A Sociedade faz o Bastante pela Conservação de Energia?

Como ouvimos mais e mais na TV, rádio e internet sobre a importância da conservação de energia, a maioria de nós provavelmente já sabe o básico do que esse assunto trata, e o impacto sobre o ambiente e nossos custos de energia. Mas a maioria de nós provavelmente não sabe muito além do básico.

A Sociedade faz o Bastante

A Sociedade faz o Bastante

Motivos para a conservação de energia

A conservação de energia é importante para todos por muitas razões. Uma casa energeticamente eficiente, com modernos sistemas de aquecimento terá contas de energia mais baixas do que uma casa energeticamente ineficiente com aparelhos antigos, por exemplo. Nessa análise, até mesmo as questões de saúde também entram em jogo, lares mal isolados são mais propensos a ter umidade ou mofo, que pode causar sérios problemas de saúde aos seus habitantes. A principal razão para que toda essa atenção fosse demandada com este assunto nos últimos anos é devido aos danos que estamos causando ao nosso meio ambiente.

Aquecimento global

Conservação de Energia

Conservação de Energia

De acordo com cientistas e institutos de pesquisa, a falta de economia ou de eficiência energética está aumentando a temperatura da Terra. Isso, dizem eles, vai levar a ondas de calor e seca no verão e invernos mais frios e mais úmidos, bem como em um aumento do nível do mar, trazendo assim, mais inundações. Esta questão está se tornando tão grave que a maioria dos principais governos do mundo estão finalmente tomando conhecimento e tentando conscientizar o povo a aumentar a proficiência energética.
Então o que podemos fazer e o que estamos fazendo sobre essa ameaça? Alguns países estão adotando normas e padrões a serem aplicados no seu padrão de construções. Essas normas visam diminuir os efeitos provocados pela falta de eficiência energética, seja através da utilização de materiais mais eficientes na condução e economia energética, seja na utilização de materiais que promovam um melhor isolamento térmico ou mesmo nos produtos químicos que incorram num menor impacto ambiental.

Energiaeolicaaa

Energia Ecólica

Fiscalização

Os governos de alguns países andam tão preocupados com os impactos ambientais, que além de adotarem um novo padrão nas construções, ainda estão fiscalizando rigorosamente o uso e aplicação dessas normas, como pode ser visto em todo o Reino Unido, por exemplo.
Por enquanto são os passos que estão sendo dados na direção correta quanto ao melhor aproveitamento da energia, porém, acreditamos que os primeiros e essenciais passos estão sendo dados, uma vez que alguns estão criando a consciência de que a falta de cuidado com a distribuição da energia é uma atitude que irá prejudicar a ele mesmo, e que é uma conta que o meio ambiente cobrará de nós todos, hora mais cedo ou hora mais tarde, por isso, não custa nada fazer aquela revisão elétrica em sua casa, dar o merecido descanso para aquele aparelho antigo e comprar um novo. Fará bem ao planeta e a você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *