-Europeu – Animal Nocivo

Javali-Europeu – Animal Nocivo

Ocupando Território

A espécie Javali-Europeu é considerada uma invasora, pois não é natural daqui e se espalhou de tal forma que cobriu o Brasil como um todo. A proliferação da espécie tem assustado biólogos, pois é possível observar esses espécimes no Sul e na Amazônia. Ainda não existe uma estimativa baseada em dados concretos de quantos animais da espécie existem no Brasil como um todo.

Porém, somente nos estados do sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná é possível encontrar em torno de 300 mil exemplares. Já houve alguns registros da espécie nos estados do Acre, Rondônia, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Ocupando Território

Ocupando Território

A Invasão

Quando se busca pelos registros da chegada do javali-europeu ao Brasil é possível observar que a primeira data que aparece é de 1904. Tudo começou quando espécimes que foram trazidos de navio da Europa para a Argentina e o Uruguai escaparam dos criadouros e acabaram chegando ao Brasil.

Além disso, nos anos de 1996 e 1997 foram importados javalis da Europa e do Canadá para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O Ibama destaca que a fuga dos animais do ambiente de criação bem como a sua proliferação no ambiente selvagem fizeram desse javali uma verdadeira praga. Os javalis podem ser agressivos e ainda transmitir doenças para os animais que são nativos.

Caça Ao Javali-Europeu – Abate Controlado

A liberação de caça ao javali-europeu permite que o abate seja feito com armas de fogo e também com o emprego de armadilhas. Porém, não é somente a caça e pronto, os caçadores de javalis deverão ter uma inscrição junto ao Ibama. Os caçadores receberão um documento que deverá ser apresentado sempre for realizada algum tipo de fiscalização.

Em relação ao uso de arma de fogo para a caçada é necessário ter a autorização do Exército Brasileiro para tal. Não é permitido o transporte de javalis ainda vivos e nem mesmo a comercialização ou doação dos animais. Além disso, os caçadores deverão ficar bem atentos para não fazer confusão e acabar acertando o animal errado.

Dentre os animais que se parecem com o javali-europeu, mas que não podem ser abatidos estão queixadas e os catetos (ou catitus), são aqueles animais chamados de porcos-do-mato. Para ter certeza que se trata de um javali-europeu o caçador deverá ficar de olho nas grandes presas. Um animal desses pode medir cerca de 1,3 metro e pesar entre 80 kg e 250 kg.

Uma Espécie Sem Predador

O grande problema em relação ao javali-europeu e que fez da espécie uma verdadeira praga é que ela não possui um predador natural no Brasil. Devido a isso é muito difícil controlar o avanço da espécie. Com tantos espécimes de javalis espalhados pelo país plantações e espécies nativas estão sob ameaça. Um animal que gosta de comer ovos de outras espécies e que assim ajuda a reduzir a biodiversidade de nosso país.

O fato de a espécie ser agressiva contribuiu bastante para que ele pudesse se espalhar pelo país, pois é difícil encontrar uma espécie páreo para ele. Aliás, o javali-europeu foi incluído na lista de Fauna Exótica Invasora.

A Instrução Normativa Nº 3, de 31 de janeiro de 2013 veio para revogar o estabelecido dois anos e meio antes. O Ibama havia proibido a caça dos javalis-europeus no Brasil, porém, devido a situação alarmante e fora de controle foi necessário voltar atrás e permitir novamente a caça.

Javali – Competidor De Habitat

Espécies nacionais como as de queixadas e caititu sofrem com a perda de território no país devido ao avanço dos javalis. Foram realizados inúmeros estudos e documentos técnicos que demonstram claramente que a existência dos javalis tem mesmo afetado as espécies nativas.

Uma espécie para ser considerada invasora deve competir com as espécies nativas retirando-lhes o seu espaço natural. Essa é exatamente a situação que vivem as espécies de queixadas e caititu. O javali é um animal mais forte que tem mais chances num embate com essas espécies e assim está tomando o espaço dessas.

Além de afetar a vida de outras espécies animais os javalis afetam o processo de sucessão e regeneração das matas. Diversos tipos de cultivo podem ser afetados pelos animais que ainda destroem tocas e ninhos. Os javalis ainda podem contaminar as nascentes que estão em áreas de várzea.

Vetor De Peste Suína

A caça do javali-europeu foi permitida novamente não somente porque ele pode arrasar plantações ou comer ovos de outras espécies, fatores já bem relevantes. O javali pode ser um vetor de peste suína já conhecida pelo Brasil além da chamada peste africana. A melhor forma de evitar que haja uma grande explosão dessas pestes é reduzir a quantidade de javalis no país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Fala-se muito, mas muito poucas pessoas sabem até aonde chega a agressividade, os ataques, e o desastre que esta Fauna Invasora está causando no Brasil…….Só nós os aventureiros…. e o IBAMA não nos OUVE…. I V O.

    Ivo Favaretto Jr 25 de outubro de 2013 18:02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *