Biodiversidade no Mundo

Biodiversidade é um termo muito ouvido nos últimos anos, mas muito pouco entendido. Para muitos, biodiversidade pode ser a quantidade de animais diferentes no mundo, ou então a quantidade de espécies diferentes em uma floresta, e a verdade é que biodiversidade é tudo isso e muito mais.

Biodiversidade

Biodiversidade

Bio, do grego, quer dizer vida, enquanto diversidade é a diferença. A diferença e a quantidade enorme de seres vivos que habitam este planeta formam a biodiversidade mundial, um conceito que engloba absolutamente todos os seres vivos existentes, desde o menor dos crustáceos ao maior dos mamíferos.

A biodiversidade é, na verdade, o último bem de preservação do planeta. Por preservar a biodiversidade devemos entender que se preserve absolutamente todas as espécies de absolutamente todos os animais, plantas e quaisquer outros seres vivos que morem neste planeta, e é aí que entra a grande popularidade que a palavra biodiversidade tem atingido recentemente, pois o contrário da biodiversidade é, de fato, a extinção.

Biodiversidade no Mundo

Biodiversidade no Mundo

Um termo muito mais recente e infinitamente mais aterrador, a extinção de animais e plantas e outros seres vivos, é a antítese exata da biodiversidade: enquanto uma engloba todas as coisas vivas do planeta, a outra trata de tudo aquilo que, por uma razão ou outra, desapareceu da face da terra, com chance nenhuma – ou infinitamente pequena – de surgirem novamente.

A cada descoberta de uma nova espécie, a biodiversidade mundial se expande, e a cada vez que uma espécie se torna extinta, ela se encolhe. O efeito mais triste da redução da biodiversidade é que, em cada parte do mundo, há seres vivos característicos apenas daquele lugar e que, uma vez extintos, jamais poderão ser replicados ou criados novamente. Uma vez extinta uma espécie ou outra de animal, nenhum outro toma seu lugar, e a biodiversidade sofre com isso.

Onça

Onça

Não só de manter a natureza se trata a biodiversidade. Diferentes plantas têm diferentes propriedades químicas e são, de uma maneira ou outra, a base primordial de nossa medicina e todos os produtos que derivam dela, da droga mais poderosa ao mais recente método de restauração de cabelos. É graças à biodiversidade que tantas novas maneiras de se combater doenças, envelhecimento e tantos outros males que afligem nossa espécie são descobertas. A redução da biodiversidade reduz os números de recursos que ainda podem ser estudados, e isso significa perda para a natureza, para os animais que co-dependem uns dos outros e também para os seres humanos. O homem é o animal que com toda a certeza mais depende de todos os outros para a sua existência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *